Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 681

O importante é que o sistema possa receber essa energia no futuro, com a excelente exposição solar que terei acho que faz todo o sentido uma solução que me permita tirar partido do sol quando estover em PT diariamente!
    • SrR
    • 26 maio 2020 editado

# 682

Colocado por: Anonimo12122020mas alimentam a BC, logo não vai buscar corrente a rede.
    Concordam com este comentário:DR1982
    alimentam a bc por isso falei na resistência , que eleva a temperatura ate 55 60graus ja os termicos podem ir aos 80 85
  2.  # 683

Colocado por: ptugaJá referi várias vezes mas vai mais uma, a minha casa tem senão me engano 133 ou 134m2 úteis.
    É só dividir para saber os consumos por M2.
    23,6c como valor nos termostatos para o arrefecimento atuar. Os wcs e zona técnica manda a máquina automáticamente consoante o definido na parametrização..que eu agora n me lembro..
    Estas pessoas agradeceram este comentário:DR1982,BrunoS87

Aqui em casa é tudo friorento.. se metesse 23.6 no arrefecimento passava a ver pessoal tapado com mantinhas...
    por aqui não desço dos 24 e qq coisa
  3.  # 684

Colocado por: DR1982O importante é que o sistema possa receber essa energia no futuro, com a excelente exposição solar que terei acho que faz todo o sentido uma solução que me permita tirar partido do sol quando estover em PT diariamente!

Mesmo que não os metas já, deixa um tubo passado para a cobertura, diretamente ao quadro principal.

Eu também não vou colocar já, mas quero colocar no futuro e assim já lá está!
    Concordam com este comentário: DR1982
  4.  # 685

Colocado por: SrRalimentam a bc por isso falei na resistência , que eleva a temperatura ate 55 60graus ja os termicos podem ir aos 80 85

A BC não faz AQS só com resistência. O
    FV não apoia a BC? Não é o que consideram SG ready?
    Para uma solução conjunta AQS e PRH, ou mesmo VC, que usam água a baixa temperatura, é preciso colocar a água a 80/85 graus no depósito?

Eu sempre pensei em colocar painéis térmicos mas sinceramente, quando eles mais funcionam é quando necessitamos menos água quente. Eu sei que nos meses de inverno com sol ajudam bastante mas... Os FV geram energia, para o que for necessário. Acho que são mais versáteis e a manutenção é "nula" e o investimento é mais baixo. Estou a pensar mal?
  5.  # 686

Colocado por: Anonimo06082021qual irá ser a próxima moda?

que obrigaria o Sócrates desta vez se lá estivesse?

Carros eletricos para toda a gente! :)
    • SrR
    • 26 maio 2020

# 687

Colocado por: ASSimoes
    A BC não faz AQS só com resistência. O
    FV não apoia a BC? Não é o que consideram SG ready?
    Para uma solução conjunta AQS e PRH, ou mesmo VC, que usam água a baixa temperatura, é preciso colocar a água a 80/85 graus no depósito?

Eu sempre pensei em colocar painéis térmicos mas sinceramente, quando eles mais funcionam é quando necessitamos menos água quente. Eu sei que nos meses de inverno com sol ajudam bastante mas... Os FV geram energia, para o que for necessário. Acho que são mais versáteis e a manutenção é "nula" e o investimento é mais baixo. Estou a pensar mal?
    o k eu disse foi, com os fv num dia valente de sol e falando so em aqs, a bomba de calor trabalha so com a bomba e aquece ate ao maximo da capacidade da bomba, 55, 60 65 por ai, os termicos num dia valente de sol aquecem ate 70 75 80 por ai e ainda é capaz de sobrar,
  6.  # 688

Colocado por: DR1982Ptuga, gastou 1843kw num ano, commpainel solar para AQS, consegue saber quantos KW teria gasto caso nao tivesse os paineis ?
    gastaria mais (1240(produção solar termica)/2.5(eficiencia media da BC em modo AQS)=+496Kwh*0.22€=109€ por ano.
    de salientar que não existe desperdício pois o solar alimenta as AQS e o que sobrar é injectado no PRH se este estiver no modo Aquecimento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982, BrunoS87
  7.  # 689

Colocado por: Anonimo06082021Nisso e nessa época tínhamos indústrias nacionais a trabalhar em pleno...e não havia a moda dos lobis
    e no natal vinha o coelhinho e o palahço no comboio ao circo,

por isso é que essas grandes empresas nacionais fecharam quando não conseguiram competir com quem produzia melhor e mais barato, num processo chamado concorrencia aberta, pois estavam habituadas ao proteccionismo que impunha taxas nos artigos importados semelhantes.
  8.  # 690

neste momento e numa lógica de eficiência energética e financeira não é compensadora a opção solar termica derivado essencialmente aos custos de manutenção ou aos elevados custos de aquisição, com exceção de algumas aplicações em que se pretenda usos multiplos para aquecimento, por exemplo: aquecer AQS´s e Piscina.

todas as outras situações é mais vantajoso a opção de bomba de calor monobloco com solar fotovoltaico.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982, ASSimoes
  9.  # 691

Colocado por: Anonimo06082021viva a China.
    nos anos 80 e 90 quando fecharam essas empresas, os chinesses pouco mais faziam do que numero.
  10.  # 692

neste momento poucos produtos não têm componentes chineses. por exemplo as torneiras rócócó´s de milhares de €€ têm cartuchos made in china.
  11.  # 693

Colocado por: jorgealvesneste momento e numa lógica de eficiência energética e financeira não é compensadora a opção solar termica derivado essencialmente aos custos de manutenção ou aos elevados custos de aquisição, com exceção de algumas aplicações em que se pretenda usos multiplos para aquecimento, por exemplo: aquecer AQS´s e Piscina.

todas as outras situações é mais vantajoso a opção de bomba de calor monobloco com solar fotovoltaico.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:DR1982
    Esta opção de PRH+BC monobloco é a tal opção barata que fica por volta dos 12000 ja com iva incluido até 150m2 uteis?
    Que espaço é preciso prever para a BC e tudo o resto necessário?
    Qual o nivel de ruido que faz? Pode-se ter na cozinha por exemplo?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ASSimoes
  12.  # 694

Para além do espaço necessário, aproveitava para acrescentar se com esses sistemas monobloco é necessário ter ventilação natural nesse espaço.
    Concordam com este comentário: DR1982
  13.  # 695

Colocado por: ASSimoesPara além do espaço necessário, aproveitava para acrescentar se com esses sistemas monobloco é necessário ter ventilação natural nesse espaço.

Penso que se a area, tiver por exemplo uma porta, não será preciso.

No meu caso, como tenho uma porta foi-me dito que não seria preciso :)
    • ptuga
    • 27 maio 2020 editado

# 696

Colocado por: jorgealvesneste momento e numa lógica de eficiência energética e financeira não é compensadora a opção solar termica derivado essencialmente aos custos de manutenção ou aos elevados custos de aquisição, com exceção de algumas aplicações em que se pretenda usos multiplos para aquecimento, por exemplo: aquecer AQS´s e Piscina.

Estas pessoas agradeceram este comentário:DR1982,ASSimoes

Só recentemente tive essa noção. Tenho uma microprodução com 4,17kw instalados desde o novembro de 2012, se fosse agora a sua implementação custaria provavelmente menos de metade.
    Nos últimos anos os preços do fotovoltaico descambaram.
    Concordam com este comentário: jorgealves
  14.  # 697

Colocado por: ptuga

Só recentemente tive essa noção. Tenho uma microprodução com 4,17kw instalados desde o novembro de 2012, se fosse agora a sua implementação custaria provavelmente menos de metade.
    Nos últimos anos os preços do fotovoltaico descambaram.
    Concordam com este comentário:jorgealves
    Justamente pelo preço dos FV é que acho que futuramente quando habitar a casa diariamente prefiro investir numa solução solar FV, até lá para dois meses por ano acho que faz mais sentido deixar a BC fazer tudo
  15.  # 698

Colocado por: DR1982Justamente pelo preço dos FV é que acho que futuramente quando habitar a casa diariamente prefiro investir numa solução solar FV, até lá para dois meses por ano acho que faz mais sentido deixar a BC fazer tudo

Se fizer arrefecimento, faz mais sentido ainda ter FV, porque usufrui quando mais precisa dele :)
    Concordam com este comentário: DR1982, JotaP, eu
    • eu
    • 27 maio 2020

# 699

Colocado por: SrRos termicos num dia valente de sol aquecem ate 70 75 80 por ai e ainda é capaz de sobrar,

Nesta altura do ano, os meus aquecem 300 litros de água a 70 graus em 3 ou 4 horas. O que na realidade até é um problema...
    Concordam com este comentário: rjmpires
  16.  # 700

Colocado por: jcfcid

Mesmo que não os metas já, deixa um tubo passado para a cobertura, diretamente ao quadro principal.

Eu também não vou colocar já, mas quero colocar no futuro e assim já lá está!
    Concordam com este comentário:DR1982
    Vais instalar PRH e a tal BC monobloco?

0.1706 seg. NEW