Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: ptugaConcordo plenamente... Cada um tem os seus gostos e faz as suas opções.

    Andam aqui alguns com casas com 400m2 a lamentar o dinheiro que gastam no aquecimento.
    Concordam com este comentário: andcalvario, two-rok
  2.  # 2

    Eu no meu caso vou gastar bem mais que os seus 16k na climatização/aqs.A casa também é maior. Tem outros custos associados o que é normal.
    Foi projectada pensando numa boa exposição solar e também com isolamento respectivo.
    Mas terá sempre necessidade de aquecimento. Pelo menos isso. Arrefecimento não sei.
    Se vale a pena? Não sei que ainda nao estou la. Mas acredito que em termos de conforto e até de trabalho que dá vs outras soluções é dificil de igualar.
    É muito dinheiro? Claro que sim. Mas prefiro investir nisso que ter moveis xpto ou coisas parecidas dentro da casa.
    Tudo sao opções para os DO...
    Concordam com este comentário: jorgealves, Joao Dias
  3.  # 3

    Colocado por: Sirruper
    Conheço.
    Recuperador com caldeira e radiadores. Para uma casa de 135m2 úteis, com uma tonelada de lenha dava para aquecer 2 meses ou mais.
    Mas lá está, não dá para carregar no botao e funcionar.


    Mas mesmo a lenha está cara.
    Fazendo assim por média o preço da lenha a €100 (a não ser que compre eucalipto), faz €50 por mês.
  4.  # 4

    Colocado por: andcalvarioEu no meu caso vou gastar bem mais que os seus 16k na climatização/aqs.A casa também é maior. Tem outros custos associados o que é normal.
    Foi projectada pensando numa boa exposição solar e também com isolamento respectivo.
    Mas terá sempre necessidade de aquecimento. Pelo menos isso. Arrefecimento não sei.
    Se vale a pena? Não sei que ainda nao estou la. Mas acredito que em termos de conforto e até de trabalho que dá vs outras soluções é dificil de igualar.
    É muito dinheiro? Claro que sim. Mas prefiro investir nisso que ter moveis xpto ou coisas parecidas dentro da casa.
    Tudo sao opções para os DO...
    Concordam com este comentário:jorgealves,Joao Dias


    Levantei-me às 07:00 (sacana do puto que acorda cedo) e estavam 1,5ºC na rua e dentro de casa tinha 20,5ºC.
    Andei na brincadeira com ele os dois de pijama, no chão, sem frio algum.
    As grandes diferenças que eu sinto relativamente a outras casa aquecidas são:
    - não existe fonte detetável de calor, a casa está aquela temperatura pq sim
    - o ar não está viciado, aqui entra a VMC que acho é indispensável em casa atuais.

    Se toda a gente que constrói uma casa pode ter isto, provavelmente não, mas como tem sido referido se a casa for um pouco mais pequena ou se se prescindir de uma cave ou garagem talvez estes investimentos já sejam possíveis.
    Haverá sempre que prefira outras soluções igualmente válidas, mas isso é como tudo, nem todos podemos gostar todos do mesmo.

    A casa vai levar com o sol durante o dia todo e a sala à hora de almoço vai andar pelos 21,5-22ºC, tudo isto encadeado é que permite estes consumos.
    Concordam com este comentário: yepyap, Joao Dias, andcalvario, jorgealves, two-rok
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Joao Dias, jorgealves
  5.  # 5

    Colocado por: ****

    Isso é treta toda a casa têm necessidades de aquecimento e de arrefecimento , seja passiva ou não!!


    Isso não é verdade. É cada vez mais verdade na arquitectura dita "moderna", mas em muitos casos não há qualquer necessidade de arrefecimento. Isso tem que ser visto caso a caso.
  6.  # 6

    Colocado por: jorgealvesse comprar a lenha e assumindo que a compra a bom preço (entre 120 a 160€/ton) não fica assim tão barato e o conforto não tem rigorosamente nada a
    ver com o prh.

    e depois quando chega o verão, ou rapa calor ou vai de ferias, esta solução faz aquecimento e arrefecimento, e já provou a sua mais valia.
    Concordam com este comentário:Joao Dias


    A lenha também faz aquecimento por PRH, isso é um não-argumento.

    O que a lenha não faz é arrefecimento. E nalguns casos essa capacidade será útil, mas não em todos.
    Concordam com este comentário: Anonimo06082021
  7.  # 7

    Colocado por: SirruperAgora o argumento do prh é arrefecer no verao.
    A tonelada a 160€? Mais argumentos.
    O conforto do calor da lenha não é bom?
    Falar com quem vende é sempre limitativo.
    Na minha terra a tonelada de lenha custa 100 a 110€. Partida e entregue em casa.
    Numa casa de 135m2 uteis, eu gastaria no maximo 4k para recuperador e radiadores. E ainda fazia aqs.
    No verao com a casa bem isolada e protegida do sol directo, dificilmente precisaria de arrefecimento.
    Uma tonelada se der para 2 meses, sao 55€ por mês.
    Dá trabalho? Dá.
    Suja?suja.
    A conclusao é a mesma do inicio. Não é preciso gastar 15k para ter conforto e baixos custos de exploraçao.
    Concordam com este comentário:ricat


    E se tiver lenha ainda melhor, nenhum sistema consegue ser mais económico que aquele sistema em que temos a energia de borla.
    Agora, é verdade que a lenha dá trabalho, que suja, que aquece mas não arrefece. Certo, tudo argumentos válidos.

    Mas a lenha também combina com PRH, pode ser completamente gratuita (não é fácil, mas é possível) e enquanto uns sistemas têm impactos negativos ou quase nulos para o meio ambiente a biomassa tem um ciclo de vida com contributo positivo mesmo depois da queima, face à captação de carbono no seu ciclo de vida.

    E tem a vantagem (opinião pessoal) de estar desconectada das redes públicas de fornecimento de energia, o que é positivo a vários níveis.
    Concordam com este comentário: Anonimo06082021
    • MNeo
    • 4 fevereiro 2019

     # 8

    Colocado por: ****estão cheios de problemas de arrefecimento


    No nosso clima será muito raro existirem casas, mesmo Passive House que não precisem de arrefecimento...
  8.  # 9

    Boa tarde,

    Ptuga, achei interessante este seu tópico e uma vez que estou prestes a iniciar a construção da minha moradia e tb estou a estudar o PRH... gostava de tirar umas dúvidas consigo.
    Uma vez que não posso enviar pm's (q dava bastante geito) podia me dar o seu email?

    Cumprimentos,
  9.  # 10

    Colocado por: SnufflesBoa tarde,

    Ptuga, achei interessante este seu tópico e uma vez que estou prestes a iniciar a construção da minha moradia e tb estou a estudar o PRH... gostava de tirar umas dúvidas consigo.
    Uma vez que não posso enviar pm's (q dava bastante geito) podia me dar o seu email?

    Cumprimentos,


    [email protected]
  10.  # 11

    Colocado por: MNeo

    No nosso clima será muito raro existirem casas, mesmo Passive House que não precisem de arrefecimento...
    Concordam com este comentário:****

    Pelo menos, todas as que ficam a menos de 10km da costa Atlântica.
  11.  # 12

    Colocado por: MNeo

    No nosso clima será muito raro existirem casas, mesmo Passive House que não precisem de arrefecimento...
    Concordam com este comentário:****


    É mais fácil tentarem fazer uma passive house e acabarem com necessidade de arrefecer do que isso acontecer num projecto térmico dito normal.

    Mais, no território ocupado por 80% da população nacional consegue-se ter o comportamento de uma passive house sem qualquer sistema de arrefecimento ou ventilação mecânica.

    Colocado por: ****

    Eu vejo n casos que dizem que não necessitam e estão cheios de problemas de arrefecimento, tenho uma moradia que o sistema de vmc já foi alterado 3 vezes , assim como não era precisso arrefecimento diziam os homens da passivhouse e no final os donos passam mal por causa do arrefecimento e foi projetada por eles de Aa z , ainda que minimamente as casas necessitam de aquecimento e arrefecimento !


    A VMC pode ser uma boa muleta para aquecimento ou arrefecimento, mas não é por aí que a casa vai precisar de aquecer ou arrefecer, quando muito a VMC pode diminuir essas necessidades.
    Concordam com este comentário: Anonimo06082021
  12.  # 13

    Colocado por: MNeo

    No nosso clima será muito raro existirem casas, mesmo Passive House que não precisem de arrefecimento...
    Concordam com este comentário:****


    Pode ser uma questão de português, mas se vamos por aí não há edifícios que não precisem de aquecer ou de arrefecer em determinado momento do ano. Da mesma maneira que não há edifícios com necessidades nulas de energia, por exemplo.

    Aquilo que eu estou a dizer é que há muitos casos com necessidades muito residuais de arrefecimento ou necessidades quase nulas, para usar nomenclatura corrente.
    • MNeo
    • 5 fevereiro 2019

     # 14

    Colocado por: SkinkxAquilo que eu estou a dizer é que há muitos casos com necessidades muito residuais de arrefecimento ou necessidades quase nulas, para usar nomenclatura corrente.


    Era a isso que eu me estava a referir.

    Mesmo muito residualmente as Passive House também necessitam de arrefecimento, quer seja por ventilação natural quer seja por meios mecânicos.
  13.  # 15

    Colocado por: MNeo

    Era a isso que eu me estava a referir.

    Mesmo muito residualmente as Passive House também necessitam de arrefecimento, quer seja por ventilação natural quer seja por meios mecânicos.
    Concordam com este comentário:****


    Na definição e salvo erro, uma PH no verão não ultrapassa a temperatura de conforto em mais de 10% do tempo. Ou seja, pela lógica, poderá haver 10% do tempo (o equivalente a 2/2.5 horas/dia) onde a temperatura de conforto é excedida, logo a conclusão da necessidade de arrefecer, mas que precisa de ser contextualizada. Mas esse limiar até é conseguido nalguns cenários apenas com ventilação natural, por exemplo. É uma necessidade muito reduzida, convenhamos.

    Se me disseram que um PRH consegue cobrir essas 2.0/2.5 horas/dia de necessidade de frio eu acredito que sim, o PRH mesmo em frio tem potência (que sejam 30 W/m2) para arrefecer uma PH que seja mesmo uma PH (<10 W/m2). Mas muitos edifícios novos não são PH e será preciso analisar se a potência de que necessitam, em frio, pode ou não ser suprida pelo PRH.

    Tem que ser visto caso a caso, no fundo era isto que queria dizer, pois lá atrás parecia já se estar a generalizar um pouco.
    Concordam com este comentário: MNeo
    • MNeo
    • 5 fevereiro 2019 editado

     # 16

    Vamos ver o que acontece com os edifícios com necessidades quase nulas de energia (Portaria n.º 42/2019 de 30 de janeiro).

    A partir de 1 janeiro de 2021 existe a obrigatoriedade de todos os edifícios novos enquadrarem-se nas necessidades quase nulas de energia.

    Vamos ver o que acontece... em termos de cálculo e certificação, porque em obra já a historia é outra...
  14.  # 17

    Colocado por: MNeoVamos ver o que acontece com os edifícios com necessidades quase nulas de energia (Portaria n.º 42/2019 de 30 de janeiro).

    A partir de 1 janeiro de 2021 existe a obrigatoriedade de todos os edifícios novos enquadrarem-se nas necessidades quase nulas de energia.

    Vamos ver o que acontece... em termos de cálculo e certificação, porque em obra já a historia é outra...


    Isso parece-me no âmbito apenas dos edifícios de serviços... digo eu, que li isso na diagonal...

    Também me parece que há muita ambição legislativa da nossa parte, querem-nos obrigar a fazer com 500 €/mês o mesmo que os alemães fazem com 2500 €/mês... é tudo muito lindo, mas uma bomba de calor que custe o mesmo nos 2 lados são 2 meses a trabalhar no caso deles, um ano no nosso. E por aí fora.

    Mercado único mas com salários muito díspares e com ambições legislativas utópicas. Digo eu.
    Concordam com este comentário: ricardo.rodrigues
  15.  # 18

    Colocado por: SkinkxPRH mesmo em frio tem potência (que sejam 30 W/m2
    Depende do radiante
    • MNeo
    • 5 fevereiro 2019 editado

     # 19

    Colocado por: SkinkxIsso parece-me no âmbito apenas dos edifícios de serviços... digo eu, que li isso na diagonal...


    Não tinha reparado, mas sendo assim fica de fora a maior fatia, o edificado habitacional...

    É legislação só para dizer estamos a evoluir. Embora os edifícios de serviços e comercio tenham consumos de energia superior ao habitacional, mas a sua expressão na equação global é muito inferior á habitação familiar...
  16.  # 20

    Colocado por: Sergio RodriguesDepende do radiante


    Falávamos em Piso... Anonimo18072022A Hidráulico. Eu sei que se for parede ou tecto tem maior débito, mas a discussão era mesmo acerca de colocar o piso radiante a fazer também o serviço de arrefecimento. como forma de maximizar a sua instalação e o investimento.
 
0.0916 seg. NEW