Colocado por: JoelM
até segundo o link que o Anonimo12122020 colocou aqui, indica isso mesmo, que para arrefecimento os consumos são muito mais baixos.
Colocado por: JoelM
atenção Dr, estou apenas a referir o que dizia o site que aqui foi colocado! A mim custa-me a entender as conversas do tipo "ah e tal um amigo meu disse que a bomba de calor e PRH afinal gasta muito mais do que estava à espera". Mas gasta quanto em KWH / mes? que area tem a casa? que tipo de isolamento? que tipo de clima? tem estudo feito para saber se ar condicionado ficaria mais barato em termos KWH? porque ter uma discussão destas sem números é perder tempo.
Nisso os tópicos dos users que colocam aqui os consumos mes a mes são verdadeiro serviço publico! (tanto neste assunto, como na produção solar, etc)
Colocado por: rjmpires
Também concordo. Esses tópicos em que há essa partilha são os melhores para aferir algumas realidades e para se poder fazer comparações.
Uma coisa é o que os técnicos/instaladores dizem.. muitos gostam de informar os clientes, já outros só querem vender.
O melhor feedback é de quem paga e usa!
Colocado por: ASSimoesNão é assim tão linear mas é um bom indicador. A experiência do DO é factual.
Mas um Renault megane nas mãos de A gasta 6l/100 enquanto que nas de B gasta 8l/100.
Nao vão ter a mesma opinião sobre o mesmo carro...
Colocado por: DR1982eu não ficava assim tão sossegado, ontem estive a ligar um sistema a piscina e o vizinho do lado em conversa com a dona da casa diz que nunca gastou menos de 300€/mês.
Se assim for estou eu sossegado, para uma casita de bonecas nunca ficara muito caro ao fim do mes:)
Colocado por: jorgealveseu não ficava assim tão sossegado, ontem estive a ligar um sistema a piscina e o vizinho do lado em conversa com a dona da casa diz que nunca gastou menos de 300€/mês.Mas qual era a area da casa do vizinho do lado? Certamente que na era uma casa de bonecas com 120/130 m2 como quero :S
Colocado por: DR1982Ptuga, gastou 1843kw num ano, commpainel solar para AQS, consegue saber quantos KW teria gasto caso nao tivesse os paineis ?
Colocado por: ptugaPois, entendo, por terem produzido nao quer dizer que tenham sido aproveitados...
Acho que não se consegue exatamente saber. Talvez o Jorge saiba.
Dá para saber quanto é que os painéis produziram, isso estava numa das fotos que o Jorge colocou.
Agora não sei se a relação é direta e podemos deduzir essa valor diretamente ao bolo total.
Colocado por: DR1982Pois, entendo, por terem produzido nao quer dizer que tenham sido aproveitados...
Colocado por: ptugaSim, mas nao sei ate que ponto o dinheiro dos paineis de AQS nao é melhor empregue em paineis FV, essa é a minha duvida... no entanto por razões económicas de inicio acho que nao irei ter nenhum tipo de paineis!
Mas faz parte tudo do mesmo bolo, ambas as coisas são importantes porque uma casa necessita sempre de climatização e AQS...
Ainda devia ser uns trocos valentes….imagine todos os dias de sol em que a bomba de calor teria de aquecer a 100% as AQS e o PRH (sim pq nos dias de sol de inverno os painéis dão um contributo neste item)
Colocado por: Anonimo12122020pois mas voce com o que quer gastar não acredito que vá meter painéis para auxílioEu ja disse atras que provavelmente nao o vou fazer, mas tambem nao me preocupa pra ja porque nao estarei sempre em Portugal pelo que nao iria tirar partido dos paineis!