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  1.  # 1

    Colocado por: Vítor MagalhãesOra bem, ando a pensar trocar as lâmpadas (H4) do Panda por lâmpadas LED e para além da questão legal (não consigo encontrar informação fidedigna na Internet) quais as desvantagens e cuidados a ter?
    Alguém já o fez e pode partilhar a experiência?

    A desvantagem principal é que o mais provavel é passar a "encandear" o pessoal que vem frente...

    Não faça isso. Aquilo nem ilumina nada de jeito...
    Concordam com este comentário: Belhinho, Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vítor Magalhães
  2.  # 2

    Consegue explicar porque razão diz que encadeia mas não ilumina nada de jeito?
  3.  # 3

    As lampadas a que me refiro são recentes com LED COB e onde replicam a arquitetura de luz das lampadas de halogéneo convencional com direcionamento do feixe para o espelho interior da otica.
    Refiro-me a algo dentro disto:


    E não a este tipo:
  4.  # 4

    Colocado por: Vítor MagalhãesRefiro-me a algo dentro disto:


    A Osram já tem dessas próprias H4/H7/H3 etc, mas é sempre "off road use only"

    O Panda tem projectores (olho de boi)? Se não tiver, eu não arriscaria. Normalmente essas lâmpadas em LED tendem a ter muitos lumens, e sem projector acaba por cegar os outros condutores.
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vítor Magalhães
  5.  # 5

    Colocado por: Nostradamus

    A Osram já tem dessas próprias H4/H7/H3 etc, mas é sempre "off road use only"

    O Panda tem projectores (olho de boi)? Se não tiver, eu não arriscaria. Normalmente essas lâmpadas em LED tendem a ter muitos lumens, e sem projector acaba por cegar os outros condutores.

    Não tem, tem uma iluminação sofrível e inclusive vejo a sombra à frente quando vem um carro com iluminação normal atrás de mim.
    Já estive a ver as Phillips Night/Extreme Vision e as Osram Night Breakers, mas o preço que custam vs a longevidade (conheço casos de durarem 6 meses) não me inspiram confiança.

    Na minha Strada tive Xenon que duraram uns bons 5-6 anos e depois que troquei de carro ainda foram para uma C4 Grand Picasso (há 8 anos) que não sei se ainda os terá, e nunca tive stresses no IPO ou que encadeassem outras pessoas.
    Meter Xenon no Panda é mais complicado porque obriga a montar balastros e o diabo a sete.
  6.  # 6

    Se não ilumina bem, nem com lâmpadas novas, é porque o problema é os espelhos da própria optica, que já estão a ficar baços e não conseguem espelhar como deve ser.

    O que eles dizem na IPO? Eu com um carro com xénon de origem já estava a ter problemas similares, e única solução foi comprar novos projectores e adaptar. Quando voltei à IPO o gajo queria logo saber o que tinha feito porque é um problema recorrente do carro e da marca e todos com + 10-15 anos sofrem do mesmo.

    De certeza que nos fóruns da Fiat deve haver malta que tenha feito algo similar

    Meti algo igual a isto:

    proj

    https://retrofitlab.com/collections/fiat-panda
    •  
      Dom
    • 29 janeiro 2024

     # 7

    Atenção que para ter xenon "legal", deve possuir também regulador automático na suspensão, remover o ajuste manual da altura das luzes no interior, ter sistema lava-faróis e ópticas com umas siglas especificas (aqui, pode escapar com faróis com olho de boi). Alguns carros como o Opel Corsa GT Turbo, pode trazer xenon sem lava-faróis de fábrica, devido à quantidade de lumens.
    Xenon sem olho de boi, existem as versões R que trazem uma peça metálica para evitar que encandeie.
    LEDs adaptados para as lâmpadas comuns para poderem ser utilizados em ópticas de halogéneo, não tenho conhecimento de algo que seja digno de colocar.
  7.  # 8

    Colocado por: NostradamusSe não ilumina bem, nem com lâmpadas novas, é porque o problema é os espelhos da própria optica, que já estão a ficar baços e não conseguem espelhar como deve ser.

    O que eles dizem na IPO? Eu com um carro com xénon de origem já estava a ter problemas similares, e única solução foi comprar novos projectores e adaptar. Quando voltei à IPO o gajo queria logo saber o que tinha feito porque é um problema recorrente do carro e da marca e todos com + 10-15 anos sofrem do mesmo.

    De certeza que nos fóruns da Fiat deve haver malta que tenha feito algo similar

    Meti algo igual a isto:

    proj

    https://retrofitlab.com/collections/fiat-panda


    Não é defeito, é mesmo feitio a iluminação ser fraca. Os espelhos estão impecáveis assim como o exterior do farol no geral, não está baço ou outra marca do tempo.
    Quanto ao Panda é o 312, desconheço que exista Xenon OEM para este.




    Colocado por: DomAtenção que para ter xenon "legal", deve possuir também regulador automático na suspensão, remover o ajuste manual da altura das luzes no interior, ter sistema lava-faróis e ópticas com umas siglas especificas (aqui, pode escapar com faróis com olho de boi). Alguns carros como o Opel Corsa GT Turbo, pode trazer xenon sem lava-faróis de fábrica, devido à quantidade de lumens.
    Xenon sem olho de boi, existem as versões R que trazem uma peça metálica para evitar que encandeie.
    LEDs adaptados para as lâmpadas comuns para poderem ser utilizados em ópticas de halogéneo, não tenho conhecimento de algo que seja digno de colocar.

    Conheço pessoal que colocou Xenon e lava faróis com esguichos iguais aos do para-brisas mas honestamente não sei se tiveram alguma implicação com a autoridade ou se retiravam o Xenon na altura de ir ao IPO. Eu nunca o fiz (retirar), mas nunca tive nenhum stress ou comentário por para dos inspetores do Centro. Sempre fui eu que levei o carro e sem notas no cinzeiro ou no meio do colete refletor 😎
    • FFAD
    • 29 janeiro 2024 editado

     # 9

    Xenon é diferente de LED.

    Os que no meu tempo (há 20 anos) metiam xenon em opticas normais, ficavam maravilhados que ficavam com uma excelente iluminação. Pudera, era o mesmo que andar sempre de máximos e os outros que se lixem...

    Led, creio que não alterará assim tanto.
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
  8.  # 10

    Com LED's poupa-se na fatura de eletricidade ?
  9.  # 11

    Colocado por: CarvaiCom LED's poupa-se na fatura de eletricidade ?

    Na prática poupa-se em combustível, embora de uma forma praticamente irrelevante.
  10.  # 12

    Colocado por: Vítor MagalhãesAs lampadas a que me refiro são recentes com LED COB e onde replicam a arquitetura de luz das lampadas de halogéneo convencional com direcionamento do feixe para o espelho interior da otica.
    Refiro-me a algo dentro disto:


    E não a este tipo:


    Sim, eu estava a pensar nestes. Mas o problema destes COB é que a luz não é emitida se um ponto quase único como nós halogéneo, o que causa problemas em focar correctamente o feixe. Ou seja, podem emitir mais luz mas não quer dizer que iluminem melhor.

    Aqui há tempos comprei umas lâmpadas de maior luminosidade do Lidl a aguentaram bem. Agora nem sei o que tenho no Opel velhinho, mas acho que são dessas +150%.

    O que me lembra que devo ter que trocar os xenon do Jaguar. Não acho a luz nada de jeito, já devem ser antigas. Mas vou fazê-lo quando tiver tempo porque quero remover os faróis para restaurar e reparar o sistema de nivelamento, que é um problema crónico neste carro (partem as peças plásticas que actuam o farol).
  11.  # 13

    por acaso já é possivel usar led legalmente:
    https://www.osram.pt/am/night-breaker-led.jsp

    não dá é para todos os carros
    Concordam com este comentário: bluthunder82
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  12.  # 14

    Colocado por: Reduto25Consegue explicar porque razão diz que encadeia mas não ilumina nada de jeito?

    Fácil.

    Aquela luz azul (mesmo à azeiteiro) direta nos olhos causa muito mais incómodo para quem vem de frente do que vantagens na iluminação na estrada para quem vai dentro do carro.

    Não me diga que nunca deu conta?
  13.  # 15

    Colocado por: jorgemlflorencio
    Fácil.

    Aquela luz azul (mesmo à azeiteiro) direta nos olhos causa muito mais incómodo para quem vem de frente do que vantagens na iluminação na estrada para quem vai dentro do carro.

    Não me diga que nunca deu conta?


    Mas existe led de cor quente.

    https://youtube.com/shorts/kFBwRJHJ7fA?si=j-ZiJuNSIHnDqMRo
  14.  # 16

    O meu problema não é a cor... Nem os gostos, há pouco deixei-me levar...
    Cada um pode meter a luzes das cores que quiser, desde que não me dêm direto nos olhos.

    Só tenho pena é que tenhamos uma fiscalização tão fraca, e que o pessoal não apanhe umas multas valentes pelo risco que acarretam algumas dessas alterações...
    •  
      Dom
    • 30 janeiro 2024

     # 17

    Sim, a questão não está nos kelvins(cor) da luz, mas sim na intensidade(lumens) da mesma. Além que apenas são permitidas luzes amarelas ou brancas para médios.

    Kelvins

    Lumens
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vítor Magalhães
    • FFAD
    • 30 janeiro 2024

     # 18

    Colocado por: jorgemlflorencio
    Fácil.

    Aquela luz azul (mesmo à azeiteiro) direta nos olhos causa muito mais incómodo para quem vem de frente do que vantagens na iluminação na estrada para quem vai dentro do carro.

    Não me diga que nunca deu conta?


    isso é porque são ópticas de halogeneo com xenon aftermarket instalados...
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
    •  
      Dom
    • 30 janeiro 2024 editado

     # 19

    Há xenon aftermarket com a definição R a seguir ao tipo de casquilho e que supostamente não encandeiam em faróis de halogéneo, mas nunca tive tal.

    H7 vs H7R

    Também é importante referir que há carros com faróis de halogéneo e olho de boi e nestes casos, é possível colocar xenon sem encandear, mas continua a ser ilegal.
  15.  # 20

    Colocado por: manelvcpor acaso já é possivel usar led legalmente:
    https://www.osram.pt/am/night-breaker-led.jsp

    não dá é para todos os carros
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Vítor Magalhães


    Olhe que (talvez) não...

    Esses led dão para usar nos modelos indicados, mas (existe sempre um "mas") as ópticas têm de estar homologadas para usar lâmpadas LED.
    Normalmente as ópticas não tem as duas homologações (halogéneo e LED) e depois vai dar barraca nas IPO.
    É um tema "recorrente" nos fóruns de automóveis.
 
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