Iniciar sessão ou registar-se
  1. Lindo, Meia Cuca..vá pondo, vá pondo.
    E nesta sua imagem está precisamente, resumido, o que quero fazer na minha casa..que está demasiado cheia, como tenho dito. Preciso de retirar uma boa quantidade de coisas, para se poder apreciar a casa em si, de forma mais leve.

Já coloquei imagens dela aqui no fórum, mas vou colocar no fantástico, no seguimento da sua que tanto aprecio, porque quero a sua opinião, tão válida que é, e a de outros que queiram fazer esse favor e que saibam apreciar uma casa antiga com tudo o que isso implica!
  2. CMartin
    Fico a aguardar com curiosidade: penso que só vi uma ou duas do pátio exterior. E é linda. Uma autêntica casinha do povo. Despretenciosa.
    Adoro.
  3. Colocado por: Pedro Barradas
    É MINHA carago!!!! ;)

Parabens! Isso é que é ter olho!
  4. Colocado por: j cardosoSe um dia precisar terei todo o gosto em fazer o projecto da estrutura "EM BETÃO ARMADO" incluindo os muros de suporte para substituir esses que

Pois claro.. está-se mesmo a ver!!!.. Betoneira para cima!!!

Colocado por: CMartinDiga-me onde se situa esta preciosidade cheia de potencial? Diga-me, diga tudo! É da sua família, qual a história, o que sonha fazer com ela ?!

Não posso revelar tudo...
    Situa-se no baixo alentejo interior.
    A ribeira que ladeia a propriedade é uma Nascente do Rio Mira.
    A propriedade(as ruinas) são do séc. XVIII.
    Consta que foi mandado erigir pelo bispo da diocese de Beja...era da amante do...
    A planta da casa é fora do comum, para zona, já que se desenvolve em dois pisos, que sobrepostos apresentam forma cruciforme.
    A chaminé tem planta hexagonal, o que também não é comum.
    A nora, tem uma cisterna subterrânea, que se abastece das aguas subterrâneas ( nunca seca) e confina com a ribeira. Já não possui o engenho.
    existem mais 2 tanques, ( 1mais recente do séc. XX, outro em ruina parcial todo em alvenaria de tijolo. do qual não consigo datar, mas presumo seja contemporaneo da casa) e havia um sistema de irrigação conectado à nora e tanques)
    O tanque mais antigo ainda tem a bica, em cerâmica esmaltada... donde brotava agua directamente de uma nascente, que ainda nos finais do séc. XX funcionava.. secou, presumo que devido à actividade sismica.

Não é de familia, foi comprada a uma "individualidade" de Lisboa em 1999. Este tinha-a adquirido aos dono da terra.
  5. Fantástico, Pedro Barradas,

Quando eu comprei a minha casa, fui à procura da sua história..Já contei isto por aqui, mas é um assunto que não me cansa, portanto, quanto mais repito, mais prazer me dá.
    Tudo começa assim..eram 3 casinhas saloias, de camponês, construídas a troco de uns garrafões de vinho, que depois, muitos anos depois, em 1992 sofreram uma recuperação cuidadosa, tornaram-se uma única, mas mantendo o seu estilo tradicional saloio e os materiais genuínos.

Aconselhou-me, quem me contou a versão romântica da história, a perguntar também aos vizinhos que são bastante idosos o que sabiam mais sobre a minha casa, coisa que fiz e logo me arrependi, porque conheci um outra historieta que não me agrada por não ser tão idílica como eu gosto que sejam estas coisas; qualquer coisa sobre uma rapariga conhecida pela "Sardenta", que se portava muito mal, e por isso foi expulsa pelo seu pai de casa à cacetada.
  6. Para quem não conhece esta é a minha casa saloia. Para quem já a conhece, para rever :o)

(As partes lelectrónicas - tv's e afins - já não são estas foram acompanhando os tempos, de resto, está igual).
    Pátio de entrada I
      Casa1PátioGrande.JPG
  7. Pátio de entrada II
      Casa2 PátioGrande.JPG
  8. Idem, III
      Casa4 PátioGrande.JPG
  9. Idem, IV.
      ExterioresPatio.JPG
  10. Sala e lareira.
      lareira.JPG
  11. Sala e espaço de jantar..
      P1010024.JPG