Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

  2.  # 42

    Colocado por: MarcopomNão vi... Nesta foto vê-se letras, talvez alguém identifique.



    A marca desses tubos é esta quase de certeza.. Confirme se no tubo não aparece lá "Nupi" ou "SmartFlex".
    Caso seja trabalhei muito com isso nos combustíveis, é necessário raspar com uma ferramenta própria, e ter um corte limpo, soldei várias depois de passar lixa(o tal desenrasque do tuga lol), e soldaram bem na mesma, aguentavam 4Bar, no tubo vem referido que aguenta até aos 8Bar, acho estranho usarem tubos desses numa construção "normal"..
    Concordam com este comentário: Marcopom
  3.  # 43

    Boa tarde,

    Com base em tudo o que fui lendo nos tópicos "Tubos e coisas..." e "Doble agent... (mc + esgotos PEAD)", gostaria de ver esclarecidas algumas dúvidas em relação aos materiais a utilizar quer na canalização para a água potável, esgotos e águas pluviais, sendo que o intuito é excluir o tradicional PPR e PVC.

    Para as águas qual a vossa opinião entre os seguintes marcas a nível de tubagens: Geberit, Uponor, Rehau, Viega ou Giacomini?

    Relativamente aos coletores qual a melhor solução: latão cromado, bronze ou inox?

    Para os esgotos (PP ou PEAD) é Geberit ou Valsir, sendo que neste o pretendido é também insonorizar os ruídos.


    No projeto a entrada de água na rede está designado em PEAD. Referente ao multicamada tenho Geberit Mepla e indicação para o restante Pex-A (Wirsbo Pex) e PVC.


    Importa referir que a instalação é para uma moradia na zona de Leiria.

    Aceito sugestões de outras marcas que achem que tenham o mesmo grau de qualidade/preço.

    Obrigada
  4.  # 44

    Geberit mapress
  5.  # 45

    Colocado por: Sergio RodriguesGeberit mapress


    Sérgio Rodrigues, já vi vários post's seus, e vi que trabalha com Valsir.

    Faz trabalhos em Leiria?
  6.  # 46

    Colocado por: Sergio RodriguesGeberit mapress

    E depois vai entregar o trabalho a um canalizador que nunca ouviu falar disso ... dinheiro deitado para o lixo.
  7.  # 47

    Colocado por: Picareta
    E depois vai entregar o trabalho a um canalizador que nunca ouviu falar disso ... dinheiro deitado para o lixo.


    Quase todos já ouviram falar disso, mais não seja por causa da presença da Geberit na parte das estruturas embutidas.

    E muitos também já ouviram falar do PE da Geberit para esgotos... não trabalharam, não têm máquinas, nunca viram aplicado p0orque são raridades, mas sabem que existe.

    Porque a verdade é esta: se os engenheiros não projectam com alguns materiais e os donos de obra não querem saber nada disso, eles vão estar a enterrar dinheiro em ferramenta que nunca vai ser utilizada?

    No meio disto tudo até se encontram alguns profissionais que fariam mais se fossem desafiados para isso.
    Concordam com este comentário: cbagagem
  8.  # 48

    Colocado por: Picareta
    E depois vai entregar o trabalho a um canalizador que nunca ouviu falar disso ... dinheiro deitado para o lixo.


    Picareta é precisamente alguém com conhecimentos e equipamentos para o efeito que procuro. Felizmente a partilha de conhecimentos de alguns de vós já ajuda imenso... Por isso se alguém me pode apresentar soluções dentro do mencionado ou equivalentes, com as quais saiba trabalhar e que faça na zona de Leiria.
  9.  # 49

    Colocado por: Anonimo06082021

    Acessórios Rehau SX só eu tenho obras em Portugal.
  10.  # 50

    Quais os que recomendam utilizar em obra nova?
    A obra encontra-se precisamente nesta fase, porém depois do muito que li escrito por alguns do senhores, percebi que alguns pormenores nao sao de facto tidos em conta, por isso, perante o referido por mim anteriormente, fugindo ao tradicional, porém sem exageros.
    Existe muita diferença dos materiais entre as marcas referenciadas? Quais os que consideram de melhor qualidade/preço?
    "É certo que não é só o material que conta, há que saber aplicar..."
    Volto a questionar se alguém trabalha com os mesmos na zona de Leiria?
  11.  # 51

    Certo e nem sempre o que serve nos outros países, serve no nosso, visto que consoante materiais "polimeros, ambiente e afins", podem obter-se outros resultados...
    Daquilo que falei que possa ser de "fácil" acesso ou que alguns fazem por cá, é mesmo o que gostaria de ver esclarecido, de acordo com as necessidades da zona e o que efectivamente se justifica ser aplicado.
    Concordo que os materiais nao sao todos iguais, nem o seu comportamento consoante todos os motivos sabidos, isto genericamente falando.
    No entanto, contando com a vossa larga experiencia, pretendia saber quais os que recomendam?
  12.  # 52

    Algum dos senhores trabalha com os materiais de que tanto falam, isto na zona de Leiria? Conhecem alguém que trabalhe?
    É que como indicam serem superiores e que por desconhecimento do DO nao sao utilizados por serem desvalorizados...
    Tendo como base muitas das coisas que indicaram, pesquisei e verifiquem que realmente ha diferenças, nao encontro "ao vivo todas"...
  13.  # 53

    Precisamente por já ter lido muita coisa que escreveu e ter constatado que em muita, tem razão... Depois ter ouvido certas e determinadas coisas de um técnico "pex é tudo igual e só pvc é excelente e faz o trabalho", quando no projeto tenho Geberit mepla e nem vou referir o que a pessoa queria meter, felizmente antes disso li, pesquisei e se nao tivesse visitado o forum comia e calava.
  14.  # 54

    Eu reparei bem em certas coisas que aqui vi no forum e depois em obra, no que toca ao isolamento de alvenaria por ex, solicitei a correçao a tempo. Como nesta fase estou a tempo tambem. Agora preciso é de alguém que faça e coloque material conforme o pretendido, sem exageros orçamentais claro mas, com qualidade e que nao se sinta "ofendido" quando pergunto com que materiais trabalha e se executa com os que solicito.
    Lapso meu, tenho em projeto nas tubagens MC Geberit mepla, tubagens em Pex (a) e tubagens em PVC (porem preferia alterar este ultimo).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Caravelle
  15.  # 55

    Bom também vou já se faz tarde.
    • eu
    • 26 abril 2019

     # 56

    Eu vendi recentemente um apartamento, construído nos anos 90. Em termos de tubagens, para as águas tinha o famoso tubo galvanizado. Para os esgotos tinha PVC.

    Relativamente ao tubo galvanizado, sem surpresas, estava muito degradado, principalmente nas águas quentes. Aquilo era só ferrugem, com uma pequena zona no meio onde ainda passava água. Uma autêntica porcaria, talvez o pior material alguma vez usado em canalizações.

    Relativamente aos tubos dos esgotos em PVC, estavam cheios de lamas e lixo, mas depois de uma limpeza, parecia que tinham sido instalados na semana anterior: com aspeto de novos!

    Assim pergunto: o PVC nos esgotos é mesmo assim tão mau?
  16.  # 57

    Pior?
    Eu aposto no chumbo!
    Concordam com este comentário: eu
  17.  # 58

    Ao colocar o tubo, este fica com uma folga de cerca de 1mm.

    Alguma forma de vedar isto sem ser com silicone ?
      IMG_20200519_170552.jpg
  18.  # 59

    Colocado por: Anonimo06082021ainda se usam desses tubos?


    O que recomenda então ?
  19.  # 60

    É um esgoto de lavatório que liga ao sifão de pavimento

    É uma ligação atual, a boca do tubo é de 40mm mas "direita" náo tem aquelas entradas com o oring de borracha.

    A saída do lavatório não está centrada com o tubo na parede.

    Como aparece sublinhado a laranja, a traseira da gaveta do móvel bate no tubo flexível o que acaba por o fazer descolar da entrada do tubo de esgoto na parede.
    Tentei com um arame puxar para cima ….. mas deve ter cedido.
      IMG_20200521_124032.jpg
 
0.0340 seg. NEW