Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 361

Para quando um serviço nacional de saúde para animais?
    Para quando cemitérios próprios para animais.
    E um lar para animais idosos?
    E serviços de cuidados continuados para bichinhos?
    E para quando a proibição da apanha de caracóis? Uma injustiça dada a velocidade dos bichinhos.
    E ADSE para os animais de companhia? (é a seguir), Isto é ....para quando um fucionario publico que tenha um animal de estimação , devia de ter tambem uma rede quase gratuita para os seus animaizinhos.....uma injustiça
  2.  # 362

Colocado por: carlota74Dar como desaparecido na junta de freguesia
    nunca entendi isto.. porque dar como desaparecido quando pode dar baixo como morto??

dares baixa como desaparecido só vai entupir a base de dados de animais desaparecidos com animais mortos.
  3.  # 363

Colocado por: PalhavaEles vão todos à veterinária.Ela não trata disso?
    não.

Colocado por: PalhavaPago imenso.
    na minha junta os cães são 4€, penso que os gatos nao são registados, basta o chip

Colocado por: PalhavaOs chips estarão ativos?
    podes verificar no site da SIAC
  4.  # 364

A questão do desaparecimento é porque não podemos simplesmente enterrar os nossos animais. Seja ou não em nosso terreno. Eles têm que ser cremados e para isso pagar pelo serviço nos serviços da câmara municipal. Caso não queira pagar ou queira de facto fazer o seu enterro tal não está de acordo com a lei. Ou seja para poder dar baixa na junta não chega dizer que morreu. Não tem este problema na junta de freguesia da sua localidade?
  5.  # 365

Colocado por: carlota74Eles têm que ser cremados
    .. olhe que não .. olhe que não, a legislação portuguesa não obriga a cremação de animais.

se um animal morre em sua casa, você enterra e dá baixa dele nas entidades onde ele está registado. ninguém vai perguntar nada nem obrigar ninguém a desenterrar o animal.

infelizmente nos últimos dois anos enterrei três e nunca ninguém me pediu nada, nem pedem. um deles morreu no veterinário e pedi para o trazer para casa quando me disseram o valor da cremação.
  6.  # 366

Colocado por: carlota74Ou seja para poder dar baixa na junta não chega dizer que morreu. Não tem este problema na junta de freguesia da sua localidade?
    se tiver esse problema dê a data de falecimento já com 3 ou 4 semanas.
  7.  # 367

Não têm que ser cremados mas devem. Há uma linha que separa a lei de tudo o resto...cada um que faça como se sentir melhor.
  8.  # 368

Tive um gato que morreu de velhice, para não estar a enterrar fui levar ao canil municipal de Sintra, paguei uma taxa creio que 25€, assinei um papel e fui embora, foi para o forno.
  9.  # 369

Por aqui é um X por cada Kg do animal
  10.  # 370

Colocado por: carlota74Não têm que ser cremados mas devem
    em caso de morrerem de certas doenças contagiosas concordo consigo (seja animais de estimação ou outros).. e cada um faz como diz aquilo que faz mais sentido para si.

mas o ponto que eu estava a querer fazer é que não há nenhuma repercussão em dar baixa dos animais como mortos. não há qualquer necessidade em esconder a morte do animal como desaparecimento. para a junta faz-se por telefone dando o numo de registo etc do animal e no vet faz-se a mesma coisa. no SIAC entra-se online e trata-se disso em caso do vet se esquecer.
  11.  # 371

Mais vale abater, do que ficar a arrastar a coisa.
    O animal a sofrer e nós a gastar 💰💰💰💰.

Há algum código ou legislação para se decidir quando é legal abater ou sermos obrigados a fazer determinados tratamentos?
  12.  # 372

Palhava, tu és um filósofo! Sempre a pensar na realidade e a questionar a existência :)

Acho que não é preciso licença nenhuma da junta, basta o chip do veterinário. O meu camarada não tem licença nenhuma. É um anarquista!
  13.  # 373

Estava tão bem na minha ignorância feliz mas fizeste me questionar...pelos vistos desde 2019 não é preciso registro ou licença nenhuma, apenas raças perigosas.
  14.  # 374

🫨👋
  15.  # 375

Colocado por: argoPalhava, tu és um filósofo!

Filósofo?

A realidade é que eles vão falecer.
    E nós também.

É única certeza que podemos ter como garantida.

Oxalá eles vão primeiro. Hein?

Estou no Tokyo-Jsmaica a filosofar.
    E vi hoje o show do Iran Costa no Arraial dos Santos em Santos.
  16.  # 376

Os animais são verdadeiros.
    (QUANDO NÃO ESTÃO A PENSAR EM COMIDA)
    Concordam com este comentário: MSSA
      Screenshot_2025-05-20-12-07-04-26_6012fa4d4ddec268fc5c7112cbb265e7~2.jpg

0.0730 seg. NEW