Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Tivemos uma husky que era frequente acordar às 7 h com geada e ela toda contente a arfar vapor de água fora do abrigo 🙃
    Concordam com este comentário: marize
  2.  # 2

    Colocado por: Vítor MagalhãesTivemos uma husky que era frequente acordar às 7 h com geada e ela toda contente a arfar vapor de água fora do abrigo 🙃
    Concordam com este comentário:marize
    os husky são loucos por o frio e água.. também tivemos uma por aqui. Louca por água, não podia ver um charco. Era isso e por animais com penas.. galinhas, pombas e etc nada podia parar perto dela 😬
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  3.  # 3

    Hum..
    Coitadinha...
    Era alergica?
  4.  # 4

    Olá a todos!

    Sou nova nisto, peço desculpa antecipadamente por algum lapso ou se estou no tópico incorreto ou assim!...

    Escrevo numa tentativa de saber qual a melhor forma de lidar com um gato adulto bastante assustado que adotei há uns dias, tem agora 8 meses.

    Contextualização: gato de canil/gatil, pelo que percebi nasceu nas instalações e ficou sempre em jaula. Parece-me que com pouco ou quase nenhum contacto humano. Diga-se que têm lá muitos animais para o número de funcionários... Pareceram-me bons profissionais, mas com poucos recursos...

    Avancei para a adopção, mas o gatito está muito assustado. Já sai para se alimentar e fazer as suas necessidades na areia (menos mal!), mas apenas de noite. Durante o dia, sente a minha presença e está sempre enfiado no mesmo buraco. Se me tento aproximar, bufa. Desisti de lhe tentar fazer festas e deixa-lo a vontade nos últimos dias, mas o bichano ainda reage da mesma forma. Só passaram alguns dias, é verdade, mas a questão é que ele deve estar sujo porque durante a noite "pintou-me" o sofá todo com cocó que ficou preso nas patas :D

    Então a dúvida é: será melhor deixa-lo para já assim sujo e não forçar a barra ou terei eventualmente de tentar limpa-lo um pouco à força? E como? De referir que no primeiro dia em que chegou tentei faze-lo, arranhou-me e mordeu-me... Ainda tenho o dedo a latejar... Como no canil nunca tinha tido essa reação nem comigo nem com os tratadores, pensei que já estivesse mais a vontade. Claramente não, penso ter agravado ainda mais esta fase difícil de adaptação... O que fazer?



    Muito obrigada a todos!
  5.  # 5

    O gato limpa-se a si próprio, não se preocupe muito com isso, agora a estar assustado, vai levar algum tempo em que comece a ter confiança. Brinque com ele com um laser (não aponte aos olhos como é obvio), desperte-lhe a curiosidade e premeie a interação com um snack por exemplo.
    Concordam com este comentário: marize, Iko, bit0
    • marize
    • 29 janeiro 2024 editado

     # 6

    Colocado por: Adotei1gatoOlá a todos!
    Sou nova nisto,


    Olá, que seja muito benvinda!
    Em um mundo ideal, o gato deveria ter ficado na jaula de transporte algumas horas antes de abrir.

    Naturalmente que preparou todo o espaço, com amor carinho e as melhores condições e soltou-o na sua nova liberdade controlada, mas podem levar dias, na verdade meses, a que ele goste de si.

    Ignorando a ferida da rejeição que todos temos quando um animal não percebe que vamos a bem, tenha paciência e persistência!

    Agita o saco da comida sempre antes de lha dar (não tenha sempre à disposição para ele associar a sua presença à comida) e sendo adulto, pode já não reagir tão entusiasmadamente a querer brincar consigo.

    Estando desparazitado, quando a "?!?" não está em casa, permita-o explorar o máximo da área para ele cheirar tudo.
    Antes de entrar na porta da casa, crie um código diariamente, como bater duas vezes e só depois rodar a chave, ou tocar a campainha uma vez e só depois rodar a chave.

    É importante acolhermos que eles têm um ritmo conectado à sobrevivência, mas eventualmente vão aceitar (e dar muito) amor.

    Tenha muita atenção porque se ele puder, vai fugir! Ainda não a associa a si, a um sítio seguro e como disse acima, mas reforço, podem demorar meses a que ele se acostume (em uma casa calma, se fosse agitada podia demorar muito mais e começar a perder o pêlo).

    Deve ter atenção a:

    . se fizer cocó fora da caixa (pode ser necessário mudar a caixa de sítio, porque ele pode não se sentir seguro nesse lugar)
    . se ele negar comida
    . se ele começar a arrancar pêlo


    Em anexo deixo-lhe a foto do Inti, um gato que nos adoptou, mas só aparecia para comer e não nos deixava pegar... muito embora continue a fazer os horários que bem lhe apetece, hoje enquanto eu estava sentada ao sol, ele veio voluntariamente sentar-se no meu colo e o meu esposo aproveitou para registar logo, já que os gatos são mesmo de luas e não sabemos se tão cedo vai querer novamente esta aproximação (a primeira vez que nos deixou tocar-lhe foi a 5 de Dezembro)

    Vai correr tudo bem! Persista e não desista 🩷🐾
    Concordam com este comentário: bit0
      Screenshot_20240129_175740_Gallery.jpg
  6.  # 7

    Colocado por: Vítor MagalhãesO gato limpa-se a si próprio, não se preocupe muito com isso, agora a estar assustado, vai levar algum tempo em que comece a ter confiança. Brinque com ele com um laser (não aponte aos olhos como é obvio), desperte-lhe a curiosidade e premeie a interação com um snack por exemplo.
    Concordam com este comentário:marize


    Ok, então quanto a higiene para já posso estar tranquila :) Quero fazer o melhor por ele, apesar da fraca recetividade, mas o que se pode esperar de uma gatinho que esteve nestas condiçoes? Fico um pouco triste, mas na esperança de que com o tempo haja espaço para uns miminhos!... Para já nem para as brincadeiras está reativo, pendurei um boneco pequeno por um fio, estive lá sentada perto dele, mas ignorou-me por completo. Parece-me extremamente apático, mas lá está, deve ser força do hábito...

    Muito obrigada pela resposta



    Colocado por: marize

    Olá, que seja muito benvinda!
    Em um mundo ideal, o gato deveria ter ficado na jaula de transporte algumas horas antes de abrir.

    Naturalmente que preparou todo o espaço, com amor carinho e as melhores condições e soltou-o na sua nova liberdade controlada, mas podem levar dias, na verdade meses, a que ele goste de si.

    Ignorando a ferida da rejeição que todos temos quando um animal não percebe que vamos a bem, tenha paciência e persistência!

    Agita o saco da comida sempre antes de lha dar (não tenha sempre à disposição para ele associar a sua presença à comida) e sendo adulto, pode já não reagir tão entusiasmadamente a querer brincar consigo.

    Estando desparazitado, quando a "?!?" não está em casa, permita-o explorar o máximo da área para ele cheirar tudo.
    Antes de entrar na porta da casa, crie um código diariamente, como bater duas vezes e só depois rodar a chave, ou tocar a campainha uma vez e só depois rodar a chave.

    É importante acolhermos que eles têm um ritmo conectado à sobrevivência, mas eventualmente vão aceitar (e dar muito) amor.

    Tenha muita atenção porque se ele puder, vai fugir! Ainda não a associa a si, a um sítio seguro e como disse acima, mas reforço, podem demorar meses a que ele se acostume (em uma casa calma, se fosse agitada podia demorar muito mais e começar a perder o pêlo).

    Deve ter atenção a:

    . se fizer cocó fora da caixa (pode ser necessário mudar a caixa de sítio, porque ele pode não se sentir seguro nesse lugar)
    . se ele negar comida
    . se ele começar a arrancar pêlo


    Em anexo deixo-lhe a foto do Inti, um gato que nos adoptou, mas só aparecia para comer e não nos deixava pegar... muito embora continue a fazer os horários que bem lhe apetece, hoje enquanto eu estava sentada ao sol, ele veio voluntariamente sentar-se no meu colo e o meu esposo aproveitou para registar logo, já que os gatos são mesmo de luas e não sabemos se tão cedo vai querer novamente esta aproximação (a primeira vez que nos deixou tocar-lhe foi a 5 de Dezembro)

    Vai correr tudo bem! Persista e não desista 🩷🐾
      Screenshot_20240129_175740_Gallery.jpg



    Na transportadora ficou duas horas, com a porta aberta. Como não saiu, tirei-o e ficou no meu colo um bom tempo comigo a fazer uns miminhos, fiz tal e qual como vi no canil. Mas com o tempo apercebi-me que ele não pede o carinho de volta e depois de ir para o canto onde está sempre agora, começou a bufar quando me aproximava, daí que achei melhor deixa-lo estar (isto também depois da mordidela quando tentei limpar o cocó do tutu!)... Penso que no canil para que pudessem tratar dele por medo ele acabou por aceitar o que lhe faziam; aqui, em ambiente estranho, reagiu mal, naturalmente... Mas saí de lá com a ideia de que isto não aconteceria por se tratar de "um gato muito dócil"...

    As várias dicas que deixou parecem-me muito bem pensadas, vou tentar segui-las direitinho!

    Quanto à alimentação, no primeiro dia só aceitou numa colher e levando-a quase a boca, mas estava preocupada com o facto de ele não comer. Nos últimos dias tenho-a deixado à disposição, na verdade, e ele já começa a arriscar vir comer, mas sente a minha presença e vem com muito medo. De noite, come. Vou então alterar esta situação, para ver se come apenas durante o dia e associa a minha presença.

    Ontem tentou arriscar mais a sair, hoje está mais apático... Bem, tem que ser avaliado ao dia, mas os três pontos que indicou para já estão controlados, esperemos que assim continue.

    Muito obrigada pelas dicas, este pequenito é muito parecido com o Inti :)
    • marize
    • 29 janeiro 2024 editado

     # 8

    Ele muito provavelmente ainda está em gestão de stress, e na verdade pode não estar apático, mas sim, estar a descansar.

    Vou-lhe dar outro exemplo, a miss Daisy, a cadela que agora mora connosco, era da nossa mãe e estava sempre com ela diariamente e mais intensamente durante o processo oncológico que passou.
    Quando faleceu, a Daisy ficou vários dias que só dormia e optámos por a levar ao veterinário porque pensávamos que a cadela estava depressiva.

    Felizmente não, o que acontece é que segundo o que nos ensinaram, ela estava a descansar de todo o stress por que passou.

    Tal como lhe disse, sugeriram estar atenta a se não comesse, não bebesse, perdesse pêlo. Passadas umas semanas esprevitou 🙌

    Ele não está apático, é mais velho, está a descansar 🐾 preferia que estivesse a subir os cortinados e a arranhar todos os móveis?! 😬

    Fique também atenta se ele daqui a uns dias quando dorme no seu choco, já lhe vira as costas, ou quando se deita todo esparramado de lado, já descontrai as 4patas.

    Ter um leitãozinho a descansar assim, é sinal de que está em modo confiança.
    Concordam com este comentário: Iko, bit0
    Estas pessoas agradeceram este comentário: desofiapedro
      Screenshot_20240129_185222_Gallery.jpg
  7.  # 9

    Sim, efetivamente posso estar a interpretar mal e na realidade ele estar a descansar porque é muita mudança na vida dele!
    Compreender dessa forma ajuda a tranquilizar-me... Como diz, em vez de estado depressivo possivelmente está a "destressar".. O meu medo era que ficasse mesmo em baixo e não reagisse, não comesse, por ai fora. Mas percebendo as coisas deste modo já fico mais esperançada que é só um processo normal.
    Bem, aos cortinados não vai porque não tenho :P mas podia estar a ser bem pior em muita coisa, não só nos móveis :D
    Enquanto foi uma mordidela e umas pegadas de cocó no sofá já não está mal. Felizmente ele já tinha uma capa a contar com estas eventualidades!
    Tudo isto é fruto da minha preocupação de estar a fazer algo de errado com ele e por isso estou muito grata pelas vossas respostas, vou seguir as dicas e penso que tudo irá correr pelo melhor :)

    Se entretanto só enviar novidades daqui a uns dias é sinal que tudo vai correndo bem!

    Muito obrigada mais uma vez, responder a gente aflita que por aqui aparece é sinal de grande generosidade :)
    E não há como não sorrir com uma foto dessas :) :) :) Que consolo!!!!!!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  8.  # 10

    Tudo a correr bem por aí 😘
    • smart
    • 30 janeiro 2024 editado

     # 11

    Hum
    Compreende se que queira dar muitos miminhos..
    Mas
    Nao o faça
    Nao o procure
    Ele é que a ira procurar e aproximar.
    Tenha areia (aglomerado sera o mais eficaz ( endurece sem cheiro) e barato e limpe os solidos sempre que os identifica) agua garrafao e nao com os metais e quimicos da torneira e comidinha.
    Vai ver que nao tarde dorme na cama...
    Fale com calma e cortesia em detrimento de brusquidao e vozeria..
    Concordam com este comentário: marize
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Adotei1gato
  9.  # 12

    smart> água de garrafão?!
    Caso para mudar o provérbio para "há gatos com sorte" 😻

    (agora temos água de furo, mas a nossa cadela bebia da mesma água que nós, garrafão ou filtro) e depois era vê-la nos passeios a malhar daquelas águas paradas sem eu conseguir impedir 😅
    Concordam com este comentário: smart
  10.  # 13

    O meu gato bebe água del cano, como os restantes lá em casa.

    Ração N&D sem cereais e carne crua por norma moelas descongeladas, recomendado pela criadora da raça.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  11.  # 14

    A gata cá de casa bebe água de'l cano igualmente, bebe diretamente da torneira, bebe da taça junto à comida, bebe da taça em cima do escorredor de louça, muito provavelmente beberá de algum prato de vaso, só não bebe da sanita porque a tampa fica sempre fechada.
    Comida? Sticks/snacks do E. Leclerc (guilty pleasure), comida seca Friskies, comida húmida da marca que estiver em promo (nada de marcas brancas) e eventualmente folhas de plantas e plásticos que apanhe sem que ninguém veja (é proibido colocar laços nos presentes de natal)...
    Nota:
    Come um pouco de fiambre se lhe der, mas tem que se ter paciência a segurar nele (perde mais tempo a lamber do que a comer), gosta de frango (q.b.) e peixe diz-lhe muito pouco.
    Nunca lhe falta comida no prato por isso não é muito sôfrega com a comida.

    Nota 2:
    A gata do meu pai, gata tricolor aka raça de combate, tem uma liberdade que mete inveja a qualquer animal, dorme no galinheiro, pombal, debaixo da ramada, em cima da maquina de lavar, em cima do carro, debaixo do carro, no telhado, na freguesia do lado... Come comida seca da mais barata (literalmente) e restos de comida, deve beber água de todo e qualquer sitio, caça ratos, ratazanas, pássaros e lagartixas, várias espécies de insetos etc.... Não faz mal a animais domésticos nem importuna os vizinhos e é muito afável. Tem um ponto fraco - FIAMBRE!!! Consegue detetar o cheiro de fiambre a mais de 5 metros e é muito sôfrega a devorá-lo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize, desofiapedro, Adotei1gato
  12.  # 15

    Varejote> passe pelo menos por um filtro de água 🙄 quando se quiserem ver livres de nós de maneira mais rápida é mesmo pelo cano que vamos todos!!

    Vítor> fartei-me de rir com a sua descrição! criei todo um cenário a acompanhar a leitura 😅
  13.  # 16

    entretanto este pinguim peludo quer saber se demora muito para a taça da comida ser cheia 😅
    Estas pessoas agradeceram este comentário: smart, Vítor Magalhães, desofiapedro, Quilleute, lpetinga, Adotei1gato
      Screenshot_20240130_193322_Gallery.jpg
  14.  # 17

    Porque será que nos olham sempre como se não comessem á meses …😂😂
    Concordam com este comentário: marize, pkasa
  15.  # 18

    Verdade!
    Talvez porque o tempo deles é x7, ou seja lá qual for a conta que se faz com as idades deles 🤣
  16.  # 19

    Colocado por: marizeVarejote>passe pelo menos por um filtro de água 🙄 quando se quiserem ver livres de nós de maneira mais rápida é mesmo pelo cano que vamos todos!!

    Vítor>fartei-me de rir com a sua descrição! criei todo um cenário a acompanhar a leitura 😅


    Filtro de água? Água de Sintra é a mesma de Lisboa que vem de Castelo de Bode.
  17.  # 20

    Por cá o rapaz está a tornar-se um explorador, principalmente à noite! Descobriu o andar de baixo :D
    Continua com medo de mim, de vez em quando, espreita e esconde-se, às vezes arrisca, outras não... mas lá está, é respeitar e aguardar. Mesmo que não chegue à fase do mimo, desde que ele esteja bem é o mais importante, corta-me o coração imaginá-lo naquela jaula indefinidamente...

    Areia é aglomerante, água... do cano! Eu também a consumo, ora, se formos para o lado de lá, vamos juntos :D e mais de metade da aldeia, penso eu! Ração para já é para gato esterilizado, ele tem aceitado bem.

    Ontem sentei-me perto dele, coloquei a taça com a ração. Nada. Lembrei-me e coloquei sons de gato a miar do Youtube.
    Não é que o rapaz se atirou à taça e comeu cheio de vontade? :D Hoje já não ligou nenhuma!... É lá coisas...

    Obrigada a todos!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
 
0.0686 seg. NEW