Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá boa tarde, tenho seguido inúmeras discussões por aqui que me têm ajudado e tb divertido...increvi me hoje para poder pôr questões mais directas e tentar desembrulhar o meu projecto. Comprei um terreno de 7800m2 na zona da Assafora em Sintra. Com o novo PDM tornou se parcialmente urbano...o levantamento topográfico foi feito e supostamnet daria uma area urbanizável de cerca de 1000m2 sendo que, julgo, só uma percentagem daria para construção. Alguem tem ideia da percentagem?
    O terreno encontra se numa zona muito "rica" (!) pois tem uma quantidade de entidades que têm que dar palpites...
    Conhecendo a CMS é melhor um projecto com uma casa saloia ou um projecto com um cubo?
    conselhos, e sugestões?
  2.  # 2

    É melhor um programa que cumpra os regulamentos
  3.  # 3

    Colocado por: smonjaConhecendo a CMS é melhor um projecto com uma casa saloia ou um projecto com um cubo?


    Isso tanto faz, desde que cumpra com a legislação ...
    Também pode o arquitecto que contratar, desenhar uma casa que não seja nem um cubo, nem uma salioiada 😉
  4.  # 4

    ok.Claro. Queria ver se acertava à primeira e não andava com projectos (e custos) para trás e para a frente por causa das embirrações de quem manda. Sei que vai ter que entrar um projecto de "avaliação" e esse já vai ser cobrado era ver se não surgiam alterações gigantes que implicariam "vários projectos", e ganhar tempo também.
  5.  # 5

    Quem tem de acertar isso é o arquitecto. Escolha e veja e discuta com ele esses detalhes
    Estas pessoas agradeceram este comentário: smonja
  6.  # 6

    Pedro Barradas: sou mais do tipo saloiadas e últimamente o que vejo nas páginas dos gabinetes de arquitectura parece me tudo igual: cubos. Alguns com muita luz, o que é bom, mas sem um único recanto.
    Uma mistura de casa mediterranica com pedras, característica tb da região saloia, com uns vidros grandes dum lado e umas janelas de guilhotina do outro! salganhada possível de criar?
  7.  # 7

    É tudo possível..haja carteira.

    Visita vários atelier de arquitetura para conhecer o estilo.

    Mas primeiro sente se em família e defina programa e fotos daquilo que gosta
  8.  # 8

    Colocado por: smonjaterreno encontra se numa zona muito "rica" (!) pois tem uma quantidade de entidades que têm que dar palpites...


    Isso é no concelho de Sintra todo.


    Colocado por: smonjaConhecendo a CMS é melhor um projecto com uma casa saloia ou um projecto com um cubo?


    É indiferente.


    Colocado por: smonjasupostamnet daria uma area urbanizável de cerca de 1000m2 sendo que, julgo, só uma percentagem daria para construção. Alguem tem ideia da percentagem?


    Depende do tipo de área urbana que é. O meu por exemplo era "área consolidada urbana" (salvo erro era este o nome), podia implantar a casa na totalidade do terreno que era abrangida por essa tipologia.
  9.  # 9

    Colocado por: RicardoPortoÉ tudo possível..haja carteira.

    Visita vários atelier de arquitetura para conhecer o estilo.

    Mas primeiro sente se em família e defina programa e fotos daquilo que gosta


    carteira pois...
    em relação aos ateliers como disse acima não tenho feito outra coisa nas passadas semanas e parece me tudo igual só alguma excepções que usam mais madeira mas sempre espaços muito amplos, nus e "asséticos" ...Difícil. Gosto de muita luz mas gosto de desníveis recantos e um espaço comun familiar onde a cozinha (com muita luz) é o centro.
  10.  # 10

    Colocado por: smonjaDifícil. Gosto de muita luz mas gosto de desníveis recantos e um espaço comun familiar onde a cozinha (com muita luz) é o centro.

    Atão mas os projectos são feitos à medida de cada qual... L´apor no portfolio do arqutiecto não te aquilo, tal e qual que deseja, não queer dizer que áte não seja a pessoa ideal.
    Olhe isto funciona assim, além de ver o porfolio, mais importante é ter reunião presencial, ou pelo menso telefónica e ver se existe empatia no trato e nos objectivos finais... Se não há, nem vale apena pedir cotação. Um projecto não é um aescolha de catalogo... mas realemtne terá de haver algum fio condutor no que concernen aos objectivos do dono de obra, mas tam´bem da satisfação profissional do arquitecto... è a maneira de correr melhor.

    quanto aos desníveis, face a legislação das acessibilidade, é mais complicado. E smonja... vai ver que é um erro, quantas casas já teve? já fez? normalmente casas com desníveis, as pessoas arrependem-se um dia mais tarde. em particular quando vão para menos novas... e é mais trabalhoso para limpar, etc. e etc...
  11.  # 11

    Já tenho um "dossier" com as ideias que todos (família) gostamos. Vamos ver o que é possível (€) e o que terá que ficar para outra vida. ;-)
    Tenho uma reunião na CMS via skype (...) no início de Outubro. Espero ficar mais esclarecida sobre o que posso fazer.
    Agradeço a conversa e as opiniões por aqui. Quando tiver novidades venho sondá-los mais um bocadinho e talvez consiga arranjar um arquitecto ou um engenheiro sério e com paciência e boas ideias para levar o projecto em frente. Obrigada.
  12.  # 12

    Colocado por: smonjaou um engenheiro sério e com paciência e boas ideias para levar o projecto em frente

    !? esse técnico não tem habilitações fazer arquitectura... que raio...
  13.  # 13

    Colocado por: Pedro Barradas
    !? esse técnico não tem habilitações fazer arquitectura... que raio...

    Claro que não cada um tem a sua função.
    Estou a meio dum processo, iniciado com gabinete de arquitectura há 3 anos, duma obra em lisboa, aumento dum piso em nossa casa.
    O Orçamento inicial da obra (sem contar com o projecto) passou para o triplo. É dificil confiar.
    Um engenheiro terá uma opinião mais técnica e mais práctica sobre o assunto e menos criativa. Quando sabemos bem o que se quer e se trata da nossa casa gostamos que os arquitectos simplesmente nos ajudem a arranjar soluções melhores, mais funcionais e não que nos imponham a sua linha criativa, e que disponham do dinheiro que não é deles. Tenho alguma experiencia de obras ao longo de 30 anos e inúmeras mudanças de casas, e feitas só com empreiteiro, e todas correram melhor. Mas de facto para a maioria dos projectos todos são precisos, e todos são essenciais, na minha opinião nenhum mais importante do que o outro...
  14.  # 14

    Colocado por: smonjaUm engenheiro terá uma opinião mais técnica e mais práctica sobre o assunto e menos criativa. Quando sabemos bem o que se quer e se trata da nossa casa gostamos que os arquitectos simplesmente nos ajudem a arranjar soluções melhores, mais funcionais e não que nos imponham a sua linha criativa, e que disponham do dinheiro que não é deles


    Pois terá de arranjar um arquitecto com outro perfil... que igualmente a salvaguarde o seu investimento.. seja pragmático nas opções e objectivos do seu cliente, enfim que seja arquitecto. é isso que é suposto um ARQUITECTO ser.


    Um projecto é um processo sempre pluridisciplinar... sendo que a arquitectura deverá sempre precaver situações que possam gerar dificuldades técnicas, onerando assim a construção final...
  15.  # 15

    Colocado por: smonjaClaro que não cada um tem a sua função.


    Se preferir, pode sempre contratar um engenheiro para as especialidades que subcontrata um arquiteto para a arquitetura (fazer e assinar).
  16.  # 16

    Colocado por: Pedro BarradasPois terá de arranjar um arquitecto com outro perfil...


    às vezes só se topa o perfil do arquitecto/pessoa depois de começar a trabalhar, aí o trabalho já foi entregue e começa a custar dinheiro andar a mudar de arquitecto até encontrarmos o certo
 
0.0149 seg. NEW