Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Ola boa tarde!
    Gostaria que me ajudassem com as minhas dúvidas!
    Bom é o seguinte: estamos a pensar em comprar antes um terreno e fazer uma casinha nossa. Já vimos vários terrenos mas havia sempre algum inconveniente para mim, que sou esquisita, ou não gostava do preço, ou do sítio... Então encontratos um terreno , à beira da estrada nacional, tem cerca de 500 ou 600 m2 e o dono falou por alto num preço de 27.500.00€ só que como tudo tem um senão este terreno não está loteado mas sim estacado (coisa que não sei muito bem o que significa nem nunca tinha ouvido falar). Como o terrenp não é loteado, isto significa que nós é que teriamos que fazer tudo, tipo saneamento, água.... já pra não falar nas entradas, é que aquilo é um campo que visto da estrada deve ter uma altura de uns 3 ou 4 metros e como nós queremos as entradas por ali não sei por quanto ficaria fazer essa obra e também a parte do saneamento e água. Alguém sabe mais ou menos?
    A minha dúvida é se este preço é ou não alto para o terreno com as suas limitações?
  2.  # 2

    boa tarde lumarydani em principio se está numa estrada nacional, estará perto de infraestruturas, água, esgoto.
    pelo tamanho parece um preço bom, dependendo do local especifico e dessas limitações que fala.
    tente saber mais informações pelo vendedor. ou vá lá com alguem dentro do ramo da construção, para lhe dar uma opinião.
    quanto ao estacado, o vendedor deve ter querido dizer que está delimitado por estacas o terreno, não vejo outro significado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lumarydani
    • naar
    • 30 outubro 2009

     # 3

    Colocado por: Fernando Gabrielboa tarde lumarydani em principio se está numa estrada nacional, estará perto de infraestruturas, água, esgoto.
    pelo tamanho parece um preço bom, dependendo do local especifico e dessas limitações que fala.
    tente saber mais informações pelo vendedor. ou vá lá com alguem dentro do ramo da construção, para lhe dar uma opinião.
    quanto ao estacado, o vendedor deve ter querido dizer que está delimitado por estacas o terreno, não vejo outro significado.


    Tb poderia ter dito "destacado" e terem percebido mal.

    Não está urbanizado mas está destacado de outro pertencente ao mesmo e aprovado para construção, será isso?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lumarydani
  3.  # 4

    Cuidado!...
    Informe-se primeiro na camara municipal!...
    Esse terreno pode não estar inserido em loteamento por estar numa zona em que não pode construir...
    Pergunte...pergunte sempre, primeiro...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lumarydani
    • Neon
    • 31 outubro 2009

     # 5

    Bom dia

    Concordo com o alfmts, vá com cuidado.

    Vá à Câmara saber se pode construir, e aconselho um pedido de informação prévia...dando inicio a um procedimento desses poderá saber se há ou não infra-estruturas no local e até quais os custos envolvidos.

    abraxus
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lumarydani
  4.  # 6

    Obrigado a todos pelos v/ ajuda.
    Bom, tenho a dizer-vos que fui ver o terreno com o dono que me deu as seguintes informações: o terreno tem cerca de 640 ou 650 m2 e custa 30.000,00€, falou-me novamente que o terreno está estacado; perguntei-lhe o que significava e ele disse-me que é parecido com loteado; ou seja, que estava apto para construção, com a diferença que eramos nós que teriamos que fazer saneamento, água e electricidade(mas que isso estava logo ali na estrada a poucos metros) e também teriamos de fazer as entradas, que é o que mais me preocupa, uma vez que, como aquilo é num altinho as entradas teriam que ser um bocado ao subir e isto seriam vários metros até chegar à casa, coisa que não sei por quanto ficaria mas que tenho medo que fique muito caro. Depois como não percebo nada de construção também não sei como são aquelas coisas a nível de terras e assim para construir. Por isso tenciono levar lá alguém que perceba um pouco disso para me poder dar uma ajuda, pois tenho medo de entrar numa cilada sem volta, uma vez que estou bastante encantada com o sítio que tem umas vistas magnificas. Mas como tenho os pés bem assentes na terra quero certificar-me primeiro de que tudo está nas perfeitas condições e de que é um bom negócio. Caso contrário terei de desistir. Se alguém me poder ajudar relativamente as minhas dúvidas agradeço.
  5.  # 7

    Obrigado a todos pela ajuda.
    Estou um pouco confusa com este assunto, ainda para mais alguns familiares dizem que o terreno é caro ( à beira da estrada nacional mas sem ser loteado) e eu não seu o que pensar ou o que fazer. Não percebo nada relativamente a questões de volumes de terras ou se o terreno é bom ou não e por isso tenho medo de entrar numa fria como os Brasileiros dizem!
    Há aqui alguém mais entendido nestes assuntos que me possa ajudar em relação a estas dúvidas?
    Obrigado
  6.  # 8

    lumary
    è em que zona o terreno.
    Já pesquisou quanto custam terrenos identicos nessa zona?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lumarydani
  7.  # 9

    O que lhe posso dizer é que, antes de eu comprar os meus terrenos dirigi-me a um arquitecto que fez um estudo e submeteu à apreciação da Câmara para saber se deixariam construir lá uma moradia com uma configuração x (nada de plantas ou isso).
    Resultado:
    paguei 100 contos (500€), esperei 3 semanas, mas comprei os terrenos sabendo que a câmara não tinha reservas aos meus planos!

    O Pedro Barradas ou outro arquitecto podem esclarecê-la melhor...

    Os sonhos são uma coisa boa, não desperdice oportunidades apenas porque tem medo, mas aproveite esse receio para tornar as suas decisões mais racionais e fundamentadas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lumarydani
  8.  # 10

    Não tinha pensado em levar lá um arquitecto mas pensei em levar lá um amigo que que tem uma empresa nao de arquitectos mas que percebe do assunto e faz projectos de casas e pensei também em levar lá um empreiteiro para saber mais ou menos quanto ficaria fazer lá uma casa simples rés-do-chão naquele sítio.
    O terreno não é loteado mas sim estacado, termo que nunca tinha ouvido mas que segundo me informei é parecido com loteamento com a diferença que não faz entradas, nem saneamento e água. O dono sei que anda a tratar de legalizar tudo na câmara e finanças etc.
    Acham que só estas pessoas me poderão ajudar?
  9.  # 11

    Tente conseguir essa informação na respectiva Câmara.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lumarydani
  10.  # 12

    lumar
    O terreno foi objecto de um destaque, logo destacado (e não estacado : )) ) ou seja foi feita a separação deste de um outro onde o proporietário tem já uma moradia.
    Se o proprietária ainda anda a tratar da legalização na câmara e nas finanças é pk este processo ainda não está concluido logo tb ainda não o pode vender.
    Para saber se o terreno está caro ou não consulte as imobiliárias da zona e mostre-se interessada num terreno com condições identicas e compare os preços.
    A técnica de levar ao terreno um construtor para dizer quanto custa uma casa nem sempre é a melhor, pois ele nem imagina como é a casa que voçê pretende nem quais os condiccionalismos da mesma.
    Se tem alguem que mesmo não sendo arquitecto faz projectos peça-lhe para lhe dar um orçamento de quanto lhe custa todo o processo de licenciar uma casa de x m2 com um custo total (incluindo arruamentos , aguas eklectricidade) de y em função desses valores junte-lhe o preço do terreno mais 10% para derrapanços ( ainda vou arder no inferno por dizer isto) e veja se ~está dentro das suas possibilidades ou não.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lumarydani
  11.  # 13

    Faça o que o membro moraisdd falou, e não aconselho que faça uma visita com alguém sem ser arquitecto.
    Cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lumarydani
  12.  # 14

    Cuidado, se o terreno já foi destacado precisa de saber se tem área minima exigivel para construção...se é fora dos limites da aldeia é rústico e dificilmente lá deixarão construir uma casa de habitação...vá à camara municipal e pergunte no gabinete urbanistico o que se pode fazer nessa zona.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lumarydani
  13.  # 15

    Colocado por: zedasilvalumar
    O terreno foi objecto de um destaque, logo destacado (e não estacado : )) ) ou seja foi feita a separação deste de um outro onde o proporietário tem já uma moradia.
    Se o proprietária ainda anda a tratar da legalização na câmara e nas finanças é pk este processo ainda não está concluido logo tb ainda não o pode vender.
    Para saber se o terreno está caro ou não consulte as imobiliárias da zona e mostre-se interessada num terreno com condições identicas e compare os preços.
    A técnica de levar ao terreno um construtor para dizer quanto custa uma casa nem sempre é a melhor, pois ele nem imagina como é a casa que voçê pretende nem quais os condiccionalismos da mesma.
    Se tem alguem que mesmo não sendo arquitecto faz projectos peça-lhe para lhe dar um orçamento de quanto lhe custa todo o processo de licenciar uma casa de x m2 com um custo total (incluindo arruamentos , aguas eklectricidade) de y em função desses valores junte-lhe o preço do terreno mais 10% para derrapanços ( ainda vou arder no inferno por dizer isto) e veja se ~está dentro das suas possibilidades ou não.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:lumarydani


    Sim então será mesmo esse o termo destacamento, eu como nunca tinha ouvido falar disso não sabia o que era . realmente o dono disse "estacamento" talvez também por falta de conhecimentos não sei.
    Sim ele ainda não o pode vender já mas disse que está quase a ficar tudo tratado relativo às papeladas. Segundo informações que tenho o terreno está apto para construir casa. Tenho medo é desses custos de que fala para licenciar a casa e depois todos os custos com arruamentos etc.
    Agora fiquei com dúvidas quando falou nesses "derrapanços"...gostava de saber melhor o que significa, que custos são esses?
  14.  # 16

    Derrapanços é o valor a mais (daquilo que tinha previsto) que vai ter que pagar pela obra e que pode ter uma ou várias causas.
    Mau projecto
    Mau acompanhemnto da obra
    Mau contrato de empreitada
    Mau empreiteiro
    em fim uma série de MAUS que se der uma volta neste forum irá perecber doque falo mas irá igualmente encontrar algumas soluções para os aniquilar.
    Partilho da opinião do membro moraisdd e do fernando. Não acredite no que lhe dizem de boca consulte a CM da zona de preferência com o apoio de um técnico e obtenha uma garantia por escrito das hipoteses e condiccionalismo de construir nesse terreno.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lumarydani
  15.  # 17

    Colocado por: zedasilvaDerrapanços é o valor a mais (daquilo que tinha previsto) que vai ter que pagar pela obra e que pode ter uma ou várias causas.
    Mau projecto
    Mau acompanhemnto da obra
    Mau contrato de empreitada
    Mau empreiteiro
    em fim uma série de MAUS que se der uma volta neste forum irá perecber doque falo mas irá igualmente encontrar algumas soluções para os aniquilar.
    Partilho da opinião do membro moraisdd e do fernando. Não acredite no que lhe dizem de boca consulte a CM da zona de preferência com o apoio de um técnico e obtenha uma garantia por escrito das hipoteses e condiccionalismo de construir nesse terreno.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:lumarydani




    Sim realmente já li alguns comentários desses aqui no forum... Obrigado pelas explicações.... acho que vou mesmo seguir o seu conselho... vou ver na C.M. as condições em que se encontra o terreno... hoje em dia tem que ser ter papaeis de tudo para comprovar o que quer que seja, por isso é melhor mesmo fazer isso... e vou também me informar melhor com quem percebe do assunto antes de sequer pensar em comprar....
 
0.0181 seg. NEW