Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    O Covid anda a fazer muito mal á cabeça das pessoas.

    Não vejo qual o problema de se adiar a reunião de condomínio, antes do Covid ninguém lá punha os pés, agora anda tudo preocupado.

    Há coisas mais importantes com que reclamar e tá tudo caladinho.
    Concordam com este comentário: LMDuarte
  2.  # 22

    Colocado por: reginamar

    Os que criticam deixaram de pagar o condomínio. (1)

    Eu acho que a empresa está a agir corretamente. Estará a agir de acordo com a lei? (2)


    (1) Minha estimada, sobre os condóminos impende uma obrigação primeira, a do cumprimento das suas obrigações, não tendo aqueles legitimidade para incorrer em incumprimento como retaliação ou chantagem contra o administrador. Assim, ao invés de caírem nestas infantilidades, cumprem escrupulosamente a sua obrigação e oportunamente, em sede plenária apresentam os fundamentos para as suas desaprovações.

    Quanto ao regime do cumprimento das obrigações obedece principalmente a três princípios gerais que têm referência na lei: o princípio da pontualidade, da integralidade e da boa fé e da concretização:

    - O princípio da pontualidade encontra-se consagrado no art. 406° nº 1 CC, que estipula que o contrato deve ser pontualmente cumprido, e só pode modificar-se ou extinguir-se por mútuo consentimento dos contraentes ou nos casos admitidos na lei.

    - O princípio da integralidade encontra-se expresso no art. 763° nº 1 CC e significa que o devedor deve realizar a prestação de uma só vez, ainda que se trate de prestação divisível.

    - O princípio da boa fé e da concretização encontra-se referido no art. 762° nº 2 CC. Desta norma resulta que para se considerar verificado o cumprimento da obrigação não basta a realização da prestação devida em termos formais, sendo antes necessário o respeito dos ditames da boa fé, quer por parte de quem executa, quer por parte de quem exige a obrigação.

    (2) Relativamente ao adiamento da assembleia de prestação, de não facto não se realizou por razões de força maior, devidamente almofadadas na lei, no entanto, andou bem o administrador ao ter facultado o relatório de gestão e contas aos condóminos, sendo de salientar que este expediente não significa uma aprovação tácita do mesmo. O acto terá que ser necessariamente realizado em reunião plenária. Portanto, neste concreto, acompanho a sensata atitude do administrador.

    No mais, se retrocedermos ao Decreto nº 3-A/2021 de 14 de Janeiro último, que regulamenta o estado de emergência decretado pelo Presidente da República, podemos ler no seu art. 4º (Dever geral de recolhimento domiciliário), nº 1 que "Os cidadãos não podem circular em espaços e vias públicas, bem como em espaços e vias privadas equiparadas a vias públicas, e devem permanecer no respetivo domicílio, exceto para deslocações autorizadas pelo presente decreto". No nº 2 são elencadas as excepções e não enxergo as reuniões ou assembleias societárias, associativas ou condominiais.

    Mais recentemente, o comunicado do Conselho de Ministros de 11 de março de 2021, informa: 5. Foi aprovado o decreto-lei que prorroga prazos e estabelece medidas excecionais e temporárias no âmbito da pandemia da doença COVID-19: Face ao agravamento da situação epidemiológica registado no início deste ano prorroga-se (...) prazos em matéria de (...) realização de assembleias gerais (...). Vide o texto na integra aqui: https://www.portugal.gov.pt/pt/gc22/governo/comunicado-de-conselho-de-ministros?i=407

    Destarte, salvo melhor opinião, tem-se uma assembleia geral análoga a uma assembleis (geral) de condóminos...
    Concordam com este comentário: BoraBora
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardo.rodrigues
 
0.0099 seg. NEW