Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Renovei recentemente uma casa, e foi instalado um kit painel solar zantia 240L com tubos de vácuo.

    Estivemos 15 dias de férias e após chegar a casa e abrirmos água quente, esta saiu a ferver, e causou que o tubo de saída do depósito no telhado derretesse (ver foto), causando o espetáculo no video abaixo:

    https://youtu.be/8xor1JF6S10

    O instalador foi impecável, substituindo de imediato o tubo e repondo o sistema, mas a questão é: como evitar que volte a acontecer?

    Já retiramos os paineis refletores por trás dos tubos e estamos a ponderar retirar alguns tubos no próximo verão.

    Alguém tem experiência com situações similares?
      20200905_200321.jpg
  2.  # 2

    Se calhar o tubo multicamada instalado não é adequado a essa temperatura.. há varias classes de tubos...
    Também é usual haver um troço em tubo de cobre e então sim, fazer a transição para o multicamada.

    Não sei se temaou não, mas TEM de ter uma valvula misturadora termoestatica solar, por forma a misturar agua fria e garantir que na rede de agua quente da casa não circule agua com temperaturas superiores a 70ºC... normalmente temos as coisas reguladas para os 60ºC... Eu prefiro nos 50ºC.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: filipetferreira
  3.  # 3

    Realmente não sei qual é o tipo de tubo que lá está. Ficou tudo definido pelo instalador. Quanto à valvula penso que está instalada, pois não tivemos problemas dentro de casa, mas vou confirmar com eles o que lá está colocado e pedir a regulação. Penso que o problema aqui foi mesmo estar 15 dias sem puxar a água quente que se acumumulou no depósito, mas nao tendo forma de escape, não sei como evitar que atinja essas temperaturas..
  4.  # 4

    Excesso de pressão/ temperatura, há de ter uma valvula de segurança que actuará. E tam´bem pode até ter ai um vaso de expansão... pois não sei...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: filipetferreira
  5.  # 5

    Eu para esse bocado punha inox ou cobre..
    O meu sogro em casa dele tem inox bicone e aquilo leva regularmente com água a 95/100°C de uma caldeira que ele fez e não se queixam..

    Indo de férias eu tbm cobriria o painel para evitar essas temperaturas altas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: filipetferreira
    • eu
    • 10 setembro 2020 editado

     # 6

    Colocado por: SS1128Indo de férias eu tbm cobriria o painel para evitar essas temperaturas altas.

    Esta é uma solução que funciona bem, mas é um bocado chato estar sempre a tapar e destapar os painéis.

    Uma das vantagem da circulação forçada é que há outros mecanismos para impedir o sobreaquecimento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: filipetferreira
  6.  # 7

    Pois é essa a solução que estou a ver como sendo mais funcional. Já vi umas possibilidades de instalar um estore elétrico com comando para esse efeito, mas provavelmente sera algo demasiado elaborado. Talvez uma simples lona dê conta do assunto!

    Obrigado!
 
0.0129 seg. NEW