Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 561

Colocado por: eu

Já agora, sabe o que acontece normalmente nesses países onde a política monetária provoca a desvalorização galopante da moeda oficial?

Floresce um mercado negro em que as transações são feitas em... dólares. ;)

Em dólares, em bens fungíveis ou em qualquer outro meio que seja visto como relativamente estável, por oposição à moeda que se pretende abandonar.
    Concordam com este comentário: eu
    • hangas
    • 25 março 2021 editado

# 562

Em alguns países (Quenia, Congo, Egipto, Ghana, India) até o M-Pesa (que nem sequer é uma crypto moeda) tem tanta ou mais aceitação que a moeda oficial.
    E é centralizada, não por um governo ou banco central, mas, pasmem-se, por operadores de telecomunicações
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  2.  # 563

Colocado por: aarr2021

Eu ? O voçê é que não sabe o que diz e pensa que sabe.

Eu sei pouco e estou ansioso para ser elucidado sobre a aceitação obrigatória de moeda de um estado no território de outro estado.

(e antes de começar um exercício de contorcionismo, sim, na minha ignorância conheço casos em que de uma maneira ou de outra certos Estados usam moeda de outros).
  3.  # 564

Colocado por: hangasEm alguns países (Quenia, Congo, Egipto, Ghana, India) até o M-Pesa (que nem sequer é uma crypto moeda) tem tanta ou mais aceitação que a moeda oficial.
    E é centralizada, não por um governo ou banco central, mas, pasmem-se, por operadores de telecomunicações

Essa desconhecia, vou procurar informação sobre isso, ( até dá dó... 🤦🏽 )
  4.  # 565

Colocado por: luisvv

Eu sei pouco e estou ansioso para ser elucidado sobre a aceitação obrigatória de moeda de um estado no território de outro estado.

(e antes de começar um exercício de contorcionismo, sim, na minha ignorância conheço casos em que de uma maneira ou de outra certos Estados usam moeda de outros).

Contorcer, esta na porta errada veja la os contratos internacionais , banco mundial , etc, mas não pesquise na internet eu tenho eles por aqui e ainda cai em falácia .
  5.  # 566

Colocado por: hangasEm alguns países (Quenia, Congo, Egipto, Ghana, India) até o M-Pesa (que nem sequer é uma crypto moeda) tem tanta ou mais aceitação que a moeda oficial.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:eu

Isso é comparar o incomparável !
    • hangas
    • 25 março 2021 editado

# 567

Colocado por: aarr2021Isso é comparar o incomparável !

Incomparável porque e com o que? Porque não se classifica como "currency"?
    Pode não ser tecnicamente uma moeda. Mas (dados de há 5 anos) no Kenia já movimentava uns 25% do PIB.
    Era usado por uma franja da população que nem a contas bancarias tinha acesso.
    Era o principal meio monetário de pagamento das despesas correntes.

nota: e para isto não era preciso um telefone XPTO, bastava um tijolo qq com um SIM do operador.
    • hangas
    • 25 março 2021 editado

# 568

Colocado por: QuilleuteEssa desconhecia, vou procurar informação sobre isso, ( até dá dó... 🤦🏽 )

Na altura que estive ligado a projectos telco sobre precisamente isto, lembro-me uma ou duas reportagens muito detalhadas. Não me recordo da agencia, mas eram umas CNN, BBC, DW, por ai.
    Vou tentar encontrar.

Edit: basta ir ao "youtubi".

https://www.youtube.com/results?search_query=m-pesa
    • eu
    • 25 março 2021

# 569

Este m-pesa é realmente muito interessante.
    • hangas
    • 25 março 2021 editado

# 570

Colocado por: euEste m-pesa é realmente muito interessante.

Não sei a dimensão que tem hoje em dia. Mas há uns 10 anos era um fenómeno por demais.
    E levantou preocupações em tudo semelhantes as que hoje há com as crypto-moedas.

Talvez mais ainda, porque os operadores alegavam que eram so um meio de pagamento semelhante ao paypal e afins - que tem uma regulação mais ligeira - mas na realidade actuavam como verdadeiras instituições de crédito.
  6.  # 571

É verdade, M-Pesa era muito popular nessa altura.
    Agora não sei como anda. Na altura estavam a expandir para outros paises africanos.
  7.  # 572

Colocado por: hangas

Incomparável porque e com o que? Porque não se classifica como "currency"?
    Pode não ser tecnicamente uma moeda. Mas (dados de há 5 anos) no Kenia já movimentava uns 25% do PIB.
    Era usado por uma franja da população que nem a contas bancarias tinha acesso.
    Era o principal meio monetário de pagamento das despesas correntes.

nota: e para isto não era preciso um telefone XPTO, bastava um tijolo qq com um SIM do operador.

Toda a Africa têm esse sistema através das redes moveis desde a Tigo até à MTN , essas populações não têm forma de abrir contas bancarias e tudo é feito assim , mas são uns autentico ladroes essas formas de pagamento .

As raspadinhas para carregar os telemóveis é que geraram esse fenómeno .
  8.  # 573

Contorcer, esta na porta errada veja la os contratos internacionais ,

Já começou... vamos lá, então:

"Contrato" é, por definição, um acordo voluntário entre 2 ou mais partes.
    Vá continuando a mandar postais...

banco mundial , etc, mas não pesquise na internet eu tenho eles por aqui e ainda cai em falácia

Outra.. "Banco Mundial"...
    Continua só a escrever nomes que leu algures. O Banco Mundial é uma instituição internacional, que como é evidente não tem qualquer tipo de poder para obrigar seja quem for a usar moeda de outro Estado.

Dedique-se a assuntos que domine ..
    Concordam com este comentário: Bondi
  9.  # 574

Colocado por: luisvv
    Já começou... vamos lá, então:

"Contrato" é, por definição,um acordo voluntário entre 2 ou mais partes.
    Vá continuando a mandar postais...

Outra.. "Banco Mundial"...
    Continua só a escrever nomes que leu algures. O Banco Mundial é uma instituição internacional, que como é evidente não tem qualquer tipo de poder para obrigar seja quem for a usar moeda de outro Estado.

Dedique-se a assuntos que domine ..
    Concordam com este comentário:Bondi

Pois bem veja lá um contrato financiado pelo Banco Mundial e depois venha ca dizer a moeda que la fica.

Voçê não percebe mesmo nada disto e estar a distorcer tudo , explique la os contratos internacionais entre o governo português e outros governos a ver se não são obrigados a pagar em USD .

Poderia lhe mostra milhões de contratos de empreitadas até prestações de serviços , mas assim ensinava de graça.

o que escreveu é que esta ao virar da esquina na internet .
  10.  # 575

Pergunte como se pagou as vacinas que foram compradas .
    • luisvv
    • 26 março 2021 editado

# 576

Pois bem veja lá um contrato financiado pelo Banco Mundial e depois venha ca dizer a moeda que la fica.

Pode ficar na moeda que as partes definirem, que tanto pode ser USD como outra.
    O que significa ZERO em termos de obrigação de cidadãos de um Estado serem OBRIGADOS a aceitar, no seu território moeda de OUTRO ESTADO.

Voçê não percebe mesmo nada disto e estar a distorcer tudo , explique la os contratos internacionais entre o governo português e outros governos a ver se não são obrigados a pagar em USD .

O Estado Português(e não o Governo) celebra livremente contratos, nos quais usa a moeda que as partes livremente definem e que tanto pode ser USD, EUR, como outra qualquer que se considere adequada.

Poderia lhe mostra milhões de contratos de empreitadas até prestações de serviços , mas assim ensinava de graça.

Como apontei desde o início, você só está a despejar nomes e palavras sem qualquer relação com o tema. Contratos são celebrados VOLUNTARIAMENTE. VOLUNTÁRIO é diferente de OBRIGATÓRIO.

Esta discussão resume-se assim:
    Eu: "Nenhum Estado pode obrigar a aceitação da sua moeda fora do seu território"

Você "Ai, veja lá que há contratos internacionais feitos em dólares, e o Banco Mundial, e empreitadas que custam milhões e eu sei porque tenho cópias".
  11.  # 577

Colocado por: aarr2021Pergunte como se pagou as vacinas que foram compradas .

Não preciso de perguntar, é fácil: A UE e os fabricantes celebraram contratos, com condições, entre as quais a forma e meio de pagamento.
  12.  # 578

Colocado por: NLuzPor acaso a minha mulher começou ontem um curso para executivos de BlockChain & SmartContracts 😉

Onde? Vim parar a esta discussão por acaso...fiz um curso de direito e blockchain e a bitcoin não me despertou curiosidade, os meus pais perderam muito dinheiro na bolsa há muitos anos, pelo que até compreender isto tudo muito bem acho estranho. A moeda para ter valor precisa da confiança generalizada dos cidadãos....foi o que sucedeu, por exemplo com a passagem do cruzeiro para o real no Brasil. Como no mundo só meia duzia tem computadores e net essa confiança generalizada não existe......na minha opinião reio que nunca irá existir e acho curioso já se andar a falar em regulamentação quando era disso que o criador do bitcoin fugia....Por gastar muita energia, ser de complexo entendimento e ter finitude creio que terá um fim....muita gente vai ganhar ou já ganhou muito dinheiro? sem duvida, mas muitos mais perderam, e muitos perderam muito....Mas agradeço o que aprendi neste tópico...se precisarem de uma advogada para processos de fraude e afins, ou para outras coisas be my guest ;)
    • NLuz
    • 27 março 2021

# 579

Colocado por: Mariacorreia

Onde? Vim parar a esta discussão por acaso...fiz um curso de direito e blockchain e a bitcoin não me despertou curiosidade, os meus pais perderam muito dinheiro na bolsa há muitos anos, pelo que até compreender isto tudo muito bem acho estranho. A moeda para ter valor precisa da confiança generalizada dos cidadãos....foi o que sucedeu, por exemplo com a passagem do cruzeiro para o real no Brasil. Como no mundo só meia duzia tem computadores e net essa confiança generalizada não existe......na minha opinião reio que nunca irá existir e acho curioso já se andar a falar em regulamentação quando era disso que o criador do bitcoin fugia....Por gastar muita energia, ser de complexo entendimento e ter finitude creio que terá um fim....muita gente vai ganhar ou já ganhou muito dinheiro? sem duvida, mas muitos mais perderam, e muitos perderam muito....Mas agradeço o que aprendi neste tópico...se precisarem de uma advogada para processos de fraude e afins, ou para outras coisas be my guest ;)

Na Católica. O curso é ministrado a meias com o Instituto Superior Técnico
  13.  # 580

Colocado por: Mariacorreiaacho curioso já se andar a falar em regulamentação quando era disso que o criador do bitcoin fugia

Satoshi Nakamoto, não era contra regulamentação, mas sim contra centralização, inflação , desvalorização e manipulação estatal/bancária da FIAT.
    Invisto há anos e só vejo pontos positivos na regulamentação, vai garantidamente estabilizar o mercado e torná-lo um investimento muito mais seguro.

Colocado por: MariacorreiaPor gastar muita energia, ser de complexo entendimento e ter finitude creio que terá um fim....

Ouço esta missa,há quase 10 anos ... 😅 ... oh well ...

0.1943 seg. NEW