Colocado por: eu
Já agora, sabe o que acontece normalmente nesses países onde a política monetária provoca a desvalorização galopante da moeda oficial?
Floresce um mercado negro em que as transações são feitas em... dólares. ;)
Colocado por: aarr2021
Eu ? O voçê é que não sabe o que diz e pensa que sabe.
Colocado por: hangasEm alguns países (Quenia, Congo, Egipto, Ghana, India) até o M-Pesa (que nem sequer é uma crypto moeda) tem tanta ou mais aceitação que a moeda oficial.
E é centralizada, não por um governo ou banco central, mas, pasmem-se, por operadores de telecomunicações
Colocado por: luisvv
Eu sei pouco e estou ansioso para ser elucidado sobre a aceitação obrigatória de moeda de um estado no território de outro estado.
(e antes de começar um exercício de contorcionismo, sim, na minha ignorância conheço casos em que de uma maneira ou de outra certos Estados usam moeda de outros).
Colocado por: hangasEm alguns países (Quenia, Congo, Egipto, Ghana, India) até o M-Pesa (que nem sequer é uma crypto moeda) tem tanta ou mais aceitação que a moeda oficial.
E é centralizada, não por um governo ou banco central, mas, pasmem-se, por operadores de telecomunicações
Colocado por: aarr2021Isso é comparar o incomparável !
Colocado por: QuilleuteEssa desconhecia, vou procurar informação sobre isso, ( até dá dó... 🤦🏽 )
Colocado por: euEste m-pesa é realmente muito interessante.
Colocado por: hangas
Incomparável porque e com o que? Porque não se classifica como "currency"?
Pode não ser tecnicamente uma moeda. Mas (dados de há 5 anos) no Kenia já movimentava uns 25% do PIB.
Era usado por uma franja da população que nem a contas bancarias tinha acesso.
Era o principal meio monetário de pagamento das despesas correntes.
nota: e para isto não era preciso um telefone XPTO, bastava um tijolo qq com um SIM do operador.
Contorcer, esta na porta errada veja la os contratos internacionais ,
banco mundial , etc, mas não pesquise na internet eu tenho eles por aqui e ainda cai em falácia
Colocado por: luisvv
Já começou... vamos lá, então:
"Contrato" é, por definição,um acordo voluntário entre 2 ou mais partes.
Vá continuando a mandar postais...
Outra.. "Banco Mundial"...
Continua só a escrever nomes que leu algures. O Banco Mundial é uma instituição internacional, que como é evidente não tem qualquer tipo de poder para obrigar seja quem for a usar moeda de outro Estado.
Dedique-se a assuntos que domine ..
Pois bem veja lá um contrato financiado pelo Banco Mundial e depois venha ca dizer a moeda que la fica.
Voçê não percebe mesmo nada disto e estar a distorcer tudo , explique la os contratos internacionais entre o governo português e outros governos a ver se não são obrigados a pagar em USD .
Poderia lhe mostra milhões de contratos de empreitadas até prestações de serviços , mas assim ensinava de graça.
Colocado por: aarr2021Pergunte como se pagou as vacinas que foram compradas .
Colocado por: NLuzPor acaso a minha mulher começou ontem um curso para executivos de BlockChain & SmartContracts 😉
Colocado por: Mariacorreia
Onde? Vim parar a esta discussão por acaso...fiz um curso de direito e blockchain e a bitcoin não me despertou curiosidade, os meus pais perderam muito dinheiro na bolsa há muitos anos, pelo que até compreender isto tudo muito bem acho estranho. A moeda para ter valor precisa da confiança generalizada dos cidadãos....foi o que sucedeu, por exemplo com a passagem do cruzeiro para o real no Brasil. Como no mundo só meia duzia tem computadores e net essa confiança generalizada não existe......na minha opinião reio que nunca irá existir e acho curioso já se andar a falar em regulamentação quando era disso que o criador do bitcoin fugia....Por gastar muita energia, ser de complexo entendimento e ter finitude creio que terá um fim....muita gente vai ganhar ou já ganhou muito dinheiro? sem duvida, mas muitos mais perderam, e muitos perderam muito....Mas agradeço o que aprendi neste tópico...se precisarem de uma advogada para processos de fraude e afins, ou para outras coisas be my guest ;)
Colocado por: Mariacorreiaacho curioso já se andar a falar em regulamentação quando era disso que o criador do bitcoin fugia
Colocado por: MariacorreiaPor gastar muita energia, ser de complexo entendimento e ter finitude creio que terá um fim....