Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 841

    Colocado por: RRoxxQuilleute, onde vais ver as infos das coins que compras? les os white papers ou tens algum site/trader que segues?


    Epá quem me dera ter a inteligência para perceber os white papers na sua totalidade, leio os fundamentais no site de cada moeda que me chama a atenção e complemento com análises do coinmarketcap e coingecko.

    Se não perceber após ler os fundamentais e as análises técnicas, e o preço desta é elevado, esqueço a moeda ... preciso de perceber onde vou meter o dinheiro a sério .

    Se a moeda é de cêntimos ( ou 0,000x) mas está a bombar invisto algum mas para lucrar em curto prazo ( aproveitar o pump and dump ) , tipo a DOGE , BTT’s etc
  2.  # 842

    Colocado por: chalana

    recomendo esta história a toda a gente aqui que não a conheça, só para adicionar mais alguma emoção à coisa.

    há um documentário no netflix, mas basta pesquisar no google por theranos ou elizabeth holmes para ler sobre isto.

    neste caso, houve um mar de gente (investidores e não só) a acreditar que uma máquina portátil fazia análises completas e a empresa chegou a estar avaliada em mil milhões de dólares. isto prolongou-se durante mais de uma década.

    se uma coisa destas foi possível em análises laboratoriais, que mesmo no liberalismo americano é uma actividade regulada, é fácil imaginar o que acontecerá no mundo das criptomoedas e blockchain, onde há pouca ou nenhuma regulação e em que empresas prometem mundos e fundos durante anos e todas elas prometem que têm a melhor tecnologia de blockchain para resolver determinado problema. afinal de contas não somos todos programadores para ir conferir se o código base cumpre ou não e não há ninguém que regule isso para nos dizer como é.

    a tecnologia blockchain veio para ficar? acredito que sim. mas também acredito que é muito difícil distinguir o que realmente vai vingar do que é só fogo de vista. quanto mais procuro informação mais projectos encontro. tenho mais de 50 moedas na minha watchlist do coinmarketcap, e estou a falar só de projectos supostamente sérios, ignorando as dogecoins e safemoons.

    alguns exemplos:

    a ADA para uns é o futuro, para outros é nADA.

    a VET é um poço de discussões sobre se blockchain realmente é tão mais eficaz e necessário que uma simples base de dados no controlo logístico.

    a BTC tem uma tecnologia claramente ultrapassada.

    há mil projectos de layer 2 em Ethereum.

    há mil projectos que dizem ser melhores que a rede Ethereum (e alguns até poderão ser, mas tal como a bitcoin, parece que a antiguidade é um posto).

    há mil moedas tipo Monero, completamente privadas.

    Depois:

    - há influenciadores no twitter com dezenas de milhares de seguidores a dizer que prevêem que moeda x vai subir imenso, mas atrás dessa previsão vão dezenas de milhares de pessoas comprar essa moeda o que efectivamente faz com que o valor suba imenso... foi uma previsão ou foi uma "self-fulfilling prophecy"?

    - há grupos com milhares de pessoas no discord, telegram, reddit, comunidades inteiras à volta de cada criptomoeda e o seu interesse é que aquilo suba de valor, pelo que muitas vezes a procura de informação é só uma câmara de eco em que se repetem as mesmas informações que estão no site ou no whitepaper do projecto sem sentido crítico nenhum...

    - e ainda há CEOs e CTOs e Developers com 10% e 20% (ou mais) das tokens em circulação, que podem muito bem chegar a um dia em que dizem "bom, que se lixe, não conseguimos melhor que isto, vamos vender tudo" e deixar dezenas de milhares de holders com uma moeda instantaneamente desvalorizada.

    isto tudo para dizer que numa bull run é fácil dizer que projecto x é muito bom e tem muito valor, mas daqui a uns tempos provavelmente vamos assistir a uma bolha como aconteceu com as empresas dotcom e depois disso é complicado saber quais vão ficar.

    a curto prazo, o melhor é apostar em moedas que pelo menos pareçam sérias, tenham algo diferenciador e sejam apoiadas por uma grande comunidade e alguns influenciadores de peso. arriscando mais, aponto para moedas que não estejam ainda nas grandes plataformas (coinbase e binance) e/ou fora do top 100, pois provavelmente terão mais hipóteses de crescer 100x ou 1000x o que dá para arriscar pouco em cada uma e ter ganhos significativos. a longo prazo dificilmente alguém consegue prever o que quer que seja.

    a dificuldade, como em tudo, é apostar nos cavalos certos e nos tempos certos do mercado. se eu soubesse quando esta bull run vai acabar nem me preocupava muito em escolher, atirava dinheiro a tudo e ficava à espera.
    Concordam com este comentário:NTORION


    Concordo parcialmente com a sua análise, o mundo cripto é incerto na sua globalidade e altamente volátil , mas esse é exactamente o motivo pelo qual é possível ganhar dinheiro nele.
    Existem SCAMCoins ( Bitconnetc ) , RugPulls ( Safemoons ) , “influencers”, ( Forex) , telegrams / discord’s ( bolhas ), mas sou da opinião que se a pessoa que procura investir , se der ao trabalho de aprender os conceitos básicos da criptomoeda e aprender a ler os fundamentais, consegue perfeitamente detectar “esquemas” e afastar-se destes.
    Fujam a sete pés de “intermediários” e só deixem em exchanges o que estão dispostos a perder.

    Nunca fui gajo de jogar dinheiro nelas todas e esperar que corra bem ( não curto perder dinheiro ), mas cada um sabe de si e a estratégia que é melhor para atingir os seus objectivos.

    Ps ...”ha mil projectos de layer 2 na ethereum”, se é esse o resumo que acha apropriado para a ETH , mostra-me que não está inteiramente informado sobre o projecto, sobre o que atingiu ou o que atingirá.

    Acompanho a ETH quase ao mesmo tempo que a BTC, e a Ethereum é como se fosse a internet que hospeda diversos sites (aplicações descentralizadas) e permite que elas funcionem através da utilização de uma única Blockchain, permitindo que seja muito mais simples criar outros ativos digitais decentralizados.

    Invisto na BTC porque apesar de não ter utilidade prática, é o pai da Criptomoeda, mas invisto na ETH , porque ela é a MÃE das Blockchains, é literalmente a Internet 2.0.
  3.  # 843

    Importante ver :

    Até para se ter noção de como podemos evitar este tipo de SCAMS, que são tão comuns e aumentam consideravelmente, cada vez que nos aproximamos de um final de ciclo.

    https://www.google.pt/amp/s/amp.sicnoticias.pt/programas/essencial/2021-04-28-Essencial-Burlas-com-criptomoedas-chegam-a-Portugal-4481f23b
  4.  # 844

    Colocado por: QuilleuteInvisto na BTC porque apesar de não ter utilidade prática, é o pai da Criptomoeda, mas invisto na ETH , porque ela é a MÃE das Blockchains, é literalmente a Internet 2.0.


    Em bom rigor a BTC é exatamente o q refere, se tem aparecido em segundo ou terceiro lugar era mais uma. Assim é a referência.
    Outra coisa que referem, q serve como moeda de reserva por ter 1 número limitado, não faz qq sentido na minha opinião.
  5.  # 845

    Colocado por: Quilleute

    Concordo parcialmente com a sua análise, o mundo cripto é incerto na sua globalidade e altamente volátil , mas esse é exactamente o motivo pelo qual é possível ganhar dinheiro nele.
    Existem SCAMCoins ( Bitconnetc ) , RugPulls ( Safemoons ) , “influencers”, ( Forex) , telegrams / discord’s ( bolhas ), mas sou da opinião que se a pessoa que procura investir , se der ao trabalho de aprender os conceitos básicos da criptomoeda e aprender a ler os fundamentais, consegue perfeitamente detectar “esquemas” e afastar-se destes.
    Fujam a sete pés de “intermediários” e só deixem em exchanges o que estão dispostos a perder.

    Nunca fui gajo de jogar dinheiro nelas todas e esperar que corra bem ( não curto perder dinheiro ), mas cada um sabe de si e a estratégia que é melhor para atingir os seus objectivos.

    Ps ...”ha mil projectos de layer 2 na ethereum”, se é esse o resumo que acha apropriado para a ETH , mostra-me que não está inteiramente informado sobre o projecto, sobre o que atingiu ou o que atingirá.

    Acompanho a ETH quase ao mesmo tempo que a BTC, e a Ethereum é como se fosse a internet que hospeda diversos sites (aplicações descentralizadas) e permite que elas funcionem através da utilização de uma única Blockchain, permitindo que seja muito mais simples criar outros ativos digitais decentralizados.

    Invisto na BTC porque apesar de não ter utilidade prática, é o pai da Criptomoeda, mas invisto na ETH , porque ela é a MÃE das Blockchains, é literalmente a Internet 2.0.


    Concordo com toda esta análise, principalmente nos paralelismos com a bolha de Dot.com.

    É assustador o quão parecidos estão os tempos e o fascinio nesta nova tecnologia (na altura a internet).

    No entanto discordo de dois pontos: BTC e ETH.

    Para mim são a Microsoft e Intel desta geração. Agora quem são a Ebay, Amazon, etc que rolaram a onda da dot.com, MAS, sobreviveram porque eram sólidas? Não faço ideia.

    A BTC e ETH são diferentes pelos motivos que o Quilleute explanou, e eu acrescento um ponto, nunca mais houve uma Crypto com um White paper e um inicio tão honesto como o da BTC e, por consequencia, tão segura como ela.

    Pode estar velha, e com pouca practibilidade, mas como reserva de valor e proteção de riqueza. Intocável.
    Concordam com este comentário: Quilleute
  6.  # 846

    Colocado por: NTORIONserve como moeda de reserva por ter 1 número limitado, não faz qq sentido na minha opinião.


    Mas aí já entra na área da economia sustentável e na saúde do ecossistema económico, leia o livro Prosperity without Growth - Economics for a Finite Planet (Prosperidade sem Crescimento: Economia para um Planeta Finito) de Tim Jackson.

    Para perceber como a economia infinita, está em completo desacordo com a base de recursos finitos e o equilíbrio ecológico do qual dependemos.

    Depois basta entender o motivo pelo qual um dos objectivos de S Nakamoto era resolver o problema da desvalorização infinita das moedas fiduciárias no sistema atual, daí ter limitado a emissão da BTC.

    Nakamoto disse que “ A raiz do problema com a moeda convencional é toda a confiança necessária para fazê-la funcionar. O banco central deve ser confiável para não depreciar a moeda, mas a história das moedas fiduciárias está cheia de violações dessa confiança. Os bancos devem ser confiáveis ​​para manter nosso dinheiro e transferi-lo eletronicamente, mas eles o emprestam em ondas de bolhas de crédito com apenas uma fração na reserva.”

    Como em tudo ... ele tinha razão.
    Concordam com este comentário: RRoxx
  7.  # 847

    Colocado por: Quilleutedaí ter limitado a emissão da BTC

    Mas para tal funcionar era necessário só existir BTC... E que toda a gente transacionasse nela.
  8.  # 848

    A BTC nao e assim tao descentralizada como dizem pelo contrario quem tem mais poder de mineracao detem o controlo da validacao de novos blocos
  9.  # 849

    Colocado por: Reduto25A BTC nao e assim tao descentralizada como dizem pelo contrario quem tem mais poder de mineracao detem o controlo da validacao de novos blocos


    Verdade, mas como é que eles exercem esse poder?

    Deixam de minerar?

    A mineração devido aos seus custos está cada vez mais concentrada, mas isso para mim não é centralização porque é tudo opensource.

    Recusam-se a minerar e/ou validar? vem outros para o lugar deles...

    Vão à falencia? Idem...

    Dão sempre esse argumento mas não consigo entender como a concentração desse processo centraliza a moeda.

    EDIT: Eu quando penso em centralização penso em manipulação da moeda ao estilo do FED e ECB. Mineração concentrada acarreta sempre o risco de Bottlenecks na rede caso algum destes Big-players saiam do cenário (qual quer que seja esse motivo) aumentando assim os tempos de transação. No entanto, a nossa BTC.... continua segura.
    Concordam com este comentário: Quilleute
  10.  # 850

    Colocado por: NTORION
    Mas para tal funcionar era necessário só existir BTC... E que toda a gente transacionasse nela.


    Pelo contrário. A sua existência em paralelo com moedas que desvalorizam regularmente coloca em evidência essa característica e cria os incentivos certos para quem vê nisso uma vantagem.
  11.  # 851

    Colocado por: NTORION
    Mas para tal funcionar era necessário só existir BTC... E que toda a gente transacionasse nela.


    Não nos podemos esquecer, que a BTC era um projecto idealista. Claro que para todo o ecossistema funcionar em pleno, teria de ser globalmente adoptado, no entanto já provou ( ao existir em simultâneo) que afinal sustentabilidade económica é possível e que ameaça o status quo do sistema bancário/governos.

    Foi o tiro final de Nakamoto e é por isso que desde a sua criação ( BTC ) que foi criada uma campanha de desinformação ( associação ao submundo criminal ) que se arrasta faz anos.
    O sistema bancário não vai abdicar facilmente do controlo da economia global , muito menos os governos.
  12.  # 852

    Colocado por: Sombrafar

    Verdade, mas como é que eles exercem esse poder?

    Deixam de minerar?

    A mineração devido aos seus custos está cada vez mais concentrada, mas isso para mim não é centralização porque é tudo opensource.

    Recusam-se a minerar e/ou validar? vem outros para o lugar deles...

    Vão à falencia? Idem...

    Dão sempre esse argumento mas não consigo entender como a concentração desse processo centraliza a moeda.

    EDIT: Eu quando penso em centralização penso em manipulação da moeda ao estilo do FED e ECB. Mineração concentrada acarreta sempre o risco de Bottlenecks na rede caso algum destes Big-players saiam do cenário (qual quer que seja esse motivo) aumentando assim os tempos de transação. No entanto, a nossa BTC.... continua segura.
    Concordam com este comentário:Quilleute



    A realidade e que se os chineses pararem não há ninguém que os substitua isso e clarinho e vai por água a baixo , nenhum país moderno e que não seja de segundo mundo permite alguém abrir um centro de mineração de BTC quando nos direcionamos claramente para uma sociedade preocupada com o ambiente , para não falar do custo de maquinaria que não e qualquer um que tem , e o preço da eletricidade que consome para ser considerado significante . No guem substitui algo deste tamanho do dia para a noite se não já o tinham feito . Enquanto a BTC funcionar com Pow nunca vai ser descentralizada
  13.  # 853

    A BTC tem que perder no longo prazo para melhores e mais eficientes tecnologias.

    Eu meti-me recentemente nisto, mas já troquei BTC por NANO, exatamente por esse este fator.
  14.  # 854

    Colocado por: Reduto25nenhum país moderno e que não seja de segundo mundo permite alguém abrir um centro de mineração de BTC quando nos direcionamos claramente para uma sociedade preocupada com o ambiente , para não falar do custo de maquinaria que não e qualquer um que tem , e o preço da eletricidade que consome para ser considerado significante


    Não concordo, qualquer país com larga capacidade de energias renováveis pode assumir essa tarefa ( Portugal por exemplo , veja-se o investimento em Sines para produção de hidrogénio verde , Sines 4.0 ; SINES TECH ), e pode apostar que cada vez que a China perder terreno nesse campo, são vários os países a chegar-se á frente ( Canadá , EUA com recurso a energia hidroelétrica)

    A questão é que a China não vai abdicar desse poderio.
    Concordam com este comentário: Sombrafar
  15.  # 855

    Estamos a assistir a uma mudança no paradigma das criptomoedas, pelo aumento de adopção institucional e por novos desenvolvimentos como é o caso dos NFTs que têm um potencial enorme.
    Já há muitas empresas a comprar BTC e ETH para fazer hedging no seu balanço contra a inflação das FIAT, a qual parece inevitável face à quantidade de moeda que os bancos centrais andam a imprimir.
    A entrada de investidores institucionais vem demonstrar a maturidade do mercado e irá contribuir para diminuir a volatilidade. Quem acompanha os trades certamente têm-se apercebido do movimento das chamadas "baleias", para liquidar posições short e long. Quem agora usa leverage, tem uma maior probabilidade de ser liquidado.
    A tecnologia blockchain veio para ficar e se acham que consome muita energia, quanto acham que consome um banco? O pessoal das velas também disse que a lâmpada nunca iria resultar, e os tipos dos cavalos e dos coches, acharam que íam ser o transporte do futuro...
    Concordam com este comentário: Quilleute
  16.  # 856

    Não absorve nem o consumo interno as renováveis quanto mais minerar bitcoins
  17.  # 857

    Colocado por: ricardo.rodriguesA BTC tem que perder no longo prazo para melhores e mais eficientes tecnologias.

    Eu meti-me recentemente nisto, mas já troquei BTC por NANO, exatamente por esse este fator.


    Acredito que daqui a 10 anos ( 2 ciclos +/- ) a ETH já terá superado a BTC precisamente por essa razão.
    Mas neste preciso momento, não trocaria BTC por NANO ( ou por qualquer outra moeda ) , mas aí já é uma opinião pessoal.
    Concordam com este comentário: Sombrafar
  18.  # 858

    Colocado por: Reduto25Não absorve nem o consumo interno as renováveis quanto mais minerar bitcoins


    Garanto ( e qualquer um pode ver ) que não é porque não haja essa capacidade , ( veja-se a Islândia e a Noruega a funcionar 365 dias a 100% de energia renovável e ainda exportam) mas porque outros interesses se levantam.
    ...🤷🏽
    • eu
    • 28 abril 2021

     # 859

    Colocado por: QuintinhasA tecnologia blockchain veio para ficar e se acham que consome muita energia, quanto acham que consome um banco?


    Se existem criptomoedas alternativas que fazem o mesmo que a bitcoin, mas que gastam apenas uma ínfima parte da energia, porque adoptar a bitcoin?
    Concordam com este comentário: ricardo.rodrigues
  19.  # 860

    Simples , a capacidade de valorização da BTC ainda é demasiado apetecível e lucrativa. E até a data, apesar de já existirem concorrentes a virar-se para as energias renováveis ainda não tem a capacidade no mercado global para fazer concorrência directa.

    Grão a grão...
 
0.2753 seg. NEW