Iniciar sessão ou registar-se
    • Vale
    • 9 abril 2008 editado

     # 1

    Já reparei que a imagem é muito pequena e eu pelo menos aqui não a consigo aumentar ... alguém sabe como se aumenta a imagem?
  1.  # 2

    Já reparei que a imagem é muito pequena e eu pelo menos aqui não a consigo aumentar ... alguém sabe como se aumenta a imagem?
    •  
      FD
    • 9 abril 2008

     # 3

    Olá,

    Qual é o link do seu álbum de fotos no Sapo?

    Já agora, por onde é que se entra? É pela esquerda?
    • Vale
    • 9 abril 2008 editado

     # 4

    Sim, é pela esquerda.
  2.  # 5

    Boa tarde Vale,

    Tive a analisar a planta da sua casa. Confesso que há algumas questões que não me agradam pessoalmente e como técnica. Vou inumerar por pontos:
    1. A entrada de uma habitação, seja ela moradia ou não, convém ser feita dando acesso em primeiro lugar às zonas mais sociais da casa, ou seja, sala de estar, cozinha, etc....salvaguardando a zona dos quartos para uma zona secundária, onde por arrasto será mais sossegada e tranquila.
    2. A organização dos espaço deverão ser criados de forma a não haver cantos ou recantos (ex.sala e corredor), porque na sua utilização diária, para além de não darem muito jeito com os móveis, não proporcionará uma noção de espaço "limpo", sóbrio, organizado.
    3. O corredor parece-me ser para além de comprido (que consequentemente desperdiça espaço), que se desenvolve com demasiadas torções.
    4. Numa casa não é necessariamento obrigatório que todos os espaços estejam delimitados por paredes (isto é uma opinião pessoal), eles poderão estar perfeitamente definidos através uma série de "truques", e que no final nos proporcione uma noção de maior espacialidade da casa.
    5. Na organização das Instalações Sanitárias tentaria organizar as louças permitindo ver o lavatório de frente. Na sua casa é perfeitamente possível organizar de forma diferente e mais agradável.

    Parece-me que com a área e a proporção que a casa tem, é perfeitamente possível organizar os espaços de uma forma mais clara, sem disperdiçar espaço em circulações e cantos inúteis, possibilitando com um resultado final que de certeza que lhe agradará mais.

    Desculpe se só falei aspectos de alguma forma negativos, mas estas questões foram postas somente no sentido de ajudar, conforme solicitou.

    Cumprimentos
  3.  # 6

    Para mim mudava varias coisas nesse planta (posso dizer que fiz a planta da minha casa e depois de pronta se fosse hoje já fazia algumas coisas ao contrario).
    Ex:
    Passava a cozinha para o quarto da frente.
    Passava o quarto para o sitio das WC.
    As WC tentava encaixar onde estão as escadas.
    Fazia uma WC pequena c/ sanita e lavatório, na zona dita publica, (eu tenho, dá muito jeito.)
    Outra opção era passar cozinha e sala para a frente e os quartos todos para trás, neste casa o acesso a cave era feito pelo hall.
  4.  # 7

    Após análise ponderada, cumpre-me tecer os seguintes comentários.
    A organização funcional da planta é CAOTICA... apresenta-se quase como uma "manta de retalhos", com excesso de circulações e "voltinhas" nos compartimentos.

    Está mal resolvido o programa. Não pretendo dizer só mal... mas é impossível. As coisas são como são.

    Se o Projecto entrou este ano na Câmara municipal, decerto será indeferido... pois não me parece cumprir a legislação referente a acessibilidades, nomeadamente a Instalação sanitária e alguns acessos(zonas de manobras obrigatórias nas circulações para acesso a outros compartimentos)

    É um facto... que o hall de entrada é estranho... existe uma zona de chegada, mas para se aceder à sala (Zona Social) teremos quase que dar a volta aos fundos... estranho.

    A circulação interior é escura e sombria... O quarto pricipal/ suite... porque razão a porta não se projecta para uma zona mais intima... esta defronte para a entrada da sala e é concorrente com a circulação da zona social.

    Mais não posso analisar pois os dados fornecedos são escassos. Mas que existe muita área desperdiçada, existe...

    A coordenação com a estrutura.. também se vislumbra pouco ou nada ponderada... mais pilares, vigas que poderão aparecer aqui e acolá, etc...

    Vale, vai-me desculpar... mas o seu investimento neste projecto que apresenta, não é o melhor.

    Mais uma coisinha... onde está a banheira, na I.S. completa parece-me desenhado uma base de duche.

    PS: subscrevo as criticas da SRarquitecturas... e boa sorte.


    ÁGUA-MESTRA, Lda
  5.  # 8

    Concordo plenamente com os posts anteriores, é um mau projecto.

    Nota: Isto só sobre a planta imagino os alçados!
  6.  # 9

    Vale

    sem querer ferir susceptibiliades mas a planta da sua casa parece um labirinto.
  7.  # 10

    Boa Noite, Amigo(a) Vale, antes demais subscrevo tudo o que já aqui se disse, é inacreditável percorrer um labirinto para entrar na sala, quando esta deve ser o compartimento nobre da casa, merecendo um vestíbulo de entrada ou entrando-se mesmo directamente nesta.
    Inacreditável o closet do quarto; a I.S. (DL 163-06)
    Note que tem uma moradia com um polígono de 16x14m para poder fazer... o que quiser (por muitas condicionantes que o terreno possa ter), e não é difícil, bem se foi um colega a projectar esta moradia das duas uma ou ele estava com um grau de alcoolémia aí duns 3 g/l no sangue ou então (não é colega) e é um dos 90% que "ainda e não se sabe até quando" podem assinar projectos de arquitectura e não deviam e esta é uma prova concreta e "sui generis".
    NOTA: - Aconselho-o a ponderar e a não levar por diante este projecto, vai ver que não vai gostar.
    Cumprimentos,
    Carlos Dias
    • Vale
    • 11 abril 2008

     # 11

    Agradeço a todos pelos comentários, porque realmente queria ter uma opinião de quem está de fora.
    Ás vezes não conseguimos ver o óbvio. E antes agora que mais tarde.
    • Mac
    • 11 abril 2008 editado

     # 12

    Não sou técnico mas também me parece confusa a casa. Acima de tudo pouco prática e pouco funcional.
    Não conheço as dimensões do terreno mas parece-me que o problema começa logo por a casa ser demasiado "quadrada". Se o terreno permitisse alongava uma das fachadas e diminuia a outra. Isso ia depois facilitar a organização interior dos espaços.
    Também vou iniciar a construção de uma moradia e gostava de colocar aqui o projecto para sugestões mas não sei como inserir aqui a imagem. Help!!!
    Cumprimentos
    •  
      FD
    • 11 abril 2008

     # 13

    Vale,

    Quanto à imagem, não é possível colocar maior porque no Sapo Fotos está neste mesmo tamanho.

    Mac,

    Envie as fotos para o seguinte endereço: fenda2021(arroba)fotos.sapo.pt (substituindo o (arroba) por @)
    Depois de as enviar, veja se ficam disponíveis aqui: http://fotos.sapo.pt/forumdacasa

    A partir daí diga que eu coloco aqui.
  8.  # 14

    olá! eu tambem me encontro praticamente na mesma situação do sr. vale. no entanto ainda tenho apenas um estudo do que poderá vir a ser o ''projecto oficial'' que entrará na camara. trata-se tambem de um r/c + cave, com uma area de 150m2(o r/c). vou colocar aqui a minha planta, espero que o sr vale não se importe, mas assim tambem me dão ideias de alguma alteração que se possa fazer para melhorar os espaços e a funcionalidade e quem sabe, dará para tirar outras ideias!
    questões:
    as areas serão boas, ou pequenas?
    as divisões estarão bem localizadas (relativamente ao norte, sul, nascente,etc)?


    obrigado!

  9.  # 15

    Pois siclpema... andamos nós (pelo menos EU) a fazer o papel do técnico que contratou (pagou)!!!!...
    não me vou alargar muito... pois ao fim ao cabo sinto-me a "ensinar" como fazer um "projecto de arquitectura" a técnicos que podem assinar, mas não sabem o q fazem...

    Mais um projecto que não cumpre o DL 163/2006 (acessibilidades)... fora outras questões realtivamente a desporporções de alguns compartimentos.
    As orientações solares não bastam para analizar projectos, Também tem q se entrar em conta com objectivos de ordem funcional, sistema de vistas e outros...
  10.  # 16

    desculpe sr pedro barradas, mas esse DL 163/2006 não é relativo ao acesso a deficientes? pensava que aquele ''circulo'' no wc da parte social se aplicava a isso, ao acesso a deficientes... é o meu mal e de muitos que querem construir, é que não sao especialistas no assunto, logo olham para o que lhes parece mais importante, e nem sempre se vê aqueles detalhes que acabam por fazer uma grande diferença no projecto final!
    vi agora que não referi um erro que tem na planta, relativo ao wc principal,e corredor de acesso aos quartos, essas areas estão incorretas, não sei ao certo qual é a area certa (so estarei com o tecnico na proxima semana para discutir o assunto) mas ele ja me confirmou o lapso...como ainda é apenas um estudo é apenas para tirar a ideia principal de como ficará a casa...assim que saiba corrigo na foto para não haver erro!
  11.  # 17

    Não não é apenas para deficientes... é para possibilitar a adaptação do fogo a pessoas com mobilidade condicionada.
    Aquele circulo de 1,50m, não está lá a fazer nada... além de sobrepor à sanita (que poderá, mas sobre determ. condições) faltam o resto dos aparelhos sanitários e espaços de manobra acessórios. O técnico que estude. Sim, algumas áreas estão manifestamente incorrectas... mas isso era obvio ser gralha...

    Você... não tem q perceber do assunto. O técnico é que tem.!!! e portanto este (o técnico) terá de lhe apresentar(seja em fase de projecto ou estudo prévio) soluções que cumpram e tenham em consideração a globalidade da construção. Também aqui, verifico a não compatibilização e total desprezo por uma eventual solução estrutural.
  12.  # 18

    Boa Noite, subscrevo o que o Pedro Barradas escreveu, vou-lhe dar só uma sugestão... digite no Google "DL 163/2006" e procure um pdf com esse decreto.
    É assim, siclpema essa sua I.S. para pessoas de mobilidade condicionada simplesmente não serve, pode reduzi-la e deixar lá o lavatório e a sanita e ganhar área extra.
    A I.S. para pessoas de mobilidade condicionada não é essa I.S. "gigante".... com duas pecinhas. É sim um espaço com as 4 peças sanitárias colocadas conforme exemplos explicitos no DL 163/06 em ANEXO
    3.3.4 - Em cada habitação deve existir pelo menos uma instalação sanitária que satisfaça as seguintes condições:
    1) Deve ser equipada com, pelo menos, um lavatório, uma sanita, um bidé e uma
    banheira;
    2) Em alternativa à banheira, pode ser instalada uma base de duche com 0,8 m por 0,8 m
    desde que fique garantido o espaço para eventual instalação da banheira;
    3) A disposição dos aparelhos sanitários e as características das paredes devem permitir a
    colocação de barras de apoio caso os moradores o pretendam de acordo com o
    especificado no n.º 3) do n.º 2.9.4 para as sanitas, no n.º 5) do n.º 2.9.7 para a banheira e
    nos n.os 5) dos n.os 2.9.9 e 2.9.10 para a base de duche;
    4) As zonas de manobra e faixas de circulação devem satisfazer o especificado no n.º
    Como vê não necessita desse WC. basta para tal que a sua C.Banho satisfaça estas condições
    Bom agora dando uma "olhadela" pela planta:
    Uma imensidão de hall de circulação para ver a porta de entrada da sala lá ao fundo.
    Porque não trocar a sala pela cozinha (assim a sala ficava com janelas/porta sacada a sul/nascente), inverter a porta de entrada, dividir esse espaço de hall ao meio separando logo a sala do restante, quase que dava para colocar o wc (sanita e lavatório junto da escada);
    Eu sinceramente a mim não me choca nada ir ao extremo de acabar com vestíbulo de entrada e entrar directamente na sala, tirando-se assim proveito de uma área de passagem (mas isto é um gosto meramente pessoal).
    o corredor na zona dos quartos não necessita dessa largura toda, pelo DL 163/06 pode ter 1,10m e ter até 0,90m (se a extensão não for superior a 1,5m.l.)
    um "pormenor sem a menor importância" a baia a separar o lavatório da banheira cria de certa forma um problema, primeiro não permite a entrada de luz, cria um zona de sombra (ainda para mais quando a janela está a poente), e também condiciona o movimento da pessoa.
    Comprimentos,
    Carlos Dias
  13.  # 19

    obrigado a todos pelas 'chamadas de atenção', opiniões e dicas!
    engraçado que ainda não tinha reparado nessa separação do lavatório, realmente estando a janela do lado que está, irá ter pouca luz...quanto à sala, ja tinha ideia em trocar pela cozinha, ate porque assim poderei colocar a sala em primeiro plano, e com porta(s) para o exterior. vou ler melhor sobre esse decreto, assim quando falar com o tecnico ja o poderei questionar sobre essas soluções! obrigado!
 
0.0217 seg. NEW