Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 5 março 2011

     # 41

    Colocado por: ItalianoFicamos à espera das fotos!


    Quando estiver tudo pronto... ainda falta a TV e os móveis laterais...
  1.  # 42

    Caro eu

    Parece-me a ideia genial. numa circunstância que as lareiras já passaram de moda!

    Gostaria de lhe dar um conselho, quando estiver a assistir aos debates politicos, daqueles bem QUENTES, aproveite e disfrute do calor nos seus pés, sempre junta o util ao agradável!

    Cumprimentos
  2.  # 43

    Ando a estudar uma situação em tudo semelhante a esta e estou decidido a avançar.
    Ao procurar quem me possa fazer isso na zona de Coimbra, dei com este forum onde já li este post e outros.

    Tenho uma situação muito semelhante à do utilizador 'eu' mas a coluna central com a lareira (fogão de sala com porta de vidro) e a sanca superior já existem. Não pretendo remover a lareira, apesar de não a usar nem fazer intenção disso, por impedimento técnico (a chaminé do vizinho de baixo passa dentro dessa coluna) e porque tal iria reduzir a classificação energética do apartamento, com implicação no IMI, como tal, deixa-la estar.. meto lá um aquário ou um monitor velho com um screen saver :)

    O mais simples seria fixar um suporte ao pladur já existente por cima da lareira, mas apesar de não fazer intenção de a usar, gostaria de fazer a instalação de forma a que na eventualidade de a lareira ser acesa minimizar o impacto do calor no LCD. Estou a pensar em fazer uma caixa recuada uns 10-15cm (5-6 para o LCD e mais uns 2-3 para o suporte) e deixar uma folga do resto para não apanhar com as correntes de convecção directamente. Colocar uma prateleira (de pedra por exemplo) sobresaida na base da caixa recuada para deflectir o ar também me parece ser uma boa ideia.

    Aproveito este post para pedir contactos de quem me possa fazer isto em Coimbra.

    Obrigado desde já.
      install.jpg
    • eu
    • 15 novembro 2011

     # 44

    Colocado por: ItalianoFicamos à espera das fotos!


    O prometido é devido:
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FD, alv, electrao, naar, Tavares Miguel, hangas
    • eu
    • 15 novembro 2011

     # 45

    Posso afirmar que o recuperador não afecta minimamente a visualização da TV, e que a TV não aquece quase nada, pois o ventilador "atira" o calor para a frente.
  3.  # 46

    Com que profundidade fez a "caixa"?
  4.  # 47

    Use um projector!
    Concordam com este comentário: two-rok, rodinhasfcp
  5.  # 48

    .. pena o ambilight não funcionar como devia com essa caixa... em vez da iluminação se desvanecer pela parede lateral... bate no obstáculo existente e fica muito forte.

    De resto, parece-me bem, gosto...

    PS: Desligar o ambilight é fácil ;)
    Concordam com este comentário: two-rok, R.Oliveira
    • eu
    • 17 novembro 2011 editado

     # 49

    hangas: a caixa tem cerca de 15 cm de profundidade, mas se fosse hoje não a fazia e colocava a TV à face, pois o aquecimento afinal não é muito relevante, porque o ventilador envia o ar quente para a frente. Eventualmente colocaria um pequeno deflector amovível por baixo da TV.

    Pedro Barradas: a foto (de má qualidade) engana muito, pois o ambilight não faz aquele clarão. De qualquer forma não eu não costumo usar o ambilight, aquilo estava assim porque os meus miúdos tinham estado lá a ver cartoons.

    Para quem tiver ideias semelhantes, podem avançar à vontade, pois os receios iniciais que muitos apontaram neste tópico, na prática não se verificam...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: electrao, hangas
  6.  # 50

    Colocado por: euhangas: a caixa tem cerca de 15 cm de profundidade, mas se fosse hoje não a fazia e colocava a TV à face, pois o aquecimento afinal não é muito relevante, porque o ventilador envia o ar quente para a frente. Eventualmente colocaria um pequeno deflector amovível por baixo da TV.


    E relativamente ao calor dissipado pela tubagem? Qual é a temperatura do pladur dentro do recorte para a TV?

    É que comecei a utilizar o recuperador, e não faço ideia e qual é a temperatura dentro da hotte, mas na zona que tenho demarcada para encastrar o LCD o pladur chega a ter picos de 50ºC. O pladur está actualmente a cerca de 20cm da tubagem de inox, não isolada. Fazendo o negativo para arranjar espaço para o LCD + suporte, uns 10 a 15cm, o pladur ficará muito em cima da tubagem, embora esta possa ser chegada para trás no máx uns 5cm.

    É que estou a ponderar isolar a tubagem de inox apenas na secção que passa junto à "caixa" da TV, e deixar um margem para a TV respirar, tal como o "eu" deixou.
    • eu
    • 28 dezembro 2011

     # 51

    Eu tenho duas camadas de pladur, com uma camada de cortiça (sim, cortiça!) entre as duas camadas de pladur. A camada interior aquece bastante, não medi temperaturas, mas certamente que serão uns bons 60 ou 70 graus nalgumas zonas. Já a camada exterior, no máximo atinge uns 30 a 35 graus, o que é perfeitamente inócuo...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: electrao, hangas
  7.  # 52

    Ah Ok. Também me parece uma boa ideia.
    Acho que prefiro essa solução à de isolar o tubo em si nessa zona, com lã de rocha ou algo que o valha.

    Obrigado pela dica!

    Também tinha pensado em forrar a face exposta ao tubo com uma manta térmica de aluminio.
    Custam para ai 6 Eur um pack de 6 de 100x200cm.

    Se calhar duas camadas de pladur, com caixa de ar entre as duas, e a manta térmica na exterior será a minha melhor opção.
    Concordam com este comentário: eu
    • eu
    • 28 dezembro 2011

     # 53

    Colocado por: hangasSe calhar duas camadas de pladur, com caixa de ar entre as duas, e a manta térmica na exterior será a minha melhor opção.

    E como o pladur é muito barato, se quiser melhorar ainda mais, é só colocar uma camada extra de pladur.
    • hangas
    • 31 janeiro 2012 editado

     # 54

    Acabei por não abrir a caixa. Acabei por comprar uma TV mesmo muito fina (29mm incluindo suporte) e monta-la normalmente na parede existente.

    Apenas fiz uma abertura para colocar uma caixa de derivação de uns 20x30cm para acomodar os cabos todos a qual está ligada uma conduta que vai sair junto ao móvel.

    Apesar de não ter notado grandes problemas com a temperatura, ainda assim optei por, através da abertura dos cabos colocar a manta térmica de Mylar na parte interior para reflectir o calor, e ainda fita de aluminio pelo exterior na zona onde fica a TV só para dissipar eventuais pontos quentes.

    O mais importante acho que foi ter colocado uma prateleira de uns 15cm em vidro preto por baixo da TV para servir de deflector, também ela com fita de aluminio na parte inferior.
    Concordam com este comentário: Tavares Miguel
    • eu
    • 31 janeiro 2012 editado

     # 55

    Colocado por: hangasAcabei por não abrir a caixa. Acabei por comprar uma TV mesmo muito fina (29mm incluindo suporte) e monta-la normalmente na parede existente.

    Fotos, queremos fotos! ;)

    Se fosse agora, também tinha feito isso. O problema do aquecimento é muito menor do que pensava...
    Concordam com este comentário: Tavares Miguel
    • hangas
    • 31 janeiro 2012 editado

     # 56

    Por acaso tenho fotos de alguns passos do "making of" mas para já coloco apenas duas do resultado final.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, electrao, Tavares Miguel
      Screen Shot 2012-01-31 at 4.09.27 PM.png
      Screen Shot 2012-01-31 at 4.09.37 PM.png
    • hangas
    • 31 janeiro 2012 editado

     # 57

    A passagem dos cabos


    Depois ainda levou um "tijolo" de espuma para bloquear eventuais correntes de ar quente por convecção que teimei em subir pelo tudo.
    A entrada do tudo também está igualmente tapada com um disco de espuma.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: electrao
      Screen Shot 2012-01-31 at 4.10.56 PM.png
    • hangas
    • 31 janeiro 2012 editado

     # 58

    .
    • eu
    • 31 janeiro 2012

     # 59

    Ficou excelente!
    Concordam com este comentário: sergyio
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hangas
    •  
      FD
    • 1 fevereiro 2012

     # 60

    O recuperador/lareira ficou descentrado da parede por alguma razão ou foi opção?
 
0.0246 seg. NEW