Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    A transição de papel para CAD foi diferente, estávamos no período da massificação da informática. A informática era um mal necessário, mais não fosse para poupar tempo nas memórias descritivas e termos de responsabilidade.
    A forma de desenhar em estirador e a forma como se começou a desenhar em CAD era muito idêntica, seguia os mesmos princípios. O único investimento eram os equipamentos informáticos e algumas horas a aprender meia dúzia de comandos.
    O BIM é diferente, muda completamente a forma de pensar e executar o projeto. Requer investimento e formação que não é nada barata. O retorno disso não se vislumbra a médio prazo.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Keepper, marco1, Mk Pt, RicardoPorto
  2.  # 22

    Colocado por: zedasilvaA transição de papel para CAD foi diferente, estávamos no período da massificação da informática
    e se formos a ver os custos com papel tambem eram elevados, mas nada que se compara com os programas e maquinas para bim
  3.  # 23

    Pois, não é fácil! :(
    Sobretudo quando a nossa cultura não dá muita importância a planeamento em geral e, neste caso, aos projectos.

    Precisamente para evitar pirataria e cativar este tipo de mercados, há vendors que aplicam preços especiais baseados na localização geográfica. Outros, por volume de negócio.

    Já tivemos casos onde "clientes" esperavam preços de licenciamento ridículos. Claramente a coisa iria para a pirataria. Oferecemos licenças (!) e assim não foram para a concorrência e ainda obtivemos alguma forma de publicidade gratuita. Acabou por ser vantajoso :) Moral: talvez expor o caso ou falar directamente a ver se cola?
    Concordam com este comentário: antonylemos
  4.  # 24

    Colocado por: JoelMeu uso um computador normalissimo
    correto, mas não é dos mais básicos. no minimo um multi core, 16GB ram, uma gráfica decente... já será um animal na ordem dos 1200 a 1500. Normal para mim, não é o normal para o cidadao comum (300€ em promoção na worten), mas é muito abaixo de uma máquina dedicada pra gaming ou renderização.

    portanto para renderização todo pipi.. sobe o tarifário.. os DO já começam a não se contentar muito com renders básicos .. por isso,ou se investe numa máquina ou não (depois é claro, nao vai sobrar pra software.. toca a sacar do pirate bay.

    quantro ao software um Cad Lt custa 350€ por ano, um Revit custa seis vezes isso... por isso um gabinete sério com programas e licenças legais já vês uma grande diferença.. divide isso por 4 ou 5 computadores... os honorários têm de subir.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, fredcunha, ADROatelier, Mk Pt
  5.  # 25

    Colocado por: antonylemosos honorários têm de subir.

    Não digas isso que vem já dois ou três users dizer que os projetistas são uns ladrões que andam a fazer rios de dinheiro à custa do bom momento que passa a área da construção...

    Como disseram aqui atrás, não é com projetos de 2500€ (nas especialidades de engenharia) que se vai suportar gastos com softwares como REVIT e afins...
  6.  # 26

    Colocado por: fredcunha
    Como disseram aqui atrás, não é com projetos de 2500€ (nas especialidades de engenharia)

    Outro dia recebi um email publicitário com preços de projectos de especialidade... Que tudo... Não ultrapassava os 1200€... Inclui taxa gas e os 70% da taxa Adene. Incrível, não é!!?

    Eu como técnico achei a proposta ultrajante... Completamente indigna para executar o trabalho de forma séria, competente e informada. Imagino a qualidade e dedicação dos mesmo a cada cliente...

    Foi directo para a pasta spam.
    Outro que recebi... Um eng civil, que fazia 3ds!!? Um brasileiro... Esquemas, devia mandar os trabalhos para alguém no Brasil... Tinham mau aspecto, falta do devido enquadramento e adequação ao ambiente do território nacional...
    Devia ser barato... Não pedi preços.

    Há mais exemplos... Em grupos do Facebook... É as dezenas ofertas mirabolantes... Isso e as casas modulares... Ou melhor, 3ds de ideias de casas modulares que nunca terão aquele aspecto na realidade... E pior não cumprem a legislação portuguesa..
    Concordam com este comentário: fredcunha, Mk Pt
  7.  # 27

    Não sei, vejo algumas falácias. A realidade do que vejo é que, em Portugal, geralmente é pirateado, ora seja software BIM, ora seja Autocad. Atualmente, o software BIM corre em qualquer computador portátil até por volta dos 1000€, fixo e montado às peças conseguem muito mais barato que isso. Não precisa de ser uma máquina preparada para visualização tridimensional, nem lá perto. Se quiserem a passar a ser legais, como acho que deve de o ser, o Revit 2000€/ano porque é Autodesk, Archicad 5000€ (por vezes arranjam excelentes promoções para os 4000€), não estou a falar da versão LT que ainda é mais barato, e licença vitalícia. Caso queiram nunca mais compram na vida software. Certamente haverá outros ainda mais baratos, não estou certo deste mas creio que o Vectorworks anda nos 3000€ e vitalício também.

    Requer aprendizagem e tempo? Sim, mas também o que não requer na vida? Há uma mudança ligeira do processo de criação? Sim contudo não pensem que é algo mirabolante assim. Acho exagero, provavelmente de pessoas que viram fazer ou dizer e não fizeram ainda. A tecnologia está muito mais acessível. De uma coisa é certa, muito mais produtivo, vão fazer mais em menos tempo o trabalho.

    Mas há algo que acho que todos concordamos, os honorários de arquitetura é que têm de aumentar. Sei que a livre concorrência da união europeia confundiu o mercado da arquitetura em Portugal mas há por aí propostas apenas indecentes. Já vi propostas de 1000€/1500€ para arquitetura. Temos de valorizar mais a nossa área. Infelizmente, é um conjunto de situações complexas para isso acontecer.
    Concordam com este comentário: Anonimo1710
  8.  # 28

    Autodesk, já não tem licenças perpétuas.
    E outros estão todos a ir na onda...
    Concordam com este comentário: Mk Pt
  9.  # 29

    Colocado por: antonylemosquantro ao software um Cad Lt custa 350€ por ano, um Revit custa seis vezes isso... por isso um gabinete sério com programas e licenças legais já vês uma grande diferença.. divide isso por 4 ou 5 computadores... os honorários têm de subir.

    Se as ferramentas aumentarem a rapidez de desenvolvimento (e como tal permitir fazer mais projectos no mesmo tempo), podem até manter-se os honorários.

    Por outro lado, se os honorário se aumentarem, terão de se aumentar os benefícios para o cliente. Pode ser uma aposta na qualidade.

    Mas tem de haver benefício, seja um projecto mais rápido (para o projectista) para o cliente (que embora mais caro, será mais completo).
    Caso contrário, e a ferramenta sofisticada torna o gabinete MENOS competitivo. E isso é garantia de que nunca será adoptada.

    Se o mercado não absorve preços mais altos e se for imposto por lei a utilização de BIM, muitos gabinetes vão arcar com as despesas. Alguns poderão aumentar preços e manter o fluxo de clientes. Para os clientes que querem "rapar o fundo da panela", vão adjudicar a quem oferecer o preço mais baixo.

    Colocado por: Pedro BarradasAutodesk, já não tem licenças perpétuas.
    E outros estão todos a ir na onda...

    Claro! SaaS é bom para todos! :)
  10.  # 30

    Colocado por: pguilhermeSe as ferramentas aumentarem a rapidez de desenvolvimento (e como tal permitir fazer mais projectos no mesmo tempo), podem até manter-se os honorários.


    Sim... Se houver procura/ volume que justifique.
    Concordam com este comentário: pguilherme, ADROatelier
  11.  # 31

    Colocado por: JoelMtudo verdade, mas mesmo autocad LT nao corre nesses PCs de 350euros, sei bem disse que comprei um de 500euros para os meus pais irem ao facebook e usarem o skype há um ano e já se arrasta! :S


    ZWCAD.std.. Muito mais leve, muito mais barata... versão 2021, está muito boa.
  12.  # 32

    E para o cliente que quer uma moradia, que vantagem terá BIM e projecto de execução nas especialidades?
  13.  # 33

    Estou a ver.
    Então talvez uma questão melhor seja: poderá BIM/projecto de execução nas especialidades ajudar a garantir uma melhor compatibilização entre especialidades e com a própria arquitectura? Um género de moleta para um arquitecto que tente coordenar tudo?

    Para edifícios maiores, certamente as vantagens serão mais evidentes.

    Para uma moradia, ainda estou a tentar perceber se realmente será vantajoso, nomeadamente quanto a aguas/esgotos, AVAC e piso radiante.

    Aspectos como AVAC (VMC e AC por conduta) e piso radiante, têm vantagem de ser estudados em sede de projecto de execução, ou a forma mais simples é permitir que os instaladores adequem a solução à medida do projecto (que teve o cuidado de permitir espaço para os componentes)?

    Haverá alguma segurança adicional para o DO nesta matéria?
  14.  # 34

    Colocado por: pguilhermeEstou a ver.
    Então talvez uma questão melhor seja: poderá BIM/projecto de execução nas especialidades ajudar a garantir uma melhor compatibilização entre especialidades e com a própria arquitectura? Um género de moleta para um arquitecto que tente coordenar tudo?


    Sim, eu diria que é mesmo isso e daí a importância. O BIM centraliza tudo na arquitetura, dando ao arquiteto o antigo elemento de principal coordenador porque se toda a equipa o utilizar você consegue ver as incompatibilidades dos AVAC, da estrutura, das elétricas, tudo. Pela teoria, deveria de acontecer menos erros.
    Concordam com este comentário: Anonimo1710
  15.  # 35

    Colocado por: JoelM
    Para o cliente é indiferente, quem é bom arquitecto é bom com qualquer ferramenta.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas


    Concordo. Para o cliente e, consequentemente, para nós só vejo a vantagem de maior rapidez do processo em casos de moradias. A listagem das quantidades torna-se muito mais simples e quase automática se trabalhar o 3D bem. A vantagem diria que é optimizar processos.

    Agora se me perguntar, eu faço maioritariamente moradias, tenho os processos todos delineados em Autocad, habituado a este sistema... Eu diria que não vale a pena a transição.
  16.  # 36

    Mais uma opinião.

    BIM em Archicad.
    Os modelos desenhados em 3d têm detalhe suficiente para cortes automáticos a 1:50. Mais do que isso, é o que já foi dito lá atrás, ferramenta de detalhe e é desenhado à mão.
    A ferramenta de publicação é muito boa. Num clic posso mandar uma colecção inteira para impressão, para mais do que uma impressora.
    Claro está, desde que tudo configurado.
    Amarelos e encarnados automáticos (funciona bem em planta, mais difícil em corte e alçados)
    Medições automáticas.

    Para o cliente, as vantagens são os modelos navegáveis. O BIMx. O cliente farta-se de andar a ver a casa.
    O que normalmente dá mais trabalho ao arquitecto, porque vê "demasiado".

    Tenho um dual-core, com 8gb de ram. Funciona bem para moradias. Projectos maiores começa a arrastar-se, principalmente nos renders. A última vez que tive de puxar por um projecto maior, tinha o portatil ao lado só a fazer renders.
    Os últimos archicad's, com motor de renderização da Maxon, fazem já renders com uma qualidade respeitável. Sem grande parametrização.
  17.  # 37

    Colocado por: pguilhermeSe as ferramentas aumentarem a rapidez de desenvolvimento
    nao aumentam a rapidez do desenvolvimento, dã o é mais tempo para outras coisas... é como as máquinas domésticas.. nao dão mais tempo de lazer, dão é mais tempo para fazer mais trabalho-.

    Colocado por: TMGuttere licença vitalícia.
    já não existe.

    Colocado por: pguilhermeE para o cliente que quer uma moradia, que vantagem terá BIM e projecto de execução nas especialidades?
    concordo com a resposta do Joel
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  18.  # 38

    um computador de 1000 euros até talvez aguente um projecto básico.. mas começas a dar detalhe à coisa, pormoenores disto e de aquilo, ou um projecto maior tipo um hotel ou umas moradias em banda e lá começa o animal a tossir-se todo.. isso é excelente para rebentar com um computador em pouco tempo.

    o meu octacore com 3ds mais pesados ou a fazer renders liga as ventoinhas todas e quase sobreaquece. isto quando ainda equacionava comprar licenças de BIM, na altura pensava em comprar o vectorworks pois embora aprendi a trabalhar e trabalhei mts anos com revit os preços sao proibitivos, mas depressa deixei-me disso. a unica vantagem real para mim seria na fase do estudo prévio para fazer uns renders e trabalhar a 'maqueta'. a partir de aí ou teria de ter uma máquina dedicada pra isso ou passar ao cad. isto com uma máquina que na altura custou 1500. por isso já vêm.
  19.  # 39

    Respondendo ao antonylemos. Sim, aumentam a rapidez de desenvolvimento, isso é uma falácia. Certamente não entendeu o que queria dizer. Archicad e Vectoworks são licenças vitalicias, Autocad e Revit é que não!

    E não, não precisa de ser uma máquina. O meu já aguentou expansões de uma empresa e faculdade, simultaneamente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: antonylemos
  20.  # 40

    Colocado por: TMGutter

    Certamente não entendeu o que queria dizer. Archicad e Vectoworks são licenças vitalicias, Autocad e Revit é que não!
    sorry :)
 
0.0252 seg. NEW