Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite,

Tenho interesse em construir uma moradia no concelho do Seixal, mais concretamente na zona da Amora.
    Ando a ver terrenos e encontrei um que me agradava e cujo proprietário era uma construtora. Marquei uma reunião com o proprietário para discutir alguns pontos e pergunto-lhe qual o preço médio para a construção da casa que pretendia (apenas queria saber o preço médio por m2).

A minha descrição foi a seguinte: Moradia térrea com cerca de 140m2 (área bruta) com acabamentos de baixa gama e isolamento de média/alta qualidade.

Estou ciente que nunca iria ter um preço "certo" mas queria ter pelo menos uma ideia para não ser apanhada de surpresa.

Eis que o preço que me disse foi 1300€/m2 + IVA.

Confesso que fiquei surpresa, porque contava que o preço fosse bem inferior - uma casa de 140m2 que fica a 220 000€ sem terreno, que com terreno chegaria quase aos 300 000€ (quando há casas novas na zona, em terrenos maiores e com muito mais área de construção a serem vendidas entre 330-385 000€). Achei o preço descabido, mas antes de prosseguir com o sonho, será que alguém com experiência me consegue dizer os preços +/- €/m2 (finais) que têm sido praticados nesta zona?

Se de facto forem estes abandono de todo o projecto.

Agradeço desde já a ajuda.
  2.  # 2

Boa noite se os valores das casas novas são esses obviamente não compensa construir.

Acredito que se apertar o cinto consegue os mil€ com iva menos que isso é mais complicado mas mesmo assim possível.

Tenho um familiar que está a construir em Odivelas uma casa com 270metros mais 25 de garagem e vai ficar por 240 mil mais iva.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: anaclaudiaaa
  3.  # 3

Colocado por: anaclaudiaaaEis que o preço que me disse foi 1300€/m2 + IVA.

Se o interessado em vender o terreno diz que custa 1300€+IVA, é porque custa bem mais.
  4.  # 4

O empreiteiro que não tem um projeto nem uma medição do que vai construir da o preço que quiser dentro das regras do mercado.
    Concordam com este comentário: anaclaudiaaa
  5.  # 5

Se o interessado em vender o terreno diz que custa 1300€+IVA, é porque custa bem mais.

Depois de matutar um pouco no assunto até pensei que era o preço de quem não tem interesse em fazer a casa mas sim só desfazer-se do terreno.

A empresa, pelo que a pessoa vendeu, faz obras maiores e não propriamente a particulares. E eles têm uma página de imobiliário com construções deles que pelas minhas contas não podem ter sido feitas a esse preço.
    •  
      RRoxx
    • 17 setembro 2020 editado

# 6

Colocado por: anaclaudiaaaA minha descrição foi a seguinte: Moradia térrea com cerca de 140m2 (área bruta) com acabamentos de baixa gama e isolamento de média/alta qualidade.

Ou seja,não disse absolutamente nada. Desculpe-me a pergunta, mas você vive em que planeta?

Imagine que chega a um restaurante e diz que está com fome, a comida não interessa qual seja mas o prato tem de ser robusto. As pessoas vão achar que voce é tontinha. Basicamente é o que disse ao empreiteiro, e, obviamente, levou a resposta a condizer com o pedido.

A média, consensual aqui no fórum, são os 1000€+IVA, excluindo terreno e exteriores. Média
    Concordam com este comentário: Anonimo1710
  6.  # 7

Como é óbvio e como tentei explicar no post inicial apenas queria uma ideia e nunca na vida um preço vinculativo e final. Sei bem que para isso vou ter de ter projecto e mapa de quantidades.

Nessa perspectiva é o mesmo que eu ir a um restaurante e pedir um bitoque porque tenho ideia que é relativamente barato em quase todos e darem-me preço de filet mignon porque por acaso naquele sítio o bitoque era xpto.

O que tentei explicar nessa descrição era que queria uma moradia simples, sem necessidade de cave e pisos superiores e sem grandes luxos, como é natural não estava à espera que o senhor me passasse uma factura descriminada com o valor final da obra.
    • Sira
    • 17 setembro 2020

# 8

Como já referiram, a média que se usa por aqui são os 1000€/m2 + IVA + arranjos exteriores. E vale o que vale, porque se ainda vai comprar o terreno agora, quer dizer que só daqui a uns dois anos vai começar a construir (dependendo das câmaras, até pode ser uma estimativa demasiado optimista) e até lá muita coisa pode mudar. Por exemplo neste momento parece-me que o preço da construção está um pouco inflacionado pela falta de mão-de-obra, e porque ainda há bastante procura. Não sabemos como isso estará daqui a dois ou três anos.

Quando comecei este processo há quase 5 anos (procura de terreno) achava que fazia a festa com 250k. Agora parece-me que nem 350k vão chegar. E ainda nem comecei a construir.

Defina um orçamento mas conte com alguma folga. Se não houver nenhuma, tem mesmo de ser muito contida nas suas decisões, a começar por um bom terreno que não a faça gastar dezenas de milhares em arranjos exteriores.
    •  
      RRoxx
    • 17 setembro 2020

# 9

O senhor até pode não estar a exagerar, se inclui tudo, desde escavações aos arranjos exteriores.. pode-se dar o caso de exigir muitos movimentos de terras etc.
  7.  # 10

Colocado por: RRoxxO senhor até pode não estar a exagerar, se inclui tudo, desde escavações aos arranjos exteriores.. pode-se dar o caso de exigir muitos movimentos de terras etc.

O terreno era o ideal. Todo plano e ao nível da rua. A minha ideia é que ou a empresa faz preços premium ou então chutou para cima porque "não precisa" mas até fazia se fosse esse o valor.
  8.  # 11

se ainda vai comprar o terreno agora, quer dizer que só daqui a uns dois anos vai começar a construir (dependendo das câmaras, até pode ser uma estimativa demasiado optimista) e até lá muita coisa pode mudar.

A informação que tenho é que se for via "comunicação prévia" pode-se construir muito rapidamente (coisa de meses).

Quando comecei este processo há quase 5 anos (procura de terreno) achava que fazia a festa com 250k. Agora parece-me que nem 350k vão chegar. E ainda nem comecei a construir.

É um dos meus receios!
  9.  # 12

Colocado por: PicaretaSe o interessado em vender o terreno diz que custa 1300€+IVA, é porque custa bem mais.

é um bom ponto de vista.

Colocado por: anaclaudiaaaMoradia térrea com cerca de 140m2 (área bruta) com acabamentos de baixa gama e isolamento de média/alta qualidade.

tem ideia que se calhar o que poupa nos acabamentos de baixa gama acabam por ser trocos face ao valor global. se tiver 100m2 de chão, a diferença entre um chão de 15€ o m2 para outro de 30€ o m2 são apenas 1.500€. se tiver 10 portas, a diferença entre um porta de 150€ e uma que custe 300€ é tb de 1.500€. É claro que tudo somando é algum dinheiro, mas nunca será expressivo face ao custo total. As pessoas pensam que poupam muito dinheiro ao ir para materiais de gama baixa, mas na prática a poupança não é expressiva.
    Concordam com este comentário: Sira, anaclaudiaaa, RRoxx
    • Sira
    • 17 setembro 2020

# 13

Colocado por: anaclaudiaaa
    A informação que tenho é que se for via "comunicação prévia" pode-se construir muito rapidamente (coisa de meses).

Eu julgo que só é possível se for um loteamento, ou pelo menos tenho ideia que fora dos loteamentos não há muitos técnicos que arrisquem fazê-lo, não sei se é o caso. Há sempre algum risco, e segundo o que já li por aqui, durante 10 anos podem "implicar" com alguma coisa que esteja mal feita. Mas se não houver muita margem de erro, pode ser uma boa opção sim. Sobre isso haverão outras pessoas por aqui que saberão ajudar mais do que eu.

Pode começar já à procura de arquitecto para a ajudar com essas questões também.
  10.  # 14

Define a melhor maneira de seguir.. com o arqutiecto que instruir o projecto, com ele é que deve discutir issso, pois estará na posse de todos os dados relevantes, e até daqueles que lhe parecem não ser, mas que podem fazer toda a diferênça. por isso é que se contratam os técnicos...
    • RCF
    • 17 setembro 2020

# 15

Colocado por: anaclaudiaaaBoa noite,

Tenho interesse em construir uma moradia no concelho do Seixal, mais concretamente na zona da Amora.
    Ando a ver terrenos e encontrei um que me agradava e cujo proprietário era uma construtora. Marquei uma reunião com o proprietário para discutir alguns pontos e pergunto-lhe qual o preço médio para a construção da casa que pretendia (apenas queria saber o preço médio por m2).

A minha descrição foi a seguinte: Moradia térrea com cerca de 140m2 (área bruta) com acabamentos de baixa gama e isolamento de média/alta qualidade.

Estou ciente que nunca iria ter um preço "certo" mas queria ter pelo menos uma ideia para não ser apanhada de surpresa.

Eis que o preço que me disse foi 1300€/m2 + IVA.

Confesso que fiquei surpresa, porque contava que o preço fosse bem inferior - uma casa de 140m2 que fica a 220 000€ sem terreno, que com terreno chegaria quase aos 300 000€ (quando há casas novas na zona, em terrenos maiores e com muito mais área de construção a serem vendidas entre 330-385 000€). Achei o preço descabido, mas antes de prosseguir com o sonho, será que alguém com experiência me consegue dizer os preços +/- €/m2 (finais) que têm sido praticados nesta zona?

Se de facto forem estes abandono de todo o projecto.

Agradeço desde já a ajuda.

E é esse vendedor/construtor que fará a construção?
    Tente que não seja.
    Uma casa térrea, com acabamentos de baixa gama, consegue por um valor inferior. Talvez por €1000/m2.
  11.  # 16

A minha tem 140 m2 brutos, acabamentos orçamentados por valores baixos (mas depois se virmos mais bonito pagamos só a diferença - na verdade, para a sala e cozinha até compramos abaixo do valor orçamentado e bonitos que se fartam!), isolamentos recomendados para pre-certificado energético A+, bloco térmico, capoto, pvc, estores eléctricos e o valor orçamentado não chega aos 92 mil + iva. Em Santarém, não é assim tão longe. Comecei o projeto em outubro 2019, aprovado em Março, obra começou dia 1 de abril e estão a fazer o telhado (esteve parada todo o mes de agosto).

Por isso acho que consegue. Se gosta do terreno, se é urbanizável, bom preço, compre e avance.
    • RCF
    • 17 setembro 2020

# 17

Colocado por: Casa da HortaA minha tem 140 m2 brutos, acabamentos orçamentados por valores baixos (mas depois se virmos mais bonito pagamos só a diferença - na verdade, para a sala e cozinha até compramos abaixo do valor orçamentado e bonitos que se fartam!), isolamentos recomendados para pre-certificado energético A+, bloco térmico, capoto, pvc, estores eléctricos e o preço não chega aos 91 mil + iva. Em Santarém, não é assim tão longe. Comecei o projeto em outubro 2019, aprovado em Março, obra começou dia 1 de abril e estão a fazer o telhado (esteve parada todo o mes de agosto).

Por isso acho que consegue. Se gosta do terreno, se é urbanizável, bom preço, compre e avance.

Concordo que se consiga construir por esse valor, MAS, faça as contas apenas no fim. Até ao fim, podem sempre haver despesas de coisas que nem imaginávamos serem possível… e não me refiro apenas a escolhas do proprietário, que podem encarecer a obra. Refiro-me mesmo a "surpresas".
    Concordam com este comentário: anaclaudiaaa
  12.  # 18

Tem razão, deveria ter escrito "o valor orçamentado não chega aos 92 mil + iva". Já editei.
  13.  # 19

Ultima adjudicação aqui numa aldeola do interior....83m2... 89k + IVA (sem o revestimento em pedra de xisto em aparelho irregular seco - será executado à parte pelo dono de obra e amigos
    revestimentos ceramicos até 20€/m2

Portanto epá vejam lá isso...
    o outro orçamento que tivemos foi de 100k + IVa... e muitos outros não se mostraram interessados...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta, anaclaudiaaa
      384_Enscape_2019-09-04-19-47-04.jpg
      384_Enscape_2019-09-04-10-32-50_1.jpg
      384_Enscape_2019-09-03-20-31-47_1.jpg
  14.  # 20

Colocado por: anaclaudiaaaisolamento de média/alta qualidade.
    isto nao percebo.. a casa ou está isolada ou não está. para mim isolamento de média qualidade é quando é aplicada por sapateiros.

Colocado por: SiraComo já referiram, a média que se usa por aqui são os 1000€/m2 + IVA + arranjos exteriores. E vale o que vale
    pois.. mas imagine para cheagar a essa média há locais no país onde se constói a 800€ e outros a 1200.. pelo que os 1300 acima descritos embora acima da média ná é descabido em certos locais tal como há gente que vem cá jurar de pés juntos que constrói por 600

Colocado por: anaclaudiaaaNessa perspectiva é o mesmo que eu ir a um restaurante e pedir um bitoque
    hehehe, vc apenas pediu um prato de carne. e assim sendo o empreiteiro deu lhe o primeiro preço que lhe veio à cabeça. portanto é de levar tão a sério o preço dado como ele levou o seu pedido.

tem de ver/pesquisar melhopr os preços praticados na sua zona. eu nao me ficaria pela primeira resposta... mas em vez de dizer quero um prato de carne pergunte ao pessoal que tem construido, ou aos técnicos locais quanto pagam pelos seus bitoques.

Colocado por: anaclaudiaaaA informação que tenho é que se for via "comunicação prévia" pode-se construir muito rapidamente (coisa de meses).
    pode, tal como pode a meio dar bronca e ter de demolir e refazer partes se nao cumprirem a legislação. o que a si vai sair do bolso. nao tenha pressa. a pressa é sua inimiga.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, anaclaudiaaa

0.0216 seg. NEW