Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 19 setembro 2020 editado

     # 1

    Cá em casa estamos tão habituados a confiar nos pagamentos com multibanco que já há muito tempo que não fazemos uma "auditoria" exaustiva às transações com MB.

    Pois venho alertar-vos para terem mais atenção aos pagamentos com MB, e contar o que está a acontecer comigo. Em Agosto, ao tentar pagar uma despesa com MB, o terminal deu um erro "erro de terminal". Tentei pagar outra vez e deu outra vez "erro de terminal". Então, paguei com dinheiro e felizmente pedi a fatura com nr de contribuinte.

    No dia seguinte, por acaso tirei um extrato da conta e reparei que estava lá um valor cativo referente às duas tentativas de pagamento com MB. Pensei que seria normal e que daí a uns dias tudo seria regularizado.

    Erro meu. No dia seguinte, tiraram-me dinheiro da conta referente a um dos pagamentos e o outro continuou cativo. Uns dias mais tarde, esse cativo foi anulado.

    Portanto, basicamente paguei duas vezes aquela compra; uma vez com dinheiro e a outra vez através do Multibanco, quando retiraram o dinheiro da conta 2 dias depois.

    Tudo bem, erros acontecem, vai ser fácil anular aquele pagamento. Big mistake!

    Já reclamei 3 vezes com a loja, eles vão ao sistema de faturação e comprovam que paguei com dinheiro, dizem sempre que confirmam aquilo que eu relato, dizem sempre que o processo vai para o setor de contabilidade, mas até hoje... nicles.

    E estamos a falar de uma empresa multinacional !

    A quantia é baixa, mas estou a ficar farto da atitude deles.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: smart
  1.  # 2

    Vai ao seu banco e reclama as duas transações explicando a situacao. Entregue as trocas de mails com a empresa que recebeu.
    Depois aguarde.
  2.  # 3

    No ano passado aconteceu-me o mesmo num restaurante no Algarve. No dia seguinte fui lá de novo almoçar e o dono já tinha detectado o erro. Quando existem essas falhas de comunicação é um risco que se corre. É uma das vantagens das APP's dos bancos é poder conferir quase na hora.
  3.  # 4

    Na maior parte das vezes uma reclamação para o nosso banco resolve esse tipo de situações, ainda por cima não sendo fraude, foi apenas uma cobrança indevida.
    • eu
    • 19 setembro 2020

     # 5

    Do ponto de vista do meu banco não há nada de anormal, eles não podem simplesmente reverter uma transferência que já foi feita, tem que ser a loja a devolver o dinheiro.
  4.  # 6

    Colocado por: euDo ponto de vista do meu banco não há nada de anormal, eles não podem simplesmente reverter uma transferência que já foi feita, tem que ser a loja a devolver o dinheiro.

    Aí é que está enganado.
  5.  # 7

    Colocado por: rjmpires
    Aí é que está enganado.

    Não estou a ver como um Banco reverte um pagamento feito num TPA. Uma transferência pode ser revertida pelo próprio num prazo curto o que já proporciona fraudes. Agora um pagamento TPA só se for um valor igual feito simultaneamente.
    Concordam com este comentário: eu
  6.  # 8

    Os TPA's actuais no mercado (Ingenico) já têm uma função de anular/devolver o dinheiro á conta de onde foi cobrado via cartão. Basta primir a tecla função duas vezes e escolher anular operação, indicar o montante a retornar e depois colocar o codigo master ou cartão de supervisor. O TPA ira solicitar o cartão de onde foi cobrado e 'voilá' operação revertida sem problemas.
  7.  # 9

    Colocado por: Carvai
    Não estou a ver como um Banco reverte um pagamento feito num TPA. Uma transferência pode ser revertida pelo próprio num prazo curto o que já proporciona fraudes. Agora um pagamento TPA só se for um valor igual feito simultaneamente.
    Concordam com este comentário:eu

    É falar com o banco e comprovar. Já tive situações idênticas, inclusive fraude com clonagem de cartão e o banco resolveu, e eu não sou nenhum cliente especial de cartões dourados e afins.
  8.  # 10

    Colocado por: rjmpires
    É falar com o banco e comprovar. Já tive situações idênticas, inclusive fraude com clonagem de cartão e o banco resolveu, e eu não sou nenhum cliente especial de cartões dourados e afins.

    Estamos a falar de coisas totalmente diferentes, pois não existiu fraude nenhuma ams apenas uma falha no TPA da loja. Como é que pode provar junto do banco que pagou a dinheiro. A fatura nem sempre menciona o modo de pagamento. A loja pode e deve resolver. O problema é que grandes lojas têm sempre muitos procedimentos internos para resolver casos simples.
  9.  # 11

    Colocado por: Carvai
    Estamos a falar de coisas totalmente diferentes, pois não existiu fraude nenhuma ams apenas uma falha no TPA da loja. Como é que pode provar junto do banco que pagou a dinheiro. A fatura nem sempre menciona o modo de pagamento. A loja pode e deve resolver. O problema é que grandes lojas têm sempre muitos procedimentos internos para resolver casos simples.

    Os bancos resolvem esses problemas entre eles. O TPA é de um banco com certeza.
    • eu
    • 25 setembro 2020 editado

     # 12

    Isto está bonito, hoje reclamei pela quarta vez e já percebi o que se passou.

    Aqueles incompetentes não deram provimento à minha queixa porque não encontraram a transação bancária no dia em que fiz a compra. Mas eu disse-lhes logo na primeira reclamação que no dia da compra o valor ficou cativo e só foi retirado no dia seguinte!

    Que incompetentes! E nem sequer me deram nenhum feedback, tenho que ser eu sempre a entrar em contacto com eles.

    Estou farto de perder tempo com estes incompetentes, já fiz uma queixa na ASAE e se a situação não for resolvida rapidamente, faço uma queixa na polícia por burla.
    • eu
    • 2 outubro 2020

     # 13

    Finalmente, após 6 reclamações (incluindo uma na ASAE), a loja reconheceu que de facto ocorreu um pagamento duplicado!

    Demoraram cerca de um mês para descobrir que eu estava a falar verdade!

    E agora a revelação: pensam que foi numa chafarica qualquer? Foi... no IKEA !!!
  10.  # 14

    Colocado por: euno IKEA

    São todos iguais!
    Recebi uma encomenda do IKEA com itens partidos, fiz um pedido através da plataforma deles para o efeito, enviei email para o apoio e enviei mensagem pelo messenger do Facebook... Respostas zero.
    Felizmente quando posso pago por PayPal, senão ainda hoje devia estar à espera de solução.. abri disputa com 3 fotos e o PayPal tratou do resto.
    • eu
    • 7 outubro 2020

     # 15

    E finalmente, quase 2 meses depois de terem cobrado a dobrar, devolveram o valor.

    É triste como uma empresa como o IKEA demora tanto tempo a resolver algo tão banal.
  11.  # 16

    Colocado por: euE finalmente, quase 2 meses depois de terem cobrado a dobrar, devolveram o valor.

    É triste como uma empresa como o IKEA demora tanto tempo a resolver algo tão banal.


    Há uns meses estava a fazer um levantamento no MB, atendi uma chamada e distraí-me, peguei no cartão e vim embora. 50 metros à frente dei pelo erro, voltei atrás mas o dinheiro já tinha ficado retido.
    Entrei na agência bancária (do banco Caixote) na qual o ATM se situa e disseram-me que não podiam fazer nada, que tinha que falar com o meu banco (o Movimentado, digamos). No dia seguinte, passo de novo por lá, confirmam que há um registo de retenção, mas repetem a história, indicam-me que devo esperar 15 dias, porque a devolução pode ser processada automaticamente.
    Caso não aconteça terei que contactar o meu banco. Passado um pouco mais que os 15 dias, ligo para o M, pedem número do ATM e talão, terei que ir a uma agência para tratar do assunto pessoalmente.

    O trabalho já estava a ser demasiado para o valor em causa, mas passados mais uns dias lá fui a uma das 4 ou 5 agências do raio do banco. Chegado lá, espanto "Não, essas coisas tratam-se na linha de apoio, há mais de 2 anos que já não fazemos isso".

    Fervo, chego ao escritório e ligo de novo para o M. Conversa para trás e para a frente, dizem-me que estão a resolver e que tipicamente em menos de 3 meses terei o meu dinheiro de volta. Ri-me tanto que não imaginam...

    Para ser justo, 2 dias depois recebi um e-mail a informar que, por consideração ao cliente bla bla bla iam repor a quantia na minha conta, a título provisório, enquanto o assunto não ficava resolvido.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  12.  # 17

    Que cena. Da única vez que fiz isso foi num ATM num centro comercial. Quando voltei atrás, o dinheiro já tinha ido para dentro outra vez, mas foi tudo quase no momento. Não tive de fazer nada e o dinheiro foi logo reposto.
 
0.0258 seg. NEW