Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá boa noite,

    Estou a reconstruir uma casinha que herdei e que que era uma antiga cozinha de forno, que depois passou a curral e dependência onde se fazia a aguardente.

    A casinha situa-se numa pequena aldeia na região de Penacova, tem seguramnte muito mais de 100 anos e é de pedra e terra; O telhado era de telha de canudo, ruiu há uns anos e estava na altura de recuperar aquelas paredes (adoro paredes de pedra)

    Optei por não recorrer a engenheiros ou arquitectos, pois o meu budget, infelizmente não dá para tal. Tenho alguma experiência em obras pois tenho vindo a recuperar a casa mãe lenta e tranquilamente e isto há já cerca de 25 anos, altura em que herdei. Depois de recorrer a vídeos no youtube, percebi que o cimento era inimigo da cal, pelo que mandei fazer todas as juntas em cal+areia (apenas no chão do pátio que fica ao ar livre levou uma parte de cimento, pois os homens que andaram a fazer as obras o aconselharam - continuo sem saber se têm razão ou não...Devo dizer que tive muita dificuldade em levar avante a minha ideia da cal, pois aqui na zona as pessoas resolvem tudo com cimento, mesmo em paredes antigas...e estão fartas de me meter "medo" pelas minhas escolhas...

    Mas o que me traz aqui são 3 questões essencialmente:
    1 - a parede exterior, deveria levar algum tipo de produto para proteger da chuva ou pode ficar a apanhar água?
    2 - a parede do duche tem uma parte em pedra; está também com juntas de cal; deve levar algum produto por causa da água do duche que ficará mesmo por cima?
    3 - ainda na casa de banho: gostava de fazer o chão da casa de banho também de cal (como vai ficar o de toda a casa) e o do chão do duche, também - a ideia é ser na continuidade do restante chão apenas com um declive para escoamento; a questão é: este chão do duche, há problema em ser apenas cal e areia? Não será problemático? Haverá algum produto a usar para que seja impermeável?


    Anexo fotos do que era, e do que está actualmente. Desde já obrigada a todos; qualquer ajuda será preciosa!
      duche.jpg
      53.jpg
      FPSW9148.JPG
  2.  # 2

    mais umas do interior...
      103.jpg
      93.jpg
      43.jpg
  3.  # 3

    do processo e do antes...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
      82.jpg
      IMG_5769.JPG
      IMG_5660.JPG
  4.  # 4

    Fossem todos assim. Parabéns.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sofia H
  5.  # 5

    Muito obrigada Pedro, pelo comentário. Já agora tem alguma ideia se a paredes com juntas de cal, se apanharem água de chuva ou duche sofrem?
    Obrigada :)
  6.  # 6

    Tem de caiar com tinta de cal.. Ou utilizar a água da cal, para consolidar a superfície. a água de apagar a cal.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sofia H
  7.  # 7

    Vai ficar lindíssima
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sofia H
  8.  # 8

    Ainda que tenha optado pela cal hidráulica e não pela aérea, que, segundo li seria mais forte e resistente e mais adequada para consolidar paredes, devo ainda assim caiar com tinta ou usar agua de cal, certo?

    "caiar com tinta de cal" - não irá mudar a cor das pedras e juntas, que neste momento estão como quero?

    Parece-me que a água de cal seria melhor opção (apenas pq li algures aqui no forum que é transparente...) Como a obtenho?

    Obrigada :)
  9.  # 9

    Faz... Compra pedra de cal, apaga a cal... Pesquise por apagar a cal. A água resultante é a água de cal...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sofia H
  10.  # 10

    Obrigada!
    Nas minhas pesquisas, recorro sempre a sites franceses para pesquisar sobre estes aspectos. Há uma variedade de informação impressionante no que toca a pedra antiga.
    Encontrei este artigo, que partilho embora neste momento talvez venha apenas acrescentar ainda mais dúvidas

    traduzido a parte interessante:
    Para 1 volume de cal de ar (se possível em pasta, caso contrário em pó) ...

    - CALAGEM = 1 volume de água para 1 volume de cal / pasta o suporte / sem adjuvante / não matizada.

    Tinta sumária usada para caiar uma moldura de janela em edifícios rurais. Para higienizar um celeiro, será preparada cal com cal virgem, mais bactericida.

    - THE BADIGEON = 2 volumes de água para 1 volume de cal / cobertura / aditivo / tingimento.

    Usado no Languedoc-Roussillon desde 1850 para decorar fachadas, aplicando cores selecionadas a elas, além das cores do ambiente.

    (cores do ambiente = cores da terra, areias e pedras)

    - COLATURA = para 1 volume de cal, 2 volumes de água e 1 volume de “impalpável” / cobertura / aditivo / mármore colorido.

    A colatura é uma variante técnica comparada à cal. Traz o mesmo aspecto final. O mármore ajuda a cobrir melhor o suporte. Eu recomendo em vez da cal, é uma espécie de cal melhorada.

    - ÁGUA FORTE = 4 a 6 volumes de água / semitransparente / adjuvante / tingido

    Cal claro, menos cobertura, menos oculta o suporte. antes usado na pedra para não esconder o seu grão. Também aplicado como 1ª demão em superfícies muito absorventes e em climas quentes. Você também pode diluir uma colatura para fazer uma água forte.

    - A PATINA = 10 a 20 volumes de água / fixada com água de cal / tingida / muda a cor sem esconder a textura do gesso ou da pedra.

    Permite harmonizar a cor das pedras e manter seu grão. Também pode ser aplicado sobre um gesso para uma tonalidade de afresco e efeitos de véu (“velatura” em italiano).
  11.  # 11

  12.  # 12

    Não é nada disso.. E muito mais básico. Procure em português.
  13.  # 13

    Eu não disse que era isto :) Mas como curiosa que sou, chamou-me a atenção e resolvi partilhar: Porque pretendo pintar paredes também, e estas serão algumas das possibilidades interessantes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  14.  # 14

    Estou com curiosidade em ver como ficou a casa de banho. Também estava a pensar em usar cal nas paredes e chão do duche. Pode partilhar a sua experiência?
 
0.0177 seg. NEW