Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Preciso da vossa opinião em relação a dois temas. O primeiro tem a ver com o facto de eu ter sido surpreendido estes dias com o orçamento que me deram para a construção da minha moradia R/C. Apresentaram me 128000€ mas agora vim a saber que desses, pelo menos 60000€ são para ser faturados com IVA. Ou seja o orçamento real com IVA será de 141800€. Isto é comum ou estarei a ser comido com esta história ?

    Além disso, é como já vou ter que cortar no orçamento, vou eliminar a solução piso radiante e estou a pensar em recuperador a lenha com saídas de ventilação para os quartos. A área da casa é 140m2. O que acham desta solução ?

    Obrigado .
  2.  # 2

    128k + IVA, seria o normal... o que está ESCRITO no orçamento que lhe deram?
    Sendo que neste momento, o que lhe estão propor, será em lesar o estado em xxx€€
    qauno ao resto, não sei, tem de discutir as opções de climatização com quem de direito, face a sua realidade. Ou seja com o arquitecto, com o coordenador de projectos e com o tecnico que lhe fez o projecto de termica, as opções tem influência no desempenho energetico da sua nova casa, entende!? nunca falaram aosbre o assunto!? Pagou os projectos para que, para entregar na câmara!? não é.. é para seguir pelos mesmos. Não sendo, tem de ver as implicações nas alterações pretendidas.
  3.  # 3

    Colocado por: tiagosp90o orçamento que me deram para a construção da minha moradia R/C. Apresentaram me 128000
    parece-lhe muito? para uma casa de 140m2 é um bom preço. aliás mesmo os 140mil nao estaria fora dos valores do mercado, mas como querem fugir ao fisco ...
  4.  # 4

    Colocado por: Pedro Barradas128k + IVA, seria o normal... o que está ESCRITO no orçamento que lhe deram?
    Sendo que neste momento, o que lhe estão propor, será em lesar o estado em xxx€€
    qauno ao resto, não sei, tem de discutir as opções de climatização com quem de direito, face a sua realidade. Ou seja com o arquitecto, com o coordenador de projectos e com o tecnico que lhe fez o projecto de termica, as opções tem influência no desempenho energetico da sua nova casa, entende!? nunca falaram aosbre o assunto!? Pagou os projectos para que, para entregar na câmara!? não é.. é para seguir pelos mesmos. Não sendo, tem de ver as implicações nas alterações pretendidas.


    No meu caso um familiar meu que é eng civil e que fez o projeto de especialidades e o de arquitetura . Não paguei nada por isso. A questão aqui foi agora ser surpreendido com este acréscimo no orçamento e ter que cortar em algo.
    Mas o que tem a dizer da solução de Recuperador a lenha com ventiloconvectores?
  5.  # 5

    Colocado por: antonylemosparece-lhe muito? para uma casa de 140m2 é um bom preço.

    ou seja fuga ao fisco.. começam bem!


    O preço é muito bom mas quando se tem um valor e depois surpreende se com outro fica-se sempre de pé atrás. Aqui a minha dúvida é agora tentar minimizar um pouco o acréscimo com a retirada do PRH e optaria pelo Recuperador a lenha. O que acha ?
  6.  # 6

    Colocado por: tiagosp90A questão aqui foi agora ser surpreendido com este acréscimo no orçamento e ter que cortar em algo.
    nao entendo essa de acrescimo no orçamento, o orçamento está bom.

    quer tenha sido de borla ou a pagar essas opção sao tomadas em conjunto com os projectistas.. isto de querer poupar trocos aqui e ali só dá despesa... mas são opções
  7.  # 7

    Colocado por: antonylemosnao entendo essa de acrescimo no orçamento, o orçamento está bom.

    quer tenha sido de borla ou a pagar essas opção sao tomadas em conjunto com os projectistas.. isto de querer poupar trocos aqui e ali só dá despesa... mas são opções


    Quando lhe dizem que vai pagar 100 e paga 125. Ninguém gosta mas deixando isso de parte , tem alguma recomendação/opinião para o Recuperador a lenha ?
  8.  # 8

    Colocado por: tiagosp90

    Quando lhe dizem que vai pagar 100 e paga 125. Ninguém gosta mas deixando isso de parte , tem alguma recomendação/opinião para o Recuperador a lenha ?
    muito provavelmente lhe disseram 100 antes de ter os dados todos certo? provavelmente antes de haver um projecto concreto e mapas de quantidades para poder orçamentar. ou seja deram um valor pró ar. é um valor que nunca se pode levar a sério. muita gente vem cá com os mesmos pedidos.. quanto cai custar construir uma casa com Xm2... eu digo sempre 500mil porque é tão real 500 como dizer 100.

    agora veio o preço correto. eu gosto de recuperadores a lenha, mas como dissemos, deve discutir essas opções com os projectistas pois são eles que conhecem a sua casa e sabem porque escolheram a opção de piso radiante.. essas alterações é com eles que deve ser avaliada pois poderá alterar alguns pormenores de construção
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  9.  # 9

    eu ao avaliar a conversa vejo logo pontos por onde pegar desde engºs a fazer arquitectura a construtores a fugir ao fisco.. eu diria que começou logo mal.. mas pondo isso de parte vou reiterar que estas alterações é sempre com os projectistas.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  10.  # 10

    e meter familia ao barulho... é sempre daquelas coisas a evitar.
    Colocado por: antonylemoseu ao avaliar a conversa vejo logo pontos por onde pegar desde engºs a fazer arquitectura a construtores a fugir ao fisco.. eu diria que começou logo mal.. mas pondo isso de parte vou reiterar que estas alterações é sempre com os projectistas.
  11.  # 11

    Colocado por: Pedro Barradasas alterações é com eles que deve ser aval
    já nem queria ir aí.. mas sim.
  12.  # 12

    Colocado por: tiagosp90Isto é comum ou estarei a ser comido com esta história ?


    normalissimo, os construtores dão sempre o preço sem IVA porque na maioria dos casos o IVA é de 23%, mas em alguns casos expecificos é de 6%, um orçamento na construção tem um prazo grande e até pode acontecer o estado subir ou descer o IVA.

    mas vem sempre essa indicação no orçamento.

    Concordo que é estranho só metade ser com IVA, espero que não tenha problemas com a moradia em que seja preciso ativar a garantia de 5 anos, pq no seu caso sem a fatura da totalidade da construção o empreiteiro vai fugir às responsabilidades quase de certeza.






    Colocado por: tiagosp90vou eliminar a solução piso radiante e estou a pensar em recuperador a lenha com saídas de ventilação para os quartos. A área da casa é 140m2. O que acham desta solução ?


    não gosto, depende muito da qt de saidas e da distancia ao recuperador, conheço um caso de uma casa em que fizerem isso para os 3 quartos e não chegava lá calor nenhum.
  13.  # 13

    No meu caso em todos os orçamentos que pedi vinha lá bem discriminado "+iva", atenção à questão da fuga ao fisco bem sei que é algo que também beneficia o dono de obra mas tenha cuidado com quem se mete porque pode haver problemas e depois os valores não batem certo...


    Em relação à lareira partilho da opinião do Paulo também já estive numa casa em que os ventiloconvetores não aqueciam mas podia ser o recuperador que não tinha potência suficiente para alimentar o sistema.

    E AC não é solução para si? Se quiser pode sempre fazer pre instalação e quando tiver folga na carteira investe.
  14.  # 14

    Colocado por: Ajnt1985numa casa em que os ventiloconvetores não aqueciam mas podia ser


    Colocado por: pauloagsantosdepende muito da qt de saidas e da distancia ao recuperador,
    em ambos os casos tem que ser calculadas em função das caraterísticas de cada sistema o que pelos vistos foi mal estudado e ou executado.

    a esmagadora maioria dos aplicadores não sabe calcular mesmo os sistemas mais simples e vulgares usando muito o metodo copy paste.

    pelo que os intervenientes com conhecimentos e aptidões para fazer esses estudos sejam os projectistas, apesar de alguns serem também completamente obtusos e só prescreverem o que lhe apetece.
  15.  # 15

    Colocado por: jorgealves

    em ambos os casos tem que ser calculadas em função das caraterísticas de cada sistema o que pelos vistos foi mal estudado e ou executado.

    a esmagadora maioria dos aplicadores não sabe calcular mesmo os sistemas mais simples e vulgares usando muito o metodo copy paste.

    pelo que os intervenientes com conhecimentos e aptidões para fazer esses estudos sejam os projectistas, apesar de alguns serem também completamente obtusos e só prescreverem o que lhe apetece.


    Eu tenho pesquisado muito sobre recuperadores e de facto o que vejo é que o que mais influencia o rendimento daquilo é a instalação do próprio equipamento a nível de isolamento, etc... além do próprio equipamento em si claro .
    Portanto as vezes ate me parece que é uma boa solução simplesmente não é bem aplicada... estou certo ?
 
0.0174 seg. NEW