Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos,

    Eu remodelei uma casa antiga mas por falta de experiência não contemplei este tópico e fui informado que apesar de não ser muito falado é bastante importante para a qualidade do ar dado que as casa estão casa vez mais isoladas.

    Como é uma casa renovada não tem infraestrutura adequada para ter uma ventilação centralizada, como tal gostaria de pergutar a opinião sobre sistemas descentralizados como os indicados em baixo, se alguém já tem alguma experiência com eles, se funcionam, se o nível de ruído é o que mencionam, outros produtos e alternativas, etc..

    https://www.getair.eu/en/smartfan/
    https://prana-smart.com/recuperador-prana-150-erp-pro

    Obrigado.
  2.  # 2

    São de facto soluções tecnologicas interresantes.

    Qual a tipologia / nr de andares / sistema de aquecimento / arrefecimento que a casa tem, e localização geográfica, e localização local ( ie perto de um ribeiro , mar , serra )
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RULucky
  3.  # 3

    É uma casa com 2 andares, T3, no centro do país e não tem nem mar nem serra perto.
    Quanto ao sistema de arrefecimento e aquecimento tem uma lareira aberta e um ar condicionado.
  4.  # 4

    Pela chaminé da lareira já tem alguma ventilação , contudo não controlada, e a lareira sendo uma "coisa" pré historica recomendo começar a pensar em salamandra ou recuperador.

    Quanto custa esse sistema de ventilação que está a ponderar instalar?
  5.  # 5

    Custa pelo que me foi indicado a volta de 500€, 550€ por aparelho mais instalação.
  6.  # 6

    Se tiver barulho exterior na zona, pense bem antes de se meter nisso!!!! Muito bem... ;)
  7.  # 7

    em tempos era contra os tectos falsos, e a minha opinião está a mudar e muito, é que de facto o tecto falso tem a capacidade para transportar uma brutalidade de serviços pela casa.

    neste caso seria o ar novo , e o ar de extracção, tudo isto por cima do corredor, e com a vantagem de ser possível climatizar o ar novo, uma vez que a 500€ cada peça, mais o furo na parede, é dinheiro que é facil de investir noutro lado.
  8.  # 8

    Colocado por: mtavaresem tempos era contra os tectos falsos, e a minha opinião está a mudar e muito, é que de facto o tecto falso tem a capacidade para transportar uma brutalidade de serviços pela casa.

    neste caso seria o ar novo , e o ar de extracção, tudo isto por cima do corredor, e com a vantagem de ser possível climatizar o ar novo, uma vez que a 500€ cada peça, mais o furo na parede, é dinheiro que é facil de investir noutro lado.


    Agora com este comentário deu-me uma ideia excelente. Uma casa em pedra com corredor, posso colocar um teto falso e fazer a renovação do ar por toda a casa. Mas será que dá para colocar também para as casa de banho e funcionar como extrator também? A duas casa de banho não têm extrator e são extramamente húmidas, Ando a pensar como fazer tudo extração e renovação do ar sem ter que furar a a casa e a pedra em todo o lado.
  9.  # 9

    Colocado por: anabelacorreia05

    Agora com este comentário deu-me uma ideia excelente. Uma casa em pedra com corredor, posso colocar um teto falso e fazer a renovação do ar por toda a casa. Mas será que dá para colocar também para as casa de banho e funcionar como extrator também? A duas casa de banho não têm extrator e são extramamente húmidas, Ando a pensar como fazer tudo extração e renovação do ar sem ter que furar a a casa e a pedra em todo o lado.


    Mas tem que conseguir fazer um tecto estanque , isolado caso contrario arrefece/aquece a casa toda .
    Concordam com este comentário: anabelacorreia05
  10.  # 10

    dentro do tecto falso , passam as condutas que transportam o ar.

    Se o corredor, passa por todas as divisões, é possível entregar os tubos de aquecimento , a conduta de exaustão , a conduta de ar novo,
    essa condutas encaminham-se para um chaminé, com ou sem ventilador

    @anabela, um rabisco das divisões, assim dá para planear o melhor caminho das condutas.
    Concordam com este comentário: anabelacorreia05
  11.  # 11

    Colocado por: mtavaresdentro do tecto falso , passam as condutas que transportam o ar.

    Se o corredor, passa por todas as divisões, é possível entregar os tubos de aquecimento , a conduta de exaustão , a conduta de ar novo,
    essa condutas encaminham-se para um chaminé, com ou sem ventilador

    @anabela, um rabisco das divisões, assim dá para planear o melhor caminho das condutas.
    Concordam com este comentário:anabelacorreia05


    Aqui está a minha obra de arte o corredor é mais lardo do que parece, mas o jeito também é pouco :D
      planta.jpeg
  12.  # 12

    Com ar condicionado nos quartos ainda tem humidade ?
  13.  # 13

    Colocado por: Anonimo18072022C
    Não vejo porquê!!!
    Além de os próprios equipamentos configurarem uma atenuação até 42dB.
    Obviamente que se a instalação for deficiente pode ter alguma razão...
    Concordam com este comentário:pedrocipri

    Na realidade a smartfan indicada tem opções que vão até 66db de atenuação Soundproofing

    Ja fiz aqui no fórum uma review a este tipo de sistemas:
    Blauberg descentralizado
  14.  # 14

    o Ar condicionado tem a função desumidificação.
    outra opção

    quando aquece o ar da sala, este tem maior capacidade de absorver ar, logo baixa a humidade relativa
  15.  # 15

    A humidade do ar só condensa, quando atinge o ponto de orvalho.
    Se a casa estiver aquecida, ie, de modo a que as pareces recebem esse calor, aquecimento 24h/dia, as temperaturas na superficies das paredes estão mais elevadas que o ponto de orvalho , logo a probabilidade de ocorrencia de condensação é menor.

    Claro que as renovações de ar( por muito pequenas que sejam ) da casa ajudam a reduzir a humidade relativa do ar.

    Infelizmente humidades, não é ir á farmacia e pedir uma aspirina e já passa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: anabelacorreia05
  16.  # 16

    se aquecer bastante as paredes, e estiver continuamente a dar calor ..... o calor chega á parede.

    ora aquecer a casa 10 minutos antes de chegar a casa, nunca vai ter paredes com energia térmica para se afastar do ponto de orvalho
  17.  # 17

    Colocado por: mtavaresCom ar condicionado nos quartos ainda tem humidade ?

    Com os AC continuo a ter humidade nas paredes, também penso que o ar da cozinha vai para os quartos, o exaustor não faz um bom trabalho, mas já dava para outra discussão.
    Já trocamos as janelas, só faltam as portas porque além de serem geladas o vento entrava por todo o lado. Assim sendo a casa fica estanque, por isso penso que seria necessário algo para fazer a renovação do ar no interior da casa.
    Pelo que percebi o ideal é tentar manter a casa a uma temperatura que faça com que não facilite a condensação, por isso é importante o medidor de temperatura e de humidade.
  18.  # 18

    Colocado por: mtavaresse aquecer bastante as paredes, e estiver continuamente a dar calor ..... o calor chega á parede.

    ora aquecer a casa 10 minutos antes de chegar a casa, nunca vai ter paredes com energia térmica para se afastar do ponto de orvalho


    Esta agora .....
  19.  # 19

    Colocado por: Anonimo15122020É necessário isolamento térmico nas paredes para aumentar as temperaturas superficiais interiores, devido à menor transferência de calor pela parede.


    Estive a ver, mas esse isolamento só poderá ser feito através da tinta "pintura térmica"? A casa tem caixa de ar e ainda tem a pedra por for (coisas normais para aquela altura), por isso penso que não haverá outra forma de fazer o isolamento. Já que se colocar paredes em pladur, vou ficar com uma casa minúscula.
  20.  # 20

    Colocado por: Anonimo15122020Não está a falar de reboco isolante, pois não?
    Sobre as pinturas térmicas, já procurei informação e já ouvi falar muito desse tipo de solução...mas do ponto de vista da física das construções ainda não percebo bem se é substitui totalmente uma solução típica com placas de isolamento.

    Não, pelo que vi reboco isolante é só para o exterior? . Vi a pintura térmica (há para interior e para exterior), e como funcionava, mas eu não percebo nada de construções. Segundo o que li a pintura térmica e passo a citar, são adicionadas esferas de cerâmica que formam uma camada de ar na tinta. Essa camada de ar isola o frio e o calor e também ajuda a evitar a condensação e a prevenir a humidade e o mofo. Faz com que a casa se torne lentamente mais fresca no inverno e lentamente mais quente no verão, para o interior da casa pareceu-me interessante e sendo uma solução natural, ainda me pareceu melhor.
 
0.0187 seg. NEW