Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia, eu moro no ultimo andar duma casa, no sótão ou "aguas furtadas", acontece que este quarto não tem porta, para chegar cá é preciso subir umas escadas em espiral e já estamos no quarto. O resto do quarto está bem isolado, só tem esta situação da entrada não ter porta e deixar passar todos os sons

    Devido a não ter porta, os sons dos dois andares de baixo chegam cá e os sons daqui também vão para baixo.

    Eu tenho uma lona de 3 x 6 metros bastante grossa 650gr/m2 e pouco dinheiro para implementar outras opções, além de que não posso fazer alterações radicais cá.

    A entrada para o meu quarto tem uns 2 metros de largura.

    A minha pergunta é a seguinte, caso utilize esta lona e dobrando a parte que tem 6 metros em três partes de 2mts cada uma, o que é melhor para isolar o som: colar as três camadas da lona que vão ficar ou deixar separação entre cada camada? A ideia é que fique o mais hermético possível, mesmo assim o som pode continuar a fluir dos dois lados. Não sei colocar aqueles painéis de espuma entre cada camada pode ajudar (aqueles tipo "cartão de ovos").

    Obs: não posso fazer modificações neste quarto, por isso a solução passa por usar esta lona ou cortinas acústicas. Se alguém souber de outra solução não demasiado cara, também agradeço.

    Obrigado desde já.
  2.  # 2

    o pavimento é em que material? soalho de madeira? a aljeé em madeira?
    Se não tem porta e tem sempre a abertura das escadas aberta qq coisa que aplique pouco vai adiantar. tem de conseguir fechar o buraco. uma tampa... manta de aglomerado de espuma acustica colada à tampa, voltada para baixo. e sobre a tampa, pode meter uns cobertores por cima para dar peso de forma a vedar / comprimir a espuma e abafar os ruidos aéreos.
  3.  # 3

    Fica aqui uma foto de como a tal escadaria que vem cá ter ao quarto e os materiais. Não é possível colocar uma tampa no chão, tem essa parte de metal que se ve na foto 1.

    A minha ideia é meter uma lona como se ve na foto 2, não está 100% bem montado ainda e não tenha a certeza se e irá funcionar. Não se entre cada dobra/camada da lona eu deva deixar espaço ou meter espuma ou algo assim para isolar melhor o som.

    Agradeço a ajuda
      IMG_20200827_160942.jpg
      IMG_20200921_120425.jpg
  4.  # 4

    esqueça a lona.. iso é treta.
    arranje aglomerado de espuma ACUSTICA COM UNS 60MM ou mais, e faça uma "caixa- tampa" que cubra essa parte toda... para dar mais rigidez faça um aestrutura em ripas de madeira tem de ficar tudo muito bem ajustado, por forma a não passar os sons aéreos.
    Por exemplo
    https://www.leroymerlin.pt/Produtos/Construcao/Isolamento/Isolamento-acustico/WPR_REF_16332533

    no perimetro de enconsto da caixa à aprede pode aplicar um afita compressivel adesiva, por forma a ter ali um perimtro de vedação adicional.

    è um ideia. melhor que lonas de plastico ai penduradas + espumas e o diabo a quatro... ;)
    Concordam com este comentário: nunos7
  5.  # 5

    Q raio de "coisa" está a fazer aí?
    Essa porta à esquerda é o q? o seu quarto?
  6.  # 6

    o quarto é donde se observa.. ali ou é um arrumo ou é a IS...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nunos7
  7.  # 7

    assim..
      Anotação 2020-09-21 122604.jpg
  8.  # 8

    Colocado por: Pedro Barradaso quarto é donde se observa.. ali ou é um arrumo ou é a IS...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:nunos7


    Colocado por: nunos7Q raio de "coisa" está a fazer aí?
    Essa porta à esquerda é o q? o seu quarto?


    A porta a esquerda é o arrumo, a o quarto em si fica mais para dentro digamos assim, mais para a zona de onde foram tiradas as duas fotos.

    Colocado por: Pedro Barradasesqueça a lona.. iso é treta.
    arranje aglomerado de espuma ACUSTICA COM UNS 60MM ou mais, e faça uma "caixa- tampa" que cubra essa parte toda... para dar mais rigidez faça um aestrutura em ripas de madeira tem de ficar tudo muito bem ajustado, por forma a não passar os sons aéreos.
    Por exemplo
    https://www.leroymerlin.pt/Produtos/Construcao/Isolamento/Isolamento-acustico/WPR_REF_16332533

    no perimetro de enconsto da caixa à aprede pode aplicar um afita compressivel adesiva, por forma a ter ali um perimtro de vedação adicional.

    è um ideia. melhor que lonas de plastico ai penduradas + espumas e o diabo a quatro... ;)
    Concordam com este comentário:nunos7


    Agradeço a informação.

    Vou tentar ver como fazer essa caixa, o que fico a pensar é como vou entrar e sair do quarto com essa caixa ai encima dessa entrada ... mas também não posso esperar milagres e provavelmente o melhor é mesmo arrastar a caixa e encaixa-la ai quando precisar.

    Obrigado
  9.  # 9

    empurras e puxas.. ora. por isso precisas da estrutura, para lhe dar rigidez. outra hipotese é. fazeres a caixa em placas OSB e colar a espuma cm cola de contatcto, talvez a de 40mm chegue. A espuma sempre 10mm maior que a caixa, para vedar contra os elementos rigidos paredes e pavimento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: orlandocorreia
  10.  # 10

    Colocado por: Pedro Barradasempurras e puxas.. ora. por isso precisas da estrutura, para lhe dar rigidez. outra hipotese é. fazeres a caixa em placas OSB e colar a espuma cm cola de contatcto, talvez a de 40mm chegue. A espuma sempre 10mm maior que a caixa, para vedar contra os elementos rigidos paredes e pavimento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:orlandocorreia


    Muito obrigado pela informação, vou então estudar a maneira de fazer essa estrutura.
 
0.0179 seg. NEW