Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    adquiri a minha casa à cerca de um ano. No passado inverno, verifiquei que começaram aparecer umas manchas de humidade numa parede interior que divide dois quartos, junto à janelas que dão para o exterior.

    com as chuvas mais intensas, o problema agravou-se, e chamei um profissional que me disse possivelmente ser um problema no algeroz do prédio. Como estava-mos em plena época de chuvas, e o telhado é em declive, não era aconselhável subir à cobertura.

    Aguardei uma reunião de condomínio, para expor o meu problema, mas passou o verão e a mesma não se realizou. Estamos novamente a iniciar a época de chuvas e temo que o problema se agrave.

    Resido num prédio com 2 andares, por cima do meu apartamento tenho arrecadações.

    As infiltrações só apareceram junto ao rodapé, no máximo 50cm de altura. Numa das paredes (a que fica virada para o exterior) a infiltração está localizada junto à janela, e a uma altura máxima de 30cm. As infiltrações são evidentes junto á janelas, à medida que nos afastamos, desvanece-se.

    Suspeitei que pudesse ser das pedras junto às caixilharias que se encontram com algumas fissuras, mas o esse cenário foi descartado por o profissional que visitou a minha casa.

    Se eu picar as paredes e aplicar uma massa / betume impermeabilizaste o problema fica minimizado / solucionado ?

    Deixou algumas imagens para ser mais perceptível.

    Obrigado, e peço desde já desculpa por alguma coisa "menos corretcta" neste tópico,
      IMG_2499-cópia.jpg
      IMG_2497-cópia.jpg
      IMG_2496-cópia.jpg
  2.  # 2

    Essas janelas dão para uma varanda certo?
    Concordam com este comentário: CMartin
  3.  # 3

    Sim, correcto !
  4.  # 4

    Colocado por: NunoAlexandreSim, correcto !

    Então é por ai que deve começar a inspecionar.
    Concordam com este comentário: CMartin
    •  
      CMartin
    • 21 setembro 2020 editado

     # 5

    Olá Nuno, concordo com o Zé, comece por ver se a filtração não tem origem nas portas de correr da varanda, pedras rachadas delas, má impermeabilização, etc. E talvez saber se há outros com o mesmo problema, ou se o seu é caso único no prédio.
    Para mim também, será mais da varanda ou janela, do lado exterior, por onde entram as águas da chuva, do que do algeroz.
  5.  # 6

    Já agora, esse apartamento é em Sintra ?
  6.  # 7

    Colocado por: NunoAlexandreesse cenário foi descartado por o profissional que visitou a minha casa.

    Qual a qualificação técnica desse profissional?
    Que argumentos lhe deu para descartas essa hipotese?
    Concordam com este comentário: CMartin
  7.  # 8

    Amanhã irei “barrar” com uma massa para fissuras, as pedras. Não perco nada. E ver como corre.

    Confesso que estava a pensar substituir as janelas / caixilharias este verão, mas está pandemia trocou-me às voltas e vou ter de adiar por falta de verbas.

    Não, o prédio não é em Sintra.

    Zedasilva,

    É apenas um senhor que me costuma desenrascar em pequenas obras, daí eu ser casmurro e achar que não faz sentido ser do algeroz. Se fosse algeroz o problema começava no tecto / a meio da parede.

    Além disso, com o que choveu ainda não tenho as paredes húmidas. Ou seja, caso se confirme ser pelas janelas / caixilhos o problema surge com chuva “tocada” a vento.

    Obrigado
  8.  # 9

    Verifique a zona de transição do piso da varanda para a parede.
    O vizinho de baixo tem tetos falsos?
  9.  # 10

    Essas “coisas” em mármore a delimitar portas e janelas trazem-me sempre à memória momentos negativos. Detesto! Além de que no seu caso é bem provável que estejam a ocasionar o problema e serem terríveis termicamente.
    Face ao que aí tem, mais vale esperar pelo€€€ e resolver a parte da caixilharia e remover essas ombreiras primeiro. Além de que não aconselho a mexer em nada dentro sem ter a origem resolvida. Vai gastar dinheiro duas vezes sem qualquer vantagem.
  10.  # 11

    Pelo que pude verificar, já foi aplicada uma tinta membrana nas junto às pedras laterais e na zona de transição que refere. Isto já se encontrava assim quando adquiri a casa.

    Vou questionar o meu vizinho, mas quase de certeza que não tem tecto falso. Já questionei alguma pessoas sobre infiltrações e até ao momento ninguém se queixou.

    Disseram-me que o prédio foi pintado / impermeabilizado à 4 anos, mas se foi bem feito, já não sei ...

    Quanto aos mármores, infelizmente não posso fazer nada. A substituir têm de ser iguais às que estão, certo ? Confesso que detesto este material, mas pensava que não podia substituir estas por outras com outras características.

    Algumas fotos da varanda:
      IMG_2503-cópia.jpg
      IMG_2502-cópia.jpg
  11.  # 12

    Colocado por: NunoAlexandreBoa noite,

    adquiri a minha casa à cerca de um ano. No passado inverno, verifiquei que começaram aparecer umas manchas de humidade numa parede interior que divide dois quartos, junto à janelas que dão para o exterior.

    com as chuvas mais intensas, o problema agravou-se, e chamei um profissional que me disse possivelmente ser um problema no algeroz do prédio. Como estava-mos em plena época de chuvas, e o telhado é em declive, não era aconselhável subir à cobertura.

    Aguardei uma reunião de condomínio, para expor o meu problema, mas passou o verão e a mesma não se realizou. Estamos novamente a iniciar a época de chuvas e temo que o problema se agrave.

    Resido num prédio com 2 andares, por cima do meu apartamento tenho arrecadações.

    As infiltrações só apareceram junto ao rodapé, no máximo 50cm de altura. Numa das paredes (a que fica virada para o exterior) a infiltração está localizada junto à janela, e a uma altura máxima de 30cm. As infiltrações são evidentes junto á janelas, à medida que nos afastamos, desvanece-se.

    Suspeitei que pudesse ser das pedras junto às caixilharias que se encontram com algumas fissuras, mas o esse cenário foi descartado por o profissional que visitou a minha casa.

    Se eu picar as paredes e aplicar uma massa / betume impermeabilizaste o problema fica minimizado / solucionado ?

    Deixou algumas imagens para ser mais perceptível.

    Obrigado, e peço desde já desculpa por alguma coisa "menos corretcta" neste tópico,
      IMG_2499-cópia.jpg
      IMG_2497-cópia.jpg
      IMG_2496-cópia.jpg

    Já passei por uma situação parecida.
    No terraço, a água da chuva com a ajuda do vento conseguia percorrer um pequeno "canal" por baixo da soleira e aparecia na betonilha do quarto numa zona afastada da janela.
  12.  # 13

    No meu caso a água entrava na zona assinalada.
      IMG_2502-cópia2.jpg
  13.  # 14

    Colocado por: bluewingsNo meu caso a água entrava na zona assinalada.
      IMG_2502-cópia2.jpg
    Sim mas para isso teria de aparecer algo no piso e eventualmente no teto do apt inferior.
    Nuno, o piso é em flutuante certo?! Além das paredes não nota deformações no piso ou no rodapé? Cheiro a mofo?
  14.  # 15

    Colocado por: KduvidasSim mas para isso teria de aparecer algo no piso e eventualmente no teto do apt inferior.
    Nuno, o piso é em flutuante certo?! Além das paredes não nota deformações no piso ou no rodapé? Cheiro a mofo?

    No meu caso a água entrou na betonilha e não atravessou a laje maciça de betão armado.
  15.  # 16

    Vou questionar o meu vizinho sobre humidade no tecto, mas se fosse o caso já se tinha queixado.

    Sim o piso é flutuante (vinilico, penso que seja assim que se chama), mas não está empolado onde tenho humidade. Os rodapés nas zonas afectadas estão a descolar-se e com bolor ..

    Em todo o caso vou experimentar vedar aquele canto que o bluewings apontou na imagem. Mas penso que se fosse o caso, a água na “subia” a parede.

    Obrigado a todos pelo vosso contributo !
  16.  # 17

    Colocado por: NunoAlexandreVou questionar o meu vizinho sobre humidade no tecto, mas se fosse o caso já se tinha queixado.

    Sim o piso é flutuante (vinilico, penso que seja assim que se chama), mas não está empolado onde tenho humidade. Os rodapés nas zonas afectadas estão a descolar-se e com bolor ..

    Em todo o caso vou experimentar vedar aquele canto que o bluewings apontou na imagem. Mas penso que se fosse o caso, a água na “subia” a parede.

    Obrigado a todos pelo vosso contributo !

    Pode acreditar que a água sobe por capilaridade a parede interior porque está em contacto com a betonilha.
 
0.0197 seg. NEW