Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite

    Tinha colocado isto num tópico que já tinha iniciado sobre fundações, mas que não me parece o mais apropriado para obter feedback, pelo que abri este novo.

    EStou a pensar remodelar um monte alentejano
    Esta casa é antiga, 1935 segundo a caderneta predial.

    Já a tenho há vários anos mas agora estou a pensar numa remodelação mais profunda

    Terá levado uma renovação há uns anos, quando lhe acrescentaram divisórias com paredes de tijolo (pelos antigos donos)
    Pelo que já li aqui no fórum (e procurei ler muitas discussões aqui no forum) penso que podem ter usado materiais que não são próprios para esta casa. OU seja acho que há uma grande mistura.

    A minha esposa queixa-se que em alguns sítios a parede está sempre a soltar pedacinhos de parede. A mim parece-me ser das camadas de cal, que está por baixo da pintura. Ou seja a parede esboroa-se, revelando as várias camadas de cal que levou. Noutras zonas a parede e pintura (plástica) parece muito estável. Em alguns sítios existem pequenas fissuras na parede mas que não aumentam de ano para ano.

    Nas divisões que estou a falar não há sinais de salitre na parte inferior.

    No entanto as paredes não são muito planas e parecem ter levado remendos. Junto fotos para ilustrar.
    A minha questão é até onde devo levar a reparação das paredes? Picar tudo até à taipa, pedra? Nem sei se tem também adobe na verdade.

    Ou tentar alisar com alguma argamassa/reboco para pintar em seguida? Quais as opções?

    Sei que deveriam ter sido usadas argamassa à base de cal, mas parece-me que existe reboco de cimento


    A outra questão tem que ver com o remate entre a parede e as madeiras do tecto. Se for rebocada, deverá ser feito um recesso na junção para ocultar possíveis fissuras quando a casa se "move"? Quais são as boas práticas?


    A fazer uma intervenção mais profunda quero aproveitar para abrir roços para a instalação eléctrica.

    Sei, de tópicos do forum que também têm usado pladur, mas numa casa destas...
    Concordam com este comentário: Maria Ruiz
      IMG_01702.JPG
      IMG_01722.JPG
      IMG_01742.JPG
  2.  # 2

    junto mais umas fotos para melhor ilustração
      IMG_01762.JPG
      IMG_01682.JPG
  3.  # 3

    Qual o orçamento disponível?
  4.  # 4

    boas praticas. so retitar os rebocoa que:
    estiverem desagregados do suporte. que sejam em cimento
    O ideal é remendar com argamassa à base de cal, veja da secil reabilita Cal.
    ou
    pica tudo, e aplica pelo interior um reboco termico, tipo boromite... o barramento fino e a tinta abaixo indicada.

    Pinturas, pode caiar... é mais natural, pode pitnar com tinta de silicatos. por dentro e por fora, mas esta tinta não deve ser dada sobre tintas plasticas. salta pedacinhos derivado aos asis contidos nas paredes, quanto mais isola, ou usar um tinta plastica piro será...


    O ondulado dos rebocos, para mim não é defeito é feitio. é muito interessante e permite adivinhar que é um acasa com paredes grossas, assim como deixar estar alguma deformação das paredes.

    No tecto, aplicar isolamento termmico em condições, use la de rocha. e manter as madeiras ou substituir por madeiras, nada de plasticos, excepto talvez uma tela membrana sob as telhas..

    Pavimento se não tiver humidades aparentes, não precisa de escavar e aplicar um ssitem ade drenagem perimetral.
    O idel nestas casas é ter igualmente pavimentos porosos, que permitam evaporação, terracotas naturais, pedra natural, mosaico hidraulico, gres ceramico Não VIDRADO (soladrilho, por exemplo), em cimento afagado queimado à colher.. nada de porcelânicos, sejam eles vidrados ou não, nada de pavimentos flutuantes, nada de vinilicos e plasticos...
    Concordam com este comentário: antonylemos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jmserra
  5.  # 5

    Caro Pedro

    Muito obrigado pela resposta

    Questões:
    Se há tinta plástica, para aplicar tinta de silicatos tenho de remover a outra, ou seja picar certo?

    A massa para o reboco dos roços da instalação eléctrica também é à base de cal certo?

    Os sais de que fala nas paredes é salitre? Pensei que salitre só em presença de cimento portland
    Não tenho nenhum tipo de eflurescência nas paredes. Dá a impressão de escamar apenas em alguns sítios.
    Quase que posso contar os anos da casa pelo número de camadas de cal que levou. Em alguns sítios a camada de cal tem aí uns 3 milimetros

    Porque menciona reboco térmico? Vou ver o que é boromite
    A casa é utilizada sobretudo de Maio a Novembro.
    No inverno não é fria e no verão é fresca

    Quanto ao ondulado das paredes tem de cá vir convencer a minha esposa.
    Mas reconheço que enterrar a instalação fica melhor, ainda que a mim não me incomode.

    No meu quarto o chão é de tipo tijolo burro, ou assim parece. Em certos sítios apresenta desgaste. Parece ter aí uns 2 cm de espessura, peças rectangulares com cerca de 20x10 cm. Penso manter este.

    Na sala é que puseram ladrilho (33x33) cerâmico, daquele castanho dourado que se usava aqui há muitos anos. Vidrado claro.
    Mas este vou substituir.
    Quanto a plásticos e pav flutuantes esteja descansado que está fora de questão



    POr último, da sua experiência os pedreiros da zona saberão trabalhar com estes materiais (argamassas com cal) ou aquilo que sabem é de reboco em cimento?
  6.  # 6

    So fazem asneiras... e tentam impingir aquilo que lhe é o mais habitual.

    Colocado por: jmserraPOr último, da sua experiência os pedreiros da zona saberão trabalhar com estes materiais (argamassas com cal) ou aquilo que sabem é de reboco em cimento?


    Colocado por: jmserraPorque menciona reboco térmico? Vou ver o que é boromite
    A casa é utilizada sobretudo de Maio a Novembro.
    No inverno não é fria e no verão é fresca

    poderia ser uma hipotese para rebocar isso tudo, e havendo sis ficam lá dentro. é compativel com esses suportes e melhora termicamente.
    A outra alternativa é ver da Secil, os reboco reabilita CAL. existem vários, tem de ser escolhido o esquema apropriado. para a situação em causa e para o acabamento final desejado.
    Os sais estão presentes em todo lado, não só no cimento, esse tem é mais teor de sais.

    tem de remover a tinta plastica para aplicar a tinta de silicatos, as boas tem um primario que depois reage com a tinta propriamente dita.

    Se tiver a certeza que é cal, pode aplicar por cima.

    Todos os roços com argamassa de cal, / bastardas..
    Concordam com este comentário: Maria Ruiz
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jmserra
  7.  # 7

    Boa tarde,

    Estou à procura de soluções também. As minhas paredes estão piores e falaram-me de monocapa da Weber. Conhece?
    Agradecia opiniões sobre este assunto.
    Reduz o tempo de obra, sem revestimento nem reboco, este é direto!

    Obrigada.
      IMG_6657.JPG
  8.  # 8

    Se é o que penso... Monocapa quartzo da weber. Quem lhe disse, disse mal.
    Não inventar...
 
0.0151 seg. NEW