Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos,

    a porta do meu apartamento tem uma fechadura de alta segurança, com cilindros Fichet 787 Z (eu não percebo nada disto, mas a pesquisar, as chaves são iguais).

    Acontece que ultimamente, ao abrir a porta pelo lado de fora, as chaves ficam "encravadas", isto é, a porta abre bem (roda tudo para a direita) mas depois nem sempre volta à posição normal (ou seja, não roda tudo para a esquerda) e portanto a chave fica presa. Quando a chave fica presa, consigo rodá-la sempre para a direita até ao máximo, mas depois não volta ao normal.

    A solução tem sido rodar várias vezes no sentido de abrir a fechadura, até que eventualmente consegue voltar ao início. Ou seja, parece que fica presa.

    Bem, como eu mencionei antes, não percebo nada disto, então pedi um orçamento e falaram em 340€ para trocar os cilindros. A minha questão é: será que isto está mesmo estragado ou poderá ser lixo ou outra coisa qualquer por dentro a prender? Estes 340€, parecem plausíveis? Além disso, trocando os cilindros, tem de ser fichet? É que quem me fez o orçamento diz que só estas é que dão e que não há mais barato. Se fosse a minha casa, eu nem hesitava, mas tratando-se de um apartamento arrendado, custa-me um bocado dar 340€. Anexo também algumas imagens.

    Desde já agradeço.
      IMG-3878.JPG
      IMG-3876.JPG
  2.  # 2

    pode estar a precisar mudar isso, tome atenção que ainda fica do lado de fora, depois é pior.. mantenha isso que esse canhão é de excelencia em termos de protecção.

    Aconteceu o mesmo a mim... e não, não dá para meter ai mais nada... o preço é isso + IVA, certo?
  3.  # 3

    E não deveria ser o senhoria a tratar disso? E um desgaste normal desse canhão. não é por má utilização. o que diz o seu contrato?
  4.  # 4

    Obrigado pela resposta, Pedro.

    Os 340€ são com IVA e instalação incluídos. Sim, à partida será o senhorio a pagar, claro. Eu tentei saber primeiro o orçamento porque se fosse algo barato, metia do meu bolso sem sequer o chatear, apesar de ele ser 100% prestável.
  5.  # 5

    olhe, menos 100€ do que eu... Onde?
  6.  # 6

    Está no preço.

    Tem sorte de não ser um cilindro f3d que um familiar meu avariou igual e pagou 600€
  7.  # 7

    Porrapah, antes de substituir dê-lhe meia dúzia de bisnagadas de W40. Pior não fica e pode ser que fique mais solta.
  8.  # 8

    Colocado por: Pedro Barradasolhe, menos 100€ do que eu... Onde?


    Chaves da Boavista, no Porto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  9.  # 9

    Colocado por: KduvidasPorrapah, antes de substituir dê-lhe meia dúzia de bisnagadas de W40. Pior não fica e pode ser que fique mais solta.


    Ontem, quando a chave ficou presa, só rodava para o lado direito. Depois voltava sempre a uma posição que não a normal, e não rodava mais para a esquerda.

    Então comecei repetidamente a rodá-la o máximo para a direita e deixar voltar à posição onde estava presa, até que se soltou. Agora (e já abri a porta umas quantas vezes entre ontem de manhã e hoje) está praticamente normal. Nem tem ficado presa, e quando fica, basta rodá-la outra vez como se estivesse a abrir a porta, e volta à posição normal.
  10.  # 10

    Tenha cuidado. Que isso pode bloquear definitivamente, depois é mais chato.
  11.  # 11

    Fiquei sem perceber se lubrificou ou não. Se a melhoria se deve a isso ou a teimosia?
    Aquilo que eu quis alertar é que qualquer mecanismo necessita de manutenção e lubrificação regular e que essa falta pode estar na origem de funcionamento menos eficaz.
    Mas também pode ser desgaste e fim de vida🤨

    Outra coisa é dia 13 em Fátima, que pelos vistos este ano não há...
  12.  # 12

    Colocado por: KduvidasPorrapah, antes de substituir dê-lhe meia dúzia de bisnagadas de W40. Pior não fica e pode ser que fique mais solta.


    Colocado por: KduvidasFiquei sem perceber se lubrificou ou não. Se a melhoria se deve a isso ou a teimosia?
    Aquilo que eu quis alertar é que qualquer mecanismo necessita de manutenção e lubrificação regular e que essa falta pode estar na origem de funcionamento menos eficaz.
    Mas também pode ser desgaste e fim de vida🤨

    Outra coisa é dia 13 em Fátima, que pelos vistos este ano não há...

    Eu também fazia isto primeiro, até podem ser pequenas limalhas que estão a fazer prender o mecanismo.
 
0.0186 seg. NEW