Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos, à uns anos aproveitei o sótão para fazer uma divisão para arrumos e para a Maria ir tratar da roupa! Nas partes baixas a cerca de 2 metros da parede fiz a estrutura em pladur! Aí tudo bem! Nas empenas cometi o erro de colar o pladur diretamente, de inverno ganha algumas manchas de bolor! Já retirei o pladur velho e já comprei as calhas, lã de rocha 5cm,e o pladur! Estava a pensar deixar 2 cm de caixa de ar! Entretanto um colega quer me dar várias placas de esferovite de 2cm para pôr em vez da caixa de ar! Será que alguém me pode dar uma opinião da melhor opção? Parede,caixa de ar,estrutura com lã de rocha,pladur ou parede,esferovite,estrutura com lã de rocha, pladur! Obrigado.
  2.  # 2

    O Esferovite penso que não será demais, melhora o isolamento.
    No entanto a lã de rocha deveria ser com barreira para vapor (são daquelas que têm um lado com papel kraft). Se não vai ter a humidade a atravessar o pladur e a lã de rocha e a condensar junto à parede existente. E com o tempo ganhar bolor atrás do pladur, que não será grande coisa. É pesquisar no google que encontra fotografias de montagens.
    Ter em conta, caso use o esferovite, é que possivelmente vai ter fixações da estrutura do pladur a atravessar ou mesmo fixadas contra o esferovite. E o esferovite comporta-se mal à compressão, é mole. Vais valia usar um roofmate de 3cm (poliestireno extrudido).
  3.  # 3

    Pela primeira parte da sua descrição não dá para perceber muito bem onde fez as paredes de Pladur e/ou onde encostou o Pladur diretamente? Pode ser claro para si, mas para quem lê...☹️
    De qualquer forma se o bolor aparece em zonas de encosto, o que deve antes de mais averiguar é onde se dá a transmissão de humidade e é aí que deve focar ações de isolamento.
    Quanto à caixa de ar. Contrariamente ao que se pensa, mas aplicações de Pladur (sejam paredes ou tetos), traz mais inconvenientes do que benefícios, sobretudo se não houver incorporação de isolamentos. Se houver e forem os corretos a caixa de ar continua a não ter qq utilidade e de deve eliminada ou reduzida ao mínimo.
    Aconselho a que utilize o EPS para eliminar a caixa de ar e reforçar o isolamento👍 Mas antes disso descubra e isole devidamente a origem da humidade.
  4.  # 4

    Olá, realmente acho que não expliquei da melhor forma!resumindo, das quatro paredes só ganhou bolor (bolor 4 ou 5 manchas de 10 cm nada exagerado!) as paredes que colei o pladur diretamente à parede as duas restantes ficaram com cerca de dois metros de caixa de ar (parte baixa do sótão)! Por fora tenho a certeza que não entra umidade pintura nova e a casa nunca esteve com pintura muito má! A parede pior nunca apanha sol, penso também ter influência!
    Vou então seguir o vosso conselho e pôr o esferovite sem a caixa de ar, as calhas vou fixar no chão e teto não vai ter contacto com a parede! Obrigado.
  5.  # 5

    Veja senão está a bloquear a circulação de ar desse espaço, coloque umas grelhas altas e baixas cruzadas no Pladur onde tem humidade
  6.  # 6

    Colocado por: A.MiguélOlá, realmente acho que não expliquei da melhor forma!resumindo, das quatro paredes só ganhou bolor (bolor 4 ou 5 manchas de 10 cm nada exagerado!) as paredes que colei o pladur diretamente à parede as duas restantes ficaram com cerca de dois metros de caixa de ar (parte baixa do sótão)! Por fora tenho a certeza que não entra umidade pintura nova e a casa nunca esteve com pintura muito má! A parede pior nunca apanha sol, penso também ter influência!
    Vou então seguir o vosso conselho e pôr o esferovite sem a caixa de ar, as calhas vou fixar no chão e teto não vai ter contacto com a parede! Obrigado.

    https://forumdacasa.com/discussion/2841/pladur-ba13-30/#Comment_21054
 
0.0088 seg. NEW