Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,
    Estou um pouco confusa com tanta coisa que li, se me puderem ajudar agradeço.
    Cheguei a uma conclusão quanto ao sistema de aquecimento central em casa.
    Das opções:
    - Recuperador
    - Salamandra a pellets
    - Caldeira a pellets
    AC não vale a pena, porque não tem um aquecimento confortável, muito vento.
    Optei por não colocar lenha porque nem sempre tenho disponibilidade para andar a ir buscar lenha e nem sequer tenho aonde colocar grandes quantidades de lenha.
    Retirei a salamandra porque pareceu-me que a caldeira é mais eficiente.
    Do que está para ser colocado em principio serão por volta dos 100 elementos e dois toalheiros de 1200 em duas casas de banho.
    A casa de res-do-chão e de primeiro andar em que o primeiro andar tem um escritório e um quarto com boas areas.
    - Poderei colocar depois a area da casa.
    A construção é anterior a 2006 e as janelas são duplas. Uma casa com boa exposição solar mas é muito húmida, somos da zona Ribatejo e de inverno dentro da casa se soprar até vejo o vapor de água por causa do frio...
    Do que andei a ver uma caldeira de 20W (acho que é o termo) poderia ser a solução, com a possibilidade de colocar uma bomba de calor para aquecimento das águas sanitárias (ainda estou na dúvida).
    O que acham? Daria para isto tudo?
    Pelo que me pareceu as vezes não vale a pena colocar uma muito potente porque vou gastar mais pellets sem necessidade.
  2.  # 2

    20W são duas a 3 lampadas de LED. são 20 kW

    Não esquecer que o radiadores DEVEM ter torneiras termostáticas, assim consegue controlar a temperatura na divisão, deste modo tem divisões com diferentes temperaturas.

    A humidade em princípio desaparece contudo deve renovar o ar da habitação, adquira um higrometro com temperatura, aqui no forum foi diversas vezes discutido.

    Tambem pode passar o ramal do aquecimento para o acumulador de agua quente, tem de levar uma valvula ligada a um controlador, para aquecer a agua, sempre que necessitar.

    Se tem capital disponível , bomba de calor e utilize o calor da casa para ajudar no COP . tambem tem por aqui no forum como utilizar a bomba de calor
    Concordam com este comentário: anabelacorreia05
    Estas pessoas agradeceram este comentário: moedinhas
  3.  # 3

    Colocado por: mtavares20W são duas a 3 lampadas de LED. são 20 kW

    Não esquecer que o radiadores DEVEM ter torneiras termostáticas, assim consegue controlar a temperatura na divisão, deste modo tem divisões com diferentes temperaturas.

    A humidade em princípio desaparece contudo deve renovar o ar da habitação, adquira um higrometro com temperatura, aqui no forum foi diversas vezes discutido.

    Tambem pode passar o ramal do aquecimento para o acumulador de agua quente, tem de levar uma valvula ligada a um controlador, para aquecer a agua, sempre que necessitar.

    Se tem capital disponível , bomba de calor e utilize o calor da casa para ajudar no COP . tambem tem por aqui no forum como utilizar a bomba de calor
    Concordam com este comentário:anabelacorreia05


    Obrigado, a bomba de calor já sei como funciona e é uma coisa adquirir mais tarde, estava a pensar se chegaria ou não, os 20KW para tudo. Vou pesquisar melhor sobre como fazer a renovação do ar, até porque tenho uma casa do norte com problemas piores e penso que seja de não ter como renovar o ar e até se torna mais fria.
    Só não sei o que quer dizer COP?
  4.  # 4

    COP google :)
  5.  # 5

    Colocado por: anabelacorreia05
    Só não sei o que quer dizer COP?


    "COP representa uma relação entre a energia consumida por uma bomba de calor e a energia fornecida pela mesma. Isto é, um COP com um valor de 3 significa que a bomba consome 1 kWh para produzir 3KWh."
    Concordam com este comentário: mtavares
    Estas pessoas agradeceram este comentário: anabelacorreia05
  6.  # 6

    Já percebi obrigado... Nem todos os instaladores falam disso e simplesmente tentam vender uma coisa e pronto e depois ao fim do mês é que se vê a fatura e gastamos mais do que necessário. Agradeço as explicações e as sugestões e vou procurar melhor e pedir outros orçamentos.
 
0.0122 seg. NEW