Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá,

    Estou no processo de construção de uma moradia térrea (arredores do Porto) e, como tantos outros, tenho andado a ver os imensos posts que o Forum da Casa tem sobre este tema. E como não podia deixar de ser, venho deixar aqui a planta da minha moradia para ter a vossa opinião/ideias/melhorias :)

    Coisas a saber:
    * O Norte fica na direcção do portão
    * Temos vizinhos a Sul, Este e o Oeste (ou seja, a parte da piscina e portão são viradas para a rua)
      PlantaMoradia.png
    • RCF
    • 23 setembro 2020

     # 2

    Gosto!
  2.  # 3

    E melhor contactar um arquitecto e concilar isso que desenhou com o que poderá ser possivel implantar nesse lote.
    Concordam com este comentário: antonylemos
  3.  # 4

    Colocado por: Pedro BarradasE melhor contactar um arquitecto e concilar isso que desenhou com o que poderá ser possivel implantar nesse lote.
    e com a legislação e tal..
  4.  # 5

    Colocado por: Pedro BarradasE melhor contactar um arquitecto e concilar isso que desenhou com o que poderá ser possivel implantar nesse lote.
    Concordam com este comentário:antonylemos


    O projecto foi desenhado por um arquitecto, as únicas coisas que eu acrescentei foram o anexo e a pérgola (no projecto do arquitecto a pérgola está apenas na parte lateral da casa e fiz continuação para a parte da frente).

    E claro, andei a brincar e a colocar os móveis e alguma decoração :)

    Todo o projecto foi desenhado tendo em conta a legislação. O arquitecto e a sua equipa tiveram em conta todos os detalhes, desde áreas de construção, impermeabilização, distâncias a vizinhos, restrições de mobilidade, etc.

    A minha ideia ao partilhar esta planta seria mais em temos de organização do espaço e de possíveis ideias de ajustes/melhoramentos que poderei não estar a considerar...

    Mas MUITO OBRIGADA pelo feedback dado :) Esta comunidade é espectacular :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: antonylemos
  5.  # 6

    os tapetes e afins retiram a leitura dos espaço.

    aquela anexo , duvido que seja licenciado, era mais profícuo ter metido aqui a planta do estudo previo de arquitectura elaborado pelo arquiecto.

    As pergolas estão estranhas...
    •  
      Mk Pt
    • 23 setembro 2020 editado

     # 7

    Do que percebi da orientação:
    - todos os quartos voltados a norte/noroeste
    - Piscina do lado norte e voltada para a via publica, tendo pouca privacidade.
    - Quem vai para os quartos passa à frente de quem está a ver tv na sala.

    A zona de lazer a norte/noroeste fica mal, se fosse a sul seria mais protegida e usada por períodos mais longos.


    O 'formato' da planta pode parecer engraçada, mas há aí coisas mal resolvidas.
  6.  # 8

    Uma planta engraçada, mas nada funcional.
  7.  # 9

    A pedido de várias famílias, aqui está o projecto desenhado pelo arquitecto.

    Realmente a questão de estar virado a Norte não é de todo o ideal, mas foi a melhor forma encontrada para aproveitar o espaço. O terreno tem alguns angulos esquisitos e a casa vizinha a Sul é bastante alta (3 pisos), pelo que iria também dar muita sombra caso a piscina estivesse a Sul.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  8.  # 10

    Colocado por: diana.dbbpelo que iria também dar muita sombra caso a piscina estivesse a Sul.

    Provavelmente só no Inverno, quando o sol anda mais baixo.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  9.  # 11

    Colocado por: Mk Pt
    - Quem vai para os quartos passa à frente de quem está a ver tv na sala.


    Realmente este é um dos pontos que menos gosto da planta :( Andei às voltas e voltas e não consegui encontrar uma maneira melhor de "organizar" as coisas para ter um flow melhor... Alguma ideia do que poderia fazer/mudar para ficar melhor?

    Obrigada!
  10.  # 12

    diga ao seu arquiteto que do lado da muleta das portas tem de ter 30cm livres... não pode ter somente 10 ou 15cm, isto para os vãos que acedem a compartimentos que fazem parte do percurso acessivel. aquela porta de correr não pode ser assim. a menos que em obra meta um aporta de batente normal a abrir para o interior.

    a placa eu meteria na bancada a 90º. tem pouco espaço de trabalho entree o ll e a placa. e depois vai andar a limpar salpicos no vidro da janela- pode melhorar o layout da cozinha. a peninsual parece nao fazer sentido.
    Nao seia melhor ter o acesso da lavandara pelo interior da cozinha, a janlea da memsa no extreo opoto da parede, mais longe do tanque da piscina?
    E ter a bancada peninsula, junto á janela, masi coinfrontante com a zona social... eventualmtne assar a placa de cozinha para ali. a IS de serviço estrangula um pouco aquela zona toda... é estranho, tal como a entrada, ou é ou não é... tem um aporta pivotante prevista, mas depois é tudo algo insipido.
    a janelona de correr se calhar seria melhor uma de 3 folhas...
    a zona coberta frente à sala, merecia mais profundidade, para pelo menos 2.50m.

    na is suite, eu meteria junto a sanita com o duche... é ver se funciona.
  11.  # 13

    Eu se fosse a si deitava esta planta para o lixo e fazia uma nova ou falava com outro arquiteto.

    Essa casa não tem lógica alguma.

    Faz lembrar simplesmente uma casa de férias.
  12.  # 14

    Colocado por: Miguel Z PalmaEu se fosse a si deitava esta planta para o lixo e fazia uma nova ou falava com outro arquiteto.

    É bom que não sejam sempre os mesmos a dizer isso
    :-))
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  13.  # 15

    esse portão de entrada, vai querer motorizar e automatizar!? não é impossivel, mas olhe vai ser um pincel...
  14.  # 16

    Por amor de deus, voltei a ver e essa planta não tem mesmo por onde se pegue... não leve isso para a frente.

    Por que raio não assume aí um L???

    Para quê essa forma ? Coisa sem lógica.
  15.  # 17

    Eu gosto mesmo é de estar no sofa e ter a televisão sempre de viez...
    e o cantnho das refeições, parece que estamos num diner americano... depois temos ali mais de 2m livres sem nada, desaproveitado.. nem sequer quem está sentado tira partido da zona exterior... fica nos fundos...
  16.  # 18

    tire a is da entrada e meta no triangulo entre a sala e os quartos.... para conseguir ter uma sala ortogonal, aproveita reve a entrada a cozinha... etc...
    isto se não arranjarem outra opção de implantação....
  17.  # 19

    Se calhar ficaria melhor assim... ou ate encostar ou levar mais perto ao limite norte, já que pelo que vejo o arruamneto está a cerca de 2m acima da cota de soleira prevista em projecto.

    Veja isso bem.
    Concordam com este comentário: Anonimo09092021, Miguel Z Palma, Ruipsm, Mk Pt
      Anotação 2020-09-23 205233.jpg
  18.  # 20

    só uma pergunta, já que foi feito por um arquitecto (ia jurar que nao pois tem aí cotas e informação que ninguém se lembraria de meter).. qual das casas de banho é a 'acessível'?

    Colocado por: diana.dbb
    Todo o projecto foi desenhado tendo em conta a legislação
 
0.0198 seg. NEW