Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Tenho um projector que vai para o tecto. Consome 200 Watts. Não sei quantos amperes tem. Vai estar ligado por vezes durante umas 4 horas.

    O fio, da tomada até projector, vai ter uns 10 metros. da tomada até caixa Edp, diria que são uns 25 metros em cabo rijo de grande espessura.

    Queria poupar $ no cabo dos 10 metros mas também precisava dele fino para passar despercebido no tecto.

    Qual é o diametro do cabo que o fio eléctrico deverá ter?

    Será que posso utilizar o fino, de 0.75 mm ? H03VVH2-F 2x 0.75MM

    Seria o ideal. Tenho usado esse mesmo fio em tomada no exterior onde ligo máquina cortar relva e moto enxada de 1400 W e nunca deu problema (sei que não é o ideal, claro).
    Mas existe uma diferença, é que o projector vai estar ligado umas 4 horas enquanto que maq cortar relva e moto enxada ligam/desligam por períodos de uns 30minutos.

    Para uso prolongado, cabo 0.75mm com 10 metros, consumo de 200watts, 4horas uso contínuo, aguenta?

    Obrigado.
  2.  # 2

    qual o calibre do disjuntor de protecção ainda irá ligar o projecto?

    Se for 10A, sessão mínima 1,5mm2
    se for 16A, sessão mínima 2,5mm2

    Sim, um cabo de 0,75mm2 aguenta um projecto de 200W em permanecia (0,87A), mas não significa que o circuito se encontra protegido.

    Agora outro aspecto: O projector é classe II de isolamento? senão for o cabo de alimentação deverá possuir condutor de terra e ligar ao projecto.
  3.  # 3

    Colocado por: BigmouseO projector é classe II de isolamento? senão for o cabo de alimentação deverá possuir condutor de terra e ligar ao projecto.


    Sim, o cabo de alimentação do projector tem um conector 3 pinos com TERRA. Mas eu honestamente nem sei se a tomada onde ele antes estava ligado, tem fio terra. A minha ideia era cortar o conector do cabo e ligar, apenas os 2 fios, do cabo 0,75mm2, ficando o fio terra do pin, inutilizado.

    Sobre o projector (é um projector de vídeo), ser classe II de isolamento... não sei o que significa. Nas especificações do projector não refere.

    Colocado por: Bigmousequal o calibre do disjuntor de protecção ainda irá ligar o projecto?


    Não estou no local mas eu creio que, sendo disjuntor das tomadas, pelo menos 10A será.
  4.  # 4

    Verifique quais destes símbolos têm na chapa de caraterísticas do projecyo

    Colocado por: ridjumbambo

    Sim, o cabo de alimentação do projector tem um conector 3 pinos com TERRA. Mas eu honestamente nem sei se a tomada onde ele antes estava ligado, tem fio terra. A minha ideia era cortar o conector do cabo e ligar, apenas os 2 fios, do cabo 0,75mm2, ficando o fio terra do pin, inutilizado.

    Sobre o projector (é um projector de vídeo), ser classe II de isolamento... não sei o que significa. Nas especificações do projector não refere.



    Não estou no local mas eu creio que, sendo disjuntor das tomadas, pelo menos 10A será.
      Screenshot_20200924-200838.jpg
  5.  # 5

    mas o cabo de alimentação do projector, tem ou não tem terra, se tiver, convem ligar à terra,
  6.  # 6

    Se for um equipamento de classe II ou III, não se liga a terra

    Colocado por: Pedro Barradasmas o cabo de alimentação do projector, tem ou não tem terra, se tiver, convem ligar à terra,
  7.  # 7

    Vai meter calha de colar para esconder o fio?
    Ja agora, 1.5 deve de dar, é pouca distancia e baixa potencia.
    Claro que se arder a responsabilidade é sua.
    edit: meta terra nessa me***
  8.  # 8

    Colocado por: STUNTMANVai meter calha de colar para esconder o fio?


    Não, o tecto tem muitos detalhes em gesso, não pode levar calha. Daí eu querer que ele tenha o mínimo tamanho possível, e seja bem flexível.



    Colocado por: Pedro Barradasmas o cabo de alimentação do projector, tem ou não tem terra, se tiver, convem ligar à terra,

    O cabo do projector é dos de 3 pinos, cabos de alimentação usados em computadores por ex. Tem terra. No entanto, se eu usar o fio que tenho 0.75mm, são apenas 2 fios, n tem terra... com terra, o fio + pequeno já tem uma dimensão bem maior.





    Colocado por: BigmouseVerifique quais destes símbolos têm na chapa de caraterísticas do projecyo


    Não tem nenhum. E em vez de 200w, são afinal 320w. Mas creio que não é por aí que fará grande diferença.
      120141496_3404545719623595_5067642880087795054_n.jpg
      120127861_2757037747952222_1912997055917153328_n.jpg
    • size
    • 25 setembro 2020

     # 9

    Pelas indicações eléctricas da foto o aparelho é de 851 W e não de 320 W. (230x 3,7 = 851)

    O fio de 0,75 estará no limite do aconselhado.
  9.  # 10

    Colocado por: sizePelas indicações eléctricas da foto o aparelho é de 851 W e não de 320 W. (230x 3,7 = 851)


    Obrigado. Não tinha reparado que a amperagem estava mencionada.
    Só estranho o consumo de 850 W que indica pois no rótulo diz que gasta 320W.

    Entretanto estive a investigar e, não sei se fiz leitura correcta mas, estando o aparelho no tecto e sendo a caixa em plástico e não sendo para "tocar" com a mão, não será tão problemático não estar ligado a "terra". Não sei se terei feito leitura correcta...
    • Nelhas
    • 25 setembro 2020 editado

     # 11

    Colocado por: ridjumbamboSerá que posso utilizar o fino, de 0.75 mm ? H03VVH2-F 2x 0.75MM


    Não.

    Colocado por: ridjumbamboPara uso prolongado, cabo 0.75mm com 10 metros, consumo de 200watts, 4horas uso contínuo, aguenta?


    Não. Má prática.


    Colocado por: ridjumbamboQueria poupar $ no cabo dos 10 metros mas também precisava dele fino para passar despercebido no tecto.


    Poupar dinheiro com electricidade não é boa prática.



    Colocado por: ridjumbamboEntretanto estive a investigar e, não sei se fiz leitura correcta mas, estando o aparelho no tecto e sendo a caixa em plástico e não sendo para "tocar" com a mão, não será tão problemático não estar ligado a "terra". Não sei se terei feito leitura correcta...


    Infelizmente fez. Nenhuma das condicionantes referidas é a condição principal para ligar coisas a terra.
    Senão , com tomadas ligadas a terra, podíamos andar lá a enfiar os dedos com os pés dentro de uma balde de água.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ridjumbambo
    • hangas
    • 25 setembro 2020 editado

     # 12

    Colocado por: ridjumbamboSó estranho o consumo de 850 W que indica pois no rótulo diz que gasta 320W.


    320W deve ser a potencia da lampada. Na etiqueta que colocou diz que a entrada requer pelo menos 3.70A.
    3.70Ax230V ~= 850W de consumo maximo.



    Colocado por: ridjumbamboestando o aparelho no tecto


    Cuidado com a forma como o fixa ao tecto, e as distancias que deixa.

    Esses projectores mais baratuchos sao muito ineficientes e geram muito calor. Alem disso estao feitos para trabalhar na sua posicao normal para que a conveccao natural ajude ao ser arrefecimento.

    Nao e a primeira vez que acontece projectores colocados ao contrario junto ao tecto derreterem ou mesmo pegarem fogo.

    Isto porque na posicao inversa as ventoinhas estao a empurrar ar contra a conveccao natural, o que leva a que aquecam um bocado mais e agravar o problema. Alem disso muito perto do tecto sem margem para o calor dissipar vai criar uma bolha de ar cada vez mais quente a volta do projector que faz um efeito bola de neve.

    Com sorte a proteccao termica (se a tiver) dispara, com menos sorte .. derrete ou arde.

    Ha projectores desenhados para serem instalados assim ou mesmo em espacos exíguos. pelas caracteriticas nao me parece ser o caso desse.
  10.  # 13

    Colocado por: hangasEsses projectores mais baratuchos sao muito ineficientes e geram muito calor. Alem disso estao feitos para trabalhar na sua posicao normal para que a conveccao natural ajude ao ser arrefecimento.


    Este dá para tecto, não foi nada baratuxo :)

    Mas com o que escreveu, a ideia que eu tinha de o esconder no tecto com uma caixa de cartão branco para minimizar o impacto no espaço, com o que escreveu, provavelmente já não o farei pois essa caixa iria "sufocar" o projector e provavelemente resultar no sobreaquecimento que refere.
  11.  # 14

    Colocado por: NelhasPoupar dinheiro com electricidade não é boa prática.


    Neste caso a principal questão nem é pelos +10 ou menos 10 eur em cabo. É por causa da grossura. Com diametro maior, o cabo dará mau aspecto pelo impacto no tecto e por não se ajustar aos detalhes de gesso (tectos antigos) que existe no centro do tecto. Também, ficará "pendurado" pois não entrará na parte de cima do suporte, rente ao tecto.
    • hangas
    • 25 setembro 2020 editado

     # 15

    Colocado por: ridjumbamboEste dá para tecto, não foi nada baratuxo :)


    Ja vi que e um Benq tk800M, bem jeitoso por sinal.
    Admito que pela etiqueta maioritariamente em chines tive outra percepcao.


    Colocado por: ridjumbamboprovavelmente já não o farei pois essa caixa iria "sufocar" o projector e provavelemente resultar no sobreaquecimento que refere


    Deve haver instrucoes sobre esses requisitos nos manuais. Pelo que consigo ver data sheet apenas indica que deve operar num ambiente em 0 e 40 Celsius.

    https://www.benq.eu/content/dam/b2c/en-eu/support/download/datasheet/projector/tk800m-datasheet-eng.pdf

    Note tambem que quanto mais fresco ele operar, mais dura a lampada..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ridjumbambo
  12.  # 16

    Ponha um cabo da cor do teto
  13.  # 17

    Colocado por: luisrds
    1. Ponha um cabo da cor do teto


    Sim, já conto com isso. Embora estranhamente e até agora, o cabo mais fino que inclui terra que tenho encontrado, é sempre cinza ou preto. Ainda não encontrei um branco com terra e a ser de 0.75.
  14.  # 18

    Colocado por: ridjumbamboEmbora estranhamente e até agora, o cabo mais fino que inclui terra que tenho encontrado, é sempre cinza ou preto.

    Pode ser mais caro(portes), mas existe.. ;)
  15.  # 19

 
0.0215 seg. NEW