Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Viva...

    Tenho uma moradia que já tinha um esquentador instalado a funcionar a gás de botija. Entretanto, substituímos por gás natural e mantivemos o esquentador. Não sei de quantos litros é mas é da marca Zeus. Desde o inicio temos o mesmo problema. A água quente demora muito tempo a chegar a uma ala da casa e nunca fica a uma temperatura agradável, no caso para o inverno, parecendo quase fria. Inicialmente, como não usávamos um dos wc onde isso acontece, achamos que seria da torneira misturadora que era daquelas que regula a temperatura, mas substituímos a dita e continua igual. Mesmo na cozinha demora um pouco para chegar. Nos wc da outra ala demora um bocadinho também mas nada de grave mas agua chega quente. A minha dúvida é: será um problema do esquentador? Falta de potencia do esquentador para levar a agua quente até estes pontos? A moradia tem 3 pisos (subterrâneo, rés do chão e 1.º andar). Os wc que falo são no 1.º andar, a cozinha no rés do chão e o esquentador está instalado na antiga casinha das maquinas no exterior (antigamente tinha caldeira a gasóleo). Os wc afectados estão a maior distancia do esquentador. Estou a ponderar trocar de esquentador mas não sei qual a melhor solução.

    Grata pela atenção.
    • eu
    • 25 setembro 2020

     # 2

    Mas esse esquentador está preparado para funcionar com gás natural?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: paty_pedro
  2.  # 3

    Ao mudar de Gas botija para Gas natural, modificaram os injectores do esquentador ?

    o gas natural é muito menos calórico e necessita de injectores maiores , podendo ocorrer a falta de potencia que se queixam.
    Concordam com este comentário: eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: paty_pedro
  3.  # 4

    Quando se muda o tipo de gás, tem de se mudar os bicos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: paty_pedro
  4.  # 5

    Sim, o esquentador foi preparado para gás natural pela empresa que fez a instalação do mesmo.
    • eu
    • 25 setembro 2020

     # 6

    Colocado por: paty_pedroSim, o esquentador foi preparado para gás natural pela empresa que fez a instalação do mesmo.

    Essas transformações por vezes ficam uma porcaria.

    Recomendo que comprem um esquentador novo para gás natural, de potência adequada.
    Concordam com este comentário: ultrahipermega
    Estas pessoas agradeceram este comentário: paty_pedro
  5.  # 7

    E qual seria a potencia que me aconselharia? Estou a pensar adquirir este: https://www.radiopopular.pt/produto/esquentador-junk-hydronext-5700-s-wtd17-4amev23-nat . Mais potente penso que não há pelo que acho que, com este, já devo ter agua quente mais rápido e mesmo quente nos wc mais afastados.
    • eu
    • 30 setembro 2020

     # 8

    Nem precisa de ser uma coisa tão complexa e tão cara.

    Este serve: https://www.ambitemp.pt/product/esquentador-ariston-next-evo-x-17-oft-eu-gn
    Estas pessoas agradeceram este comentário: paty_pedro
  6.  # 9

    Obrigada pela dica!
  7.  # 10

    É o seguinte.
    Tenho frequentador com cerca de 25 anos e nunca avariou. Mas não muito confortável para lavar louça. Tem de estar a água sempre no máximo, senão apaga. Um destes modernos resolve esse problema?
    Posso ter água à temperatura que quero mesmo com a torneira mais fechada?
    • eu
    • 30 setembro 2020

     # 11

    Sim, aquele que referi no meu post anterior ajusta-se automaticamente ao caudal.
    Concordam com este comentário: zedamotocicleta
  8.  # 12

    Colocado por: luisrdsÉ o seguinte.
    Tenho frequentador com cerca de 25 anos e nunca avariou. Mas não muito confortável para lavar louça. Tem de estar a água sempre no máximo, senão apaga. Um destes modernos resolve esse problema?
    Posso ter água à temperatura que quero mesmo com a torneira mais fechada?


    Se o problema não for falta de caudal resolve perfeitamente.

    Na agua fria tem caudal e pressao?
  9.  # 13

    Eu já vi aqui comentários. E na minha opinião como instalador é que numa moradia como você descreve não deveria ser esquentador. Deveria ter outro sistema. Como caldeira, ou bomba calor, ou sistema solar. E sempre com linha de retorno de água quanto.
 
0.0173 seg. NEW