Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite equipa,

    Newbie here! Antes de mais, agradecer a todos os que dedicarem um bocadinho do seu tempo (esse recurso tão valiosíssimo...).

    O ponto é o seguinte. Eu e a minha namorada acabámos de adquirir uma casa no mês passado, e estamos ainda em processo de mudança. Acontece que o termoacumulador (que é novo, foi comprado por nós mas ainda montado pelo antigo proprietário que remodelou a casa) tem uma fuga, a garantia foi accionada e temos de o devolver para trocar.
    Mas para isso deparamo-nos com um problema que deve ser de facílima resolução mas não encontro resposta em lugar nenhum...

    Como esvaziamos um termoacumulador?

    O termoacumulador em causa não tem nenhuma válvula que se feche para que este não seja abastecido, pelo que é sempre abastecido quando gastamos a água que lá tem. Cortar a água também não funciona pois deixamos de conseguir sequer de gastar a água que lá tem dentro...

    Obrigado a todos.
    • size
    • 25 setembro 2020

     # 2

    Terá que o esvaziar através da entrada da água fria, fechando a torneira de corte e desmontando a válvula de segurança.

    Coloque foto dessa zona
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Brutus
    • Brutus
    • 26 setembro 2020 editado

     # 3

    Obrigado pela resposta.

    Mas uma questão que acho que não percebi bem, quando diz que o esvazio por onde entra a água no termoacumulador, quer dizer desconectar esse cubo? Mas assim a água não se derrama toda pela casa? Por onde é suposto vazar a água?
    Por torneira de corte, refere-se à que corta a água que sai do termoacumulador para as torneiras da casa, ou ao contador?

    Ainda hoje tirarei fotos

    Edit: Epa agora é que me estou a aperceber... o gajo que montou isto instalou a torneira de corte na saída da água quente em vez da entrada de água fria =/
    • size
    • 26 setembro 2020

     # 4

    Desaperta um pouco o acessório de entrada de agua fria e tem que aparar o escoamento da água para um balde e indo despejar .
    Uma vez que não tem torneira de corte na entrada de água fria, terá que recorrer à válvula junto ao contador.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Brutus
  2.  # 5

    size, muito obrigado pelas respostas.

    Duas últimas questões:
    - Posso escoar a água abrindo a válvula de segurança? Tenho receio de ao escoar pela entrada de água ela espirre por todo o lado em vez de cair para o balde;
    - Depois de retirado o termoacumulador, posso ligar a água no contador ou devo ter atenção a alguma coisa?
    • size
    • 26 setembro 2020

     # 6

    Sim, pode fazer o escoamento da água através do respiro da válvula de segurança, com o fecho prévio da válvula junto do contador. Não vai sair água com pressão.

    Depois de retirado o termo e antes de ligar a água, tem que tamponar a saída da água fria. Aproveite a ocasião e transfira a torneira de corte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Brutus
    • Brutus
    • 27 setembro 2020 editado

     # 7

    Obrigado size pela ajuda.

    Partilho fotos

    Estou na dúvida se afinal o gajo montou isto ao contrário ou não, e gostaria que me ajudassem a perceber isso.
    Eu quando fecho a torneira de corte, deixo de ter água quente na casa. Isto significa que a torneira está instalada na saída de água quente, ou pode também significar que está na entrada de água fria e o termo deixa de ter pressão quando a fecho?

    Na segunda foto vemos a válvula de segurança, que segundo o esquema está montada no sítio correcto (apenas permanece a dúvdia se tenho aqui água fria a entrar ou quente a sair).
    Na primeira foto vemos as ligações. Tubo de baixo vem da válvula de segurança para o esgoto, tubo da esquerda não tem válvulas ou torneira alguma e está ligado onde supostamente deverá sair água quente (tenho apenas dúvida se, lá está, está mesmo a sair água quente dali ou está a ir buscar água fria...). Tubo da direita, que tem a torneira de corte, vai dar à válvula de segurança.
      IMG_20200926_190741.jpg
      IMG_20200926_190720.jpg
  3.  # 8

    Por norma a entrada de água fria é do lado direito, costuma na base dos tubos, ter anel vermelho e azul.

    Fecha a água, abre torneira de água quente e depois abre a válvula de descarga e deixa sair a agua do termoaculumador.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Brutus
    • size
    • 27 setembro 2020

     # 9

    Colocado por: Brutus

    Estou na dúvida se afinal o gajo montou isto ao contrário ou não, e gostaria que me ajudassem a perceber isso.
    Eu quando fecho a torneira de corte, deixo de ter água quente na casa. Isto significa que a torneira está instalada na saída de água quente, ou pode também significar que está na entrada de água fria e o termo deixa de ter pressão quando a fecho?

    Sim, pode estar instalada na entrada da água fria. A entrada da água fria é que ´´empurra´´ a saída da água quente.
    Na segunda foto vemos a válvula de segurança, que segundo o esquema está montada no sítio correcto (apenas permanece a dúvdia se tenho aqui água fria a entrar ou quente a sair).

    Mas é fácil identificar. Abra uma torneira de água quente e de seguida apalpe cada um dos tubos flexíveis que estão ligados ao termoacumulador . Cada um, pela sua temperatura, apresentará a sua função específica.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Brutus
  4.  # 10

    Obrigado size e Varejote!
 
0.0124 seg. NEW