Iniciar sessão ou registar-se
    • mafgod
    • 28 setembro 2020 editado

     # 21

    Pode sempre trocar por uma placa de 3,6kW
    Perfect Cooking PHOEBE

    E é nacional!

    Tenho uma, é monofásica, tenho instalação monofásica, e está num circuito protegido por um disjuntor de 20A e 5*
    Estas pessoas agradeceram este comentário: l0is
  1.  # 22

    Colocado por: l0isPois, acredito. Várias pessoas me têm dito o mesmo.

    Mas também tenho constatado que geralmente quem tem quadros com instalação trifásica 10,35kVA (como eu), depois tem uma única fase em cada circuito, ou seja acaba por ligar a placa em monofásico, ficando limitado a 15A, o que émenos de metade do que uma placa de 7200W necessitariaem funcionamento máximo. Além disso, ao consumir 15A só com a placa, nenhum outro equipamento instalado nessa fase poderia ser ligado.

    Para piorar, esses circuitos usam cabos com secção de 2,5mm (e disjuntores de 16A), portanto só posso concluir uma de duas coisas:
    Ou o disjuntor está sempre a disparar, ou a placa nunca é usada a mais de metade da sua potência máxima...

    Sei que cada caso é diferente, mas começo a achar que muitas pessoas têm ligações insuficientes e/ou inseguras às suas placas, e nem sonham.

    Cumprimentos,
    Luís


    Foi o que já lhe dissemos antes...Para a tomada onde pretende colocar a placa precisa passar 5 fios (1 de cada fase+N+T) e alterar para um disjuntor trifasico essa alimentação....Foi assim que o meu eletricistas fez. Tenho tudo monofásico em casa, excepto a entrada do quadro (trifasico), a tomada da placa indução (/trifasico), e o quadro auxiliar (bomba de calor e furo que são trifásicos)
    Concordam com este comentário: l0is
    Estas pessoas agradeceram este comentário: l0is
    • l0is
    • 28 setembro 2020 editado

     # 23

    Colocado por: Macneon
    Para a tomada onde pretende colocar a placa precisa passar 5 fios (1 de cada fase+N+T) e alterar para um disjuntor trifasico essa alimentação....Foi assim que o meu eletricistas fez.


    No seu caso foi uma excelente solução.
    No meu caso não resultaria tão bem porque esta placa utiliza no máximo 2 Fases, pois nos diagramas não se vê nenhuma ligação a L3, ou seja 30A.
    Ou será que neste caso a voltagem aumentava e diminuiria os amperes? (Desculpem caso seja uma pergunta idiota, mas no diagrama aparecem 400v).

    Caso se confirme que são 15A de cada fase, acredito que funcionasse sem problemas de maior, mas ainda estaria abaixo dos 31,3A que a placa poderia vir a usar (e essas fases ficariam totalmente limitadas pela placa, sem margem para mais equipamentos em simultâneo).

    Cumps,
    Luís
  2.  # 24

    Colocado por: l0is

    No seu caso foi uma excelente solução.
    No meu caso não resultaria tão bem porque esta placa utiliza no máximo 2 Fases, pois nos diagramas não se vê nenhuma ligação a L3, ou seja 30A.
    Ou será que neste caso a voltagem aumentava e diminuiria os amperes? (Desculpem caso seja uma pergunta idiota, mas no diagrama aparecem 400v).

    Caso se confirme que são 15A de cada fase, acredito que funcionasse sem problemas de maior, mas ainda estaria abaixo dos 31,3A que a placa poderia vir a usar (e essas fases ficariam totalmente limitadas pela placa, sem margem para mais equipamentos em simultâneo).

    Cumps,
    Luís


    pode por um foto dos terminais do cabo de alimentação que vinha com a placa?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: l0is
    • l0is
    • 28 setembro 2020

     # 25

    Colocado por: Macneon
    pode por um foto dos terminais do cabo de alimentação que vinha com a placa?


    A placa ainda está embalada. Estou a decidir se a vou devolver...

    Pelo seguinte diagrama dá para perceber?

    Cumps,
    Luís
      manual_placa_3.jpg
    • hangas
    • 28 setembro 2020 editado

     # 26

    Colocado por: l0isA placa ainda está embalada. Estou a decidir se a vou devolver...


    Se gosta dessa placa, talvez a possa manter em monofasico limitando a potencia nas configuracoes (muitas placas permitem fazer isto)

    Eu comprei uma whirlpool ha dois anos, tambem de 7200W, esta ligada em monofasico e limitada a 16A (para nao estar no limite do disjuntor de 20)

    E um facto que nao posso usar todas as zonas na potencia maxima ao mesmo tempo, mas isso tambem e raro ser necessario.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: l0is
  3.  # 27

    A minha placa é monofasica 7.2 kw tenho 4,6 kw de instalação. A placa pode ser ligada em trifásico. Mas esta ligada monofasica.
    A luz não vai abaixo pois nunca precisei de ligar os 4 focos ao máximo em simultâneo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: l0is
  4.  # 28

    Dependendo do uso que lhe der pode muito bem chegar os 16A..
    Eu tenho o cabo de 6mm2 até à placa, com disjuntor de 32A e...3,45kVa contratados..
    Já faz mais de um ano assim e nunca que mandou a luz abaixo.

    A potência máxima da minha tbm são 7200W e claramente nunca a usei..

    E não sou nenhuma raridade, tenho uns amigos que também meteram placa de indução e ainda não mexeram na potência, mantém-se nos 3.45kVa.

    O que procurava fazer era trocar esses fios para, pelo menos, 4mm2. Se for tubo VD de 16mm passam, porque já o ensaiei em casa do meu sogro.
    Concordam com este comentário: eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: l0is
    • eu
    • 28 setembro 2020

     # 29

    Colocado por: l0isA placa ainda está embalada. Estou a decidir se a vou devolver...

    Então mas porquê?

    A placa pode ser ligada na sua instalação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: l0is
    • l0is
    • 29 setembro 2020 editado

     # 30

    Colocado por: eu
    Então mas porquê?
    A placa pode ser ligada na sua instalação.


    Tem razão. Vou chamar o eletricista para fazer a ligação.
    Já sei que não vou poder utilizar a placa no máximo. É uma questão de ir experimentando.

    Entretanto chamaram-me a atenção para um outro potencial problema:
    Os cabos que estão shuntados nesse circuito parecem ter 1,5mm de secção e vão para a caldeira a gás (para dar faísca e acender o gás).
    Quando a placa estiver a puxar corrente poderei ter problemas com esses cabos? Incluo foto em baixo.
    (No quadro o disjuntor de 16A está lá a proteger os cabos de 2,5mm e não os de 1,5mm).

    Quero agradecer o apoio e os comentários de todos!
    Desculpem as perguntas de quem não percebia nada (e continua a perceber pouco) de eletricidade :)

    Cumprimentos,
    Luís
      IMG_20200926_154823.jpg
  5.  # 31

    Fio 2,5mm é protegido a 16A, pela EDP está limitado a 15A por fase, se puxar pela placa, o corte da EDP dispara.

    Se não quer alterar para monofásico, peça ao eletricista para alterar a distribuição de fases no quadro elétrico, para que uma das fases fique só para a placa.
    Concordam com este comentário: eu, l0is
    Estas pessoas agradeceram este comentário: l0is
    • eu
    • 29 setembro 2020 editado

     # 32

    Colocado por: l0isVou chamar o eletricista para fazer a ligação.
    Já sei que não vou poder utilizar a placa no máximo

    Se passar as três fases para essa "tomada" (algo que qualquer eletricista faz com uma perna às costas), vai poder usá-la praticamente sem qualquer problema. No dia a dia, raramente se usa a potência máxima.

    Colocado por: l0isQuando a placa estiver a puxar corrente poderei ter problemas com esses cabos? Incluo foto em baixo.

    Não, a corrente da placa não passa por esses cabos. No entanto, é uma situação irregular que deve ser corrigida. Aproveite para a corrigir agora.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: l0is
    • eu
    • 29 setembro 2020

     # 33

    Já agora: porque é que tem eletricidade trifásica em casa ?
  6.  # 34

    Normalmente o circuito que vai para o forno e placa é trifásico, pois é habitual estes equipamentos serem tipo trifásico.
    • eu
    • 29 setembro 2020 editado

     # 35

    Colocado por: callinasNormalmente o circuito que vai para o forno e placa é trifásico, pois é habitual estes equipamentos serem tipo trifásico.

    Fornos e placas trifásicos ? Para utilização doméstica?

    Os que eu tenho visto são todos monofásicos.

    A placa que foi mostrada aqui é monofásica! Os focos podem é ser ligados de forma independente a fases diferentes. Mas isto não significa que seja trifásica.

    Os verdadeiros equipamentos trifásicos usam as 3 fases em triângulo ou estrela, normalmente só motores elétricos de grande potência é que usam esta forma de ligação.
    Concordam com este comentário: hangas, rial089, mafgod, Pedro Barradas, LMDuarte, l0is
  7.  # 36

    Colocado por: eu
    Fornos e placas trifásicos ? Para utilização doméstica?

    Os que eu tenho visto são todos monofásicos.

    A placa que foi mostrada aqui é monofásica! Os focos podem é ser ligados de forma independente a fases diferentes. Mas isto não significa que seja trifásica.

    Os verdadeiros equipamentos trifásicos usam as 3 fases em triângulo ou estrela, normalmente só motores elétricos de grande potência é que usam esta forma de ligação.
    Concordam com este comentário:hangas,rial089


    ...ja irrita...quantos casos ja aqui disseram que têm placas trifasicas...Se é estrela, lua ou planeta ou o que o parta não sei. Mas que a maioria das placas vem preparadas para funcionar em instalação trifasica usando as 3 fases, isso é verdade.
    • eu
    • 29 setembro 2020

     # 37

    Colocado por: MacneonMas que a maioria das placas vem preparadas para funcionar em instalação trifasica usando as 3 fases, isso é verdade.

    Sim, mas isso não significa que funcionem em modo trifásico ou que exijam uma instalação trifásica.

    Vou dar um exemplo muito simples para ver se compreendes: também as lâmpadas comuns estão preparadas para funcionar em instalação trifásica, mas não são trifásicas.
    Concordam com este comentário: hangas
  8.  # 38

    São Trifasicos, pois podes ligá-los por trifasico, 400v.
  9.  # 39

    Colocado por: callinasSão Trifasicos, pois podes ligá-los por trifasico, 400v.


    Nunca vi equipamentos domesticos 3 verdadeiramente trifasicos. i.e os 400V e sem uso do neutro.

    Quase sempre o que se ve em habitacao, sao 3 mono fases a um neutro partilhado.
    Concordam com este comentário: eu, l0is
  10.  # 40

    Colocado por: eu
    Sim, mas isso não significa que funcionem em modo trifásico ou que exijam uma instalação trifásica.

    Vou dar um exemplo muito simples para ver se compreendes: também as lâmpadas comuns estão preparadas para funcionar em instalação trifásica, mas não são trifásicas.
    Concordam com este comentário:hangas


    Epa, nao sou eletricista mas o que estamos a discutir é se a placa pode ser usada usando as 3 fases, permitindo a que quem tenho instalação trifásica não ponha a placa a consumir so de uma fase. Isto é possível.
    Epa tudo pode ser instalado numa instalação trifasica, ja todos percebemos isso. A questão é as placas indução, a maior parte, vem preparada para consumir das 3 fases. Tenho assim em minha casa e funciona, instalado dee acordo com o esquema da marca e quando ligo a placa e verifico os consumos através do Shelly 3EM, consome das 3 fases. Portanto é possível e há muita gente que tem.
 
0.0246 seg. NEW