Iniciar sessão ou registar-se
    • Brutus
    • 27 setembro 2020 editado

     # 1

    Boa tarde a todos,

    Eu e a minha namorada comprámos recentemente uma casa, e trago-vos um assunto relacionado com a instalação de telecomunicações que me traz alguma preocupação.

    Partilho fotos.

    A indicação da imobiliária (foi a própria agência que comprou e remodelou o imóvel para depois vender), é que no momento que vier o técnico de algum ISP instalar internet e televisão não precisa de fazer furos pela casa, apenas precisa de fazer a ligação da rede do prédio para a caixa que vêem na primeira foto (e que está instalada dentro de uma parede junto ao hall de entrada), pois a partir daí o sinal é distribuído por toda a casa, sendo que em todas as divisões tenho as tomadas que vêem na segunda foto.

    Eu estudei informática portanto percebo conceitos mais ou menos elementares de como as coisas funcionam, mas sou um bocado mais noob no que diz respeito a redes... pelo menos este tipo de redes. Mas quero precaver-me e saber do que estou a falar quando receber um técnico, e perceber bem o que o técnico me diz ou não e não fazer depender a solução apenas da sua decisão/conhecimento (pois sabemos que nem sempre deixam o trabalho como podia ficar... e tenho de receio de me fazerem algo que me impeça de retirar potencial da infraestrutura montada).

    1ª questão: como é que o técnico consegue fazer a ligação da rede fora de casa para aqui?

    2ª questão: como é que se consegue garantir que a partir daqui, o sinal é distribuído por todas as tomadas da casa?

    Adicionalmente: nós teremos uma box tv na sala, portanto longe desta "caixa", mas ainda ponderamos se o router estará também na sala, ou no hall de entrada perto desta "caixa" (provavelmente será esta última opção). Aqui a questão é, no caso da internet, é viável ter o sinal a sair da rede da casa por uma destas tomadas para o router, para este então injectar sinal de internet na rede por uma outra destas tomadas por forma a ter internet por cabo em todas as tomadas?

    Obrigado desde já a todos.
      IMG_20200926_192854.jpg
      IMG_20200926_192953.jpg
  1.  # 2

    Essa caixa só tem coaxial nunca vai ter cabo de rede nem essas tomadas tem rede.

    Terão que passar fibra óptica até ao sítio do router e ligar a box via cabo rede ao router.

    Chame um eletricista senão vai ter cabos a passar em rodapés e contornar portas..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Brutus
    • Brutus
    • 27 setembro 2020 editado

     # 3

    Obrigado Ricardo.

    Dentro do que consegui pesquisar, existe esta solução capaz de converter sinal de coaxial em ethernet (https://www.amazon.com/coaxial-ethernet-adapter/s?k=coaxial+to+ethernet+adapter). Não seria uma solução viável de forma a obter rede por cabo noutras divisões?

    Caso o router fique na sala, não pode a fibra ir só até esta caixa, e daqui o sinal seguir em coaxial para ligar ao router através da tomada? A casa está pronta a habitar e não queria nada que andassem a fazer furos...

    Neste caso qual seria a solução do electricista?
  2.  # 4

    Desenfiar isso e colocar um cabo coaxial fino e de rede fino e trocar as tomadas por umas com coaxial e net
    Concordam com este comentário: Varejote
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Brutus
  3.  # 5

    E como conseguirá isso sem abrir paredes?
  4.  # 6

    Com uma guia e um bocadinho de lubrificante



    Concordam com este comentário: RicardoPorto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Brutus
    • Brutus
    • 27 setembro 2020 editado

     # 7

    Ok, boa.

    Então, resumindo e concluindo, o electricista conseguirá meter-me tomadas com coaxial + ethernet (rj45) em todas as divisões no lugar destas sem grandes intervenções?
    E desta forma já conseguirei o que pretendo (internet por cabo nas várias tomadas, e router numa divisão com boxtv na outra)?

    Já agora o que aconselham, fazer isto antes da vinda de um técnico (para que quando ele vier já exista instalação pretendida na casa toda)? Ou fazer depois (para que tenhamos serviço quando o electricista cá vier, para ser mais fácil testar as ligações)?
  5.  # 8

    O eletricista primeiro.

    O resto é fácil pois esse tubo parece ter espaço para passar tudo.

    Essa foi uma remodelação muito low cost no que toca a redes daí ter isso assim
    Concordam com este comentário: rjmpires
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Brutus
  6.  # 9

    Não tenho a certeza, mas isso acho que não é da responsabilidade do operador.

    Podes ter necessidade de adquirir um switch, vai depender da quantidade de ligações que queres.
    Colocar os cabos ethernet no local onde vai ter o router, para depois serem alimentados pelo mesmo. Se tiveres mais cabos que ligações no router vais precisar do switch.
    Se já estiverem lá quando lá for o operador ele que verifique se todos funcionam.
    Á partida um electricista consegue fazer isso sem problemas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Brutus
  7.  # 10

    Ricardo pois, eu já percebi que o vendedor fez verbalmente mais da remodelação do que aquilo que ela é... mas pronto. A rede é apenas uma parte.

    Ovelheiro por acaso já tenho um switch, a que não dou uso há muitos anos. Talvez lhe dê uso agora. Mas em princípio não precisarei de fazer muitas ligações... só terei uma box e um computador por cabo, mas seria interessante deixar todas as tomadas prontas.

    Ok então terei que ter cabo de fibra a sair desta caixa (certo?) para o router, e depois o router a devolver o coaxial e o ethernet para as restantes divisões?
  8.  # 11

    Que tamanho tem aquela caixa da primeira imagem? 10x20cm?
    Não será fácil repartir o sinal se o switch não couber aí.
  9.  # 12

    Colocado por: rjmpiresQue tamanho tem aquela caixa da primeira imagem? 10x20cm?
    Não será fácil repartir o sinal se o switch não couber aí.


    Coloca um switch na sala que essa caixa nem tem tomada elétrica e manda os cabos da sala para aí. Senão precisar de gigabit 1 cabo da para 2 pontos usando apenas 4 fios em vez dos 8

    Ou usa powerline
  10.  # 13

    Eu acredito que o switch caiba ali, o switch que tenho é pequeno. Mas caso não... arranja-se uma solução e deixa-se isto aberto tapado só por um móvel ou algo do género.

    eu acho que não estou a perceber a solução do switch na sala. A fibra tem que ir sempre ao router, certo? Eu na sala apenas tenho uma tomada portanto apenas devo conseguir ter uma porta rj45.
    • Brutus
    • 27 setembro 2020 editado

     # 14

    Então no fundo tenho duas opções (não creio que precise mais de uma porta rj45 na sala afinal...).

    Se ficar com o router no hall de entrada (a Maria defende esta opção), terei de manter esta caixa aberta e o router faz as ligações todas por ali (aqui não preciso do switch), a não ser que mande fazer uma tomada junto à caixa.

    Se ficar com o router na sala, o técnico tem de arranjar forma de levar o cabo de fibra óptica até à sala (dado que a sala fica do lado oposto da entrada, acham viável?), e o router injecta sinal de internet pela tomada rj45 e sinal de tv pela tomada coaxial (as tv's nas outras divisões não terão box) (aqui já precisarei de enfiar o switch naquela caixa).

    Estou a pensar bem?
  11.  # 15

    Sim está.


    Mas para colocar switch naquela caixa tem que ter tomada elétrica.

    Com power line resolve isso se for apenas para 2 ou 3 pontos sem passar cabos.

    Para ter fibra/router no hall entrada tem que conseguir passar da entrada do apartamento até esse sítio.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Brutus
  12.  # 16

    Colocado por: Brutus

    Se ficar com o router no hall de entrada (a Maria defende esta opção), terei de manter esta caixa aberta e o router faz as ligações todas por ali (aqui não preciso do switch), a não ser que mande fazer uma tomada junto à caixa.

    Se ficar com o router na sala, o técnico tem de arranjar forma de levar o cabo de fibra óptica até à sala (dado que a sala fica do lado oposto da entrada, acham viável?), e o router injecta sinal de internet pela tomada rj45 e sinal de tv pela tomada coaxial (as tv's nas outras divisões não terão box) (aqui já precisarei de enfiar o switch naquela caixa).

    Estou a pensar bem?


    Se for fibra, eles metem o cabo até casa, há-de ter uma entrada da caixa comum para dentro de casa, que é de onde vem o cabo coaxial com o sinal da TDT, depois sei que tem uma caixa que faz alguma transformação, pelo menos no escritório da minha namorada está assim, mas ela não tem TV só Net, onde liga o router e a box, ou seja se quiser a box na sala e o router no hall de entrada, tem que ter uma ligação da caixa da fibra ao router e outra à box da TV, depois tem que garantir a distribuição dos sinais, rj45 e do coaxial para as outras divisões onde vai ligar mais tvs.

    Se for NOS, não precisa de isso, pois a NOS é coaxial, só tem que depois garantir a distribuição do router para os outros ponto da casa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Brutus
  13.  # 17

    Estão-me a dar umas luzes espectaculares. Muito obrigado.

    Não estou familiarizado com a tecnologia powerline... Mas a pesquisa que faço parece-me que se adequaria perfeitamente à minha situação, até porque só terei um computador a ligar por cabo (os outros aparelhos serão todos por Wi-Fi. Essa tecnologia é tão simples como o Google sugere??

    Ovelheiro, porque dizes que preciso de fibra em dois sítios se router e box estiverem longe? Na casa onde ainda vivo (ainda não fiz a mudança) tenho router no Hall e box na sala, o cabo de fibra óptica vai até ao Hall onde liga ao ONT (na nova casa já sei que vou ter um smart router, portanto o ONT desaparece da minha vida), e do ONT sai coaxial para as TV's e rj45 para o router, onde este distribuir, também por rj45 tanto para o computador como para a box.
  14.  # 18

    A fibra vai até casa, se não estou em erro depois tens uma caixa que a transforma para coaxial, que liga à box e ao router. Se tiver esse dois separados tens que fazer chegar o sinal aos dois.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Brutus
  15.  # 19

    A fibra vai direta ao router, do router saem RJ45 ethernet, RJ11 telefone e ficha F coaxial para TV.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Brutus
  16.  # 20

    Colocado por: OvelheiroA fibra vai até casa, se não estou em erro depois tens uma caixa que a transforma para coaxial, que liga à box e ao router. Se tiver esse dois separados tens que fazer chegar o sinal aos dois.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Brutus

    Já começa a haver routers que dispensam o ONT, vai a fibra direta ao router e sai tudo do router depois.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Brutus
 
0.0242 seg. NEW