Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Tenho de refazer um telhado de duas aguas que neste momento deve ter uma inclinacao central com uma altura de 50cm.
    A minha ideira era aumentar a inclinacao para lhe dar uma altura central/ pe direito de 1 metro a 1,25 m.
    Pesquisei na net e encontrei esta tabela.
    A area de implantacao do telhado é 5.75mx6.90m(LxC).
    Na tabela diz que para ter 1m de altura ao centro tem de ter 3+3 de largura. O barraco apenas tem 5.75m de largura. E nao dá para inverter o telhado.
    A altura do barraco é de 3.6 ate comecar a quota do telhado. A ideia era dar aos 3.6m mais 1m de pe direito ao centro e ficar com 4.6m de pe direito.
    O objectivo é construir um mezanino com altura suficiente para colocar uma cama.
    Solucoes ou sugestoes para quem perceba de estruturas de telhados em madeira.
      20200927_194304.jpg
  2.  # 2

    Precisa de um arquiteto primeiro para licenciar isso e um projetista depois.

    Há muitas maneiras de fazer isso e cuidado com os impulsos nos topos das paredes, cada caso é um caso.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  3.  # 3

    Sim. Eu sei. Apenas quero prever a possibilidade de o fazer. Porque se nao for possivel, o mezanino deixa de fazer sentido.
  4.  # 4

    A ideia era ter este resultado.
      2-34-768x456.jpg
      5-11-768x512.jpg
  5.  # 5

    Vai aumentar a inclinação do telhado e precisa de ser dimensionado.

    O mais usual nessas inclinações é colocar tirantes como tem nas caves de vinho do porto sem gaia.
    Concordam com este comentário: antonylemos
  6.  # 6

    Tesouras sei o que é. Mas asnas e tirantes nao sei.
  7.  # 7

    A questao é que a largura onde o telhado acenta é de apenas 5.75m.
  8.  # 8

    Página 15

    http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/Man_ConservacaoDeTelhados_1edicao_m.pdf

    Linha alta e linha baixa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sirruper
  9.  # 9

    O telhado é este.
      20200927_194047.jpg
  10.  # 10

    Encontrei um exemplo sem tesoura.
      20200927_211538.jpg
      20200927_211615.jpg
      20200927_211557.jpg
  11.  # 11

    Colocado por: SirruperO telhado é este.
      20200927_194047.jpg
    Muito fixe. Grande projeto.
    Essa edificação é o quê, uma cortelha, um palheiro?
    Tem alguma contiguidade? Vai ter de aumentar a altura dos vértices, já pensou em meter mais uma fiada a toda a volta e ganhar aí mais uns fulcrais 30cms. Tem é de arranjar pedra igual...E convém cintar bem o perímetro quando fizer os beirais.
    Muito bom mesmo👏
    Com umas boas vigas bem ancoradas, acho que consegue fazer o que pretende sem necessidade de estrutura mais complicada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sirruper
  12.  # 12

    Colocado por: SirruperEncontrei um exemplo sem tesoura.
    nao tem tesoura porque o vao é curto
  13.  # 13

    Colocado por: KduvidasMuito fixe. Grande projeto.
    Essa edificação é o quê, uma cortelha, um palheiro?
    Tem alguma contiguidade? Vai ter de aumentar a altura dos vértices, já pensou em meter mais uma fiada a toda a volta e ganhar aí mais uns fulcrais 30cms. Tem é de arranjar pedra igual...E convém cintar bem o perímetro quando fizer os beirais.
    Muito bom mesmo👏
    Com umas boas vigas bem ancoradas, acho que consegue fazer o que pretende sem necessidade de estrutura mais complicada.

    Trata-se mais de cortelha do que palheiro. Se a Câmara der o ok para transformar em turismo rural, pode ser que avance para a compra.
    Quanto à contiguidade. Apenas posso dizer que a vista é de cortar a respiração.
  14.  # 14

    A ideia era abrir deste genero. E fazer o mezanino em madeira.
      20200927_232116.jpg
      20200927_232559.jpg
  15.  # 15

    Mas não é muito pequeno para isso? Pouco largo
  16.  # 16

    Colocado por: leonorbMas não é muito pequeno para isso? Pouco largo

    Tem cerca 30 m2 de area util. É um T0. A ser viavel é com mezanino.
  17.  # 17

    Sirruper, quando falou em turismos rural, lembrei-me destes palheiros na Madeira..
      Palheiro.jpg
  18.  # 18

    Colocado por: Freitas84Sirruper, quando falou em turismos rural, lembrei-me destes palheiros na Madeira..
      Palheiro.jpg

    É dentro disso. Esse telhado tem a inclinacao que eu preciso.
    A ideia é o quarto fazer ligacao com uma varanda exterior suspensa para aproveitar a vista.
    Por debaixo do mezanino tera a sala com recuperador e sofas.
    A cozinha iria ficar no outro lado oposto onde tera as escadas.
    Do outro lado terá o wc.
  19.  # 19

    Esboco de quem nao sabe desenhar.
    Exterior e mezanino.
    Entrada lateral está a nascente.
      20200928_215140.jpg
  20.  # 20

    Piso inferior. Sala aberta a sul.
    Enfim. O Homem sonha e Mundo avança.
      20200928_215114.jpg
 
0.0191 seg. NEW