Iniciar sessão ou registar-se
    • Diii
    • 29 setembro 2020

     # 21

    Colocado por: rjmpiresEntão o banco exige esse documento para o crédito, mas no entanto não o fornece na venda.. isso parece uma telenovela mexicana 😛
    Metendo projectos na camara conseguia uma licença de construção, com isso já deveria poder pedir o crédito.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Diii


    O imóvel neste momento está num fundo de investimento de uma entidade bancária.
    O crédito seria feito noutra entidade bancária onde o meu marido trabalha.

    Existe um projecto metido na câmara pelo antigo proprietário (projecto esse que vou ver esta semana), cuja licença de construção já está caducada.

    A mim interessava-me pedir tb crédito para a aquisição (devido às condições propostas para os funcionários nos créditos habitação).
    No entanto para me mexer na câmara e pedir a licença de construção tenho de ser proprietária, certo?

    Isto porque quero ser eu a resolver esta questão (se possível) e não o fundo de investimento... Porque devido a este imbróglio, conseguiria o imóvel a muito bom preço!

    Esta semana tenho reuniões com a câmara e com a gestora da plataforma que faz as escrituras no banco. No entanto estes casos mais complicados normalmente tem de ser feitos com a conservadora.

    Todas estas minhas questões, é para ver se tenho alguma forma de contornar legalmente.

    Desculpem as questões, mas esta não é a minha área e gostaria de conseguir "ver a luz ao fundo do túnel". ;)

    Muito obrigada! ;)
  1.  # 22

    Colocado por: Diiinoutra entidade bancária onde o meu marido trabalha


    Colocado por: DiiiA mim interessava-me pedir tb crédito para a aquisição (devido às condições propostas para os funcionários nos créditos habitação).


    Então porque não pede o seu marido um crédito pessoal de valor suficiente para resolver o imbróglio inicial, e depois de ter a licença de construção pede crédito habitação, paga o pessoal e dá continuidade à obra !?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Diii
    • Diii
    • 29 setembro 2020

     # 23

    Colocado por: rjmpires



    Então porque não pede o seu marido um crédito pessoal de valor suficiente para resolver o imbróglio inicial, e depois de ter a licença de construção pede crédito habitação, paga o pessoal e dá continuidade à obra !?


    Os créditos pessoais tem taxas de juros enormes, enquanto que pedindo crédito habitação eles praticamente não existem! ;)

    Mas o que me diz é... Se eu comprar o imóvel com capital próprio, posso depois requerer na câmara uma licença para construção.
    Depois com essa licença peço crédito para obras?
    O que me dizem é que qualquer escritura me pedirão a licença de habitabilidade... Sendo escrituras públicas é exigido!

    Não sei...Queria que existisse um soluçao milagrosa... Que me dissessem, pedes isto e aquilo e consegues escriturar e pedir crédito para aquisição obras. ;)
    Uma rapariga pode senhar... ;)... e perguntar não ofende! ;)

    O meu muito obrigada pela atenção dispensada!
  2.  # 24

    Esse tipo de negócio não é possível nesses moldes, ou seja:
    Passo 1 - compra do terreno com benfeitorias. E para este negócio não há credito habitação, ou usa capitais próprios ou empréstimo para terreno ou empréstimo pessoal.
    Passo 2 - pedir a Câmara o averbamento do projeto para o seu nome (caso seja possível, existem situações em que os aditamentos existentes no projeto já não permitem passar para o seu nome e terá que fazer novo projeto). a Câmara só permite ao proprietário do terreno desencadear estes passos, este é o motivo para ter que comprar o terreno
    Passo 3 - depois de ter a licença para as obras na sua mão, é que poderá iniciar o pedido de empréstimo para habitação.


    Atenção, para o passo 2 existe um sem número de coisas que têm de fazer que custam €. Esses custos terá de suportar com capitais próprios.

    Sinceramente este tipo de negócio, apesar de aparentar ser muito apetecível, o trabalho e os custos com o mesmo não é pouco. Atenção a isso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Diii
    • Diii
    • 29 setembro 2020

     # 25

    Colocado por: amartinsEsse tipo de negócio não é possível nesses moldes, ou seja:
    Passo 1 - compra do terreno com benfeitorias. E para este negócio não há credito habitação, ou usa capitais próprios ou empréstimo para terreno ou empréstimo pessoal.
    Passo 2 - pedir a Câmara o averbamento do projeto para o seu nome (caso seja possível, existem situações em que os aditamentos existentes no projeto já não permitem passar para o seu nome e terá que fazer novo projeto).a Câmara só permite ao proprietário do terreno desencadear estes passos, este é o motivo para ter que comprar o terreno
    Passo 3 - depois de ter a licença para as obras na sua mão, é que poderá iniciar o pedido de empréstimo para habitação.


    Atenção, para o passo 2 existe um sem número de coisas que têm de fazer que custam €. Esses custos terá de suportar com capitais próprios.

    Sinceramente este tipo de negócio, apesar de aparentar ser muito apetecível, o trabalho e os custos com o mesmo não é pouco. Atenção a isso


    ´Muito obrigada pela resposta.

    Daqui a dois dias terei reunião na Câmara e colocarei várias questões.
    (se houver alguma que ache pertinente por favor diga) ;)

    Tenho muito receio de adquirir o imóvel e por alguma razão entre a aquisição e o início das obras com crédito para obras aprovado acontecer alguma coisa, perder o € investido e não conseguir avançar! :(

    Vamos lá a ver!

    Obrigada!
  3.  # 26

    Na reunião na Câmara não se esqueça de perguntar:
    - Dados do arquiteto/engenheiro que submeteu o projeto de alterações (pois irá provavelmente necessitar deles para relas finais e outros temas relacionados com as obras)
    - Situação de todo o processo camarário, para saber quais os eventuais próximos passos.
    - Seria bom ter a noção do que efetivamente está feito na casa e tentar verificar se é compatível com o projeto na Câmara
    - Eventualmente saber o empreiteiro/alvará associado à obra.
    - perguntar se existe algum elemento em falta (no projeto)
    - questionar sobre o livro de obra (este item pode inclusive perguntar à vendedora) e o que pode fazer caso o mesmo não exista

    E perguntar diretamente a opinião da técnica sobre quais os próximos passos casa decida seguir com o negócio.

    Não se esqueça que os próximos passos têm custos, custos esses que terá de suportar com capitais próprios.

    Boa sorte
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Diii
    • Diii
    • 29 setembro 2020

     # 27

    Colocado por: amartinsNa reunião na Câmara não se esqueça de perguntar:
    - Dados do arquiteto/engenheiro que submeteu o projeto de alterações (pois irá provavelmente necessitar deles para relas finais e outros temas relacionados com as obras)
    - Situação de todo o processo camarário, para saber quais os eventuais próximos passos.
    - Seria bom ter a noção do que efetivamente está feito na casa e tentar verificar se é compatível com o projeto na Câmara
    - Eventualmente saber o empreiteiro/alvará associado à obra.
    - perguntar se existe algum elemento em falta (no projeto)
    - questionar sobre o livro de obra (este item pode inclusive perguntar à vendedora) e o que pode fazer caso o mesmo não exista

    E perguntar diretamente a opinião da técnica sobre quais os próximos passos casa decida seguir com o negócio.

    Não se esqueça que os próximos passos têm custos, custos esses que terá de suportar com capitais próprios.

    Boa sorte
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Diii


    Muito obrigada pela respostas. Foi super esclarecedor. ;)

    Vou questionar o banco portador do imóvel, como conseguiu o segundo proprietário escriturar sem a licença. E de preferência ter acesso a essa mesma escritura para ver em que se basearam.

    O banco em causa financiou com base em alguma coisa... Mas para isso preciso de ver a escritura. Se o conseguir, pode a escritura ter como base a escritura anterior, certo?

    Obrigada!
  4.  # 28

    O melhor é fazer -se acompanhar de um técnico , ele melhor que ninguém sabe o que deve pedir nessa reunião e melhor que ninguém pode e deve analisar os documentos e até aproveita a vistoria e vê o eventual estado do imóvel e faz logo um mapa de quantidades .

    A escritura pode sempre ser feita sem problema algum como ja lhe explicaram , vai escriturar o terreno porque tudo o que esta edificado sobre ele esta ilegal , como tal não existe esqueça essa lengalenga do anterior e do segundo e do terceiro .

    Quanto ao ano de 1951 caso seja pedido nesses moldes a câmara pode fazer uma vistoria e ao constatar materiais recentes cai por terra essa teoria.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Diii
  5.  # 29

    Colocado por: DiiiMas o que me diz é... Se eu comprar o imóvel com capital próprio,


    Colocado por: Diiiposso depois requerer na câmara uma licença para construção



    Colocado por: DiiiDepois com essa licença peço crédito para obras
    • Diii
    • 29 setembro 2020

     # 30

    Colocado por: obraslx32O melhor é fazer -se acompanhar de um técnico , ele melhor que ninguém sabe o que deve pedir nessa reunião e melhor que ninguém pode e deve analisar os documentos e até aproveita a vistoria e vê o eventual estado do imóvel e faz logo um mapa de quantidades .

    A escritura pode sempre ser feita sem problema algum como ja lhe explicaram , vai escriturar o terreno porque tudo o que esta edificado sobre ele esta ilegal , como tal não existe esqueça essa lengalenga do anterior e do segundo e do terceiro .

    Quanto ao ano de 1951 caso seja pedido nesses moldes a câmara pode fazer uma vistoria e ao constatar materiais recentes cai por terra essa teoria.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Diii


    "A lengalenga" permite que faça uma escritura e que o banco me financie para aquisição e obras (não apenas para obras). ;)
    Esta reunião é para que eu possa tirar algumas dúvidas.

    A casa não pode ter certidão de edifício antigo. Na caderneta predial diz 1970 como ano de inscrição na matriz.
    O que eu acho estranho pelo tipo de arquitectura. Acharia mesmo que seria mais antiga.

    Bem... Vamos lá a ver no que dá!

    Agradeço mesmo todas as respostas e esclarecimentos.

    ;)
  6.  # 31

    Colocado por: Diii

    "A lengalenga" permite que faça uma escritura e que o banco me financie para aquisição e obras (não apenas para obras). ;)
    Esta reunião é para que eu possa tirar algumas dúvidas.

    A casa não pode ter certidão de edifício antigo. Na caderneta predial diz 1970 como ano de inscrição na matriz.
    O que eu acho estranho pelo tipo de arquitectura. Acharia mesmo que seria mais antiga.

    Bem... Vamos lá a ver no que dá!

    Agradeço mesmo todas as respostas e esclarecimentos.

    ;)


    O banco não financia como esta isso é certo mas você disse que tinha dinheiro para a aquisição , o que ja foi explicado inúmeras vezes é que se for possível legalizar você compra pede a licença para obras inacabadas e depois vai ao banco e ai pede o que têm a pedir , é o mesmo processo que estar a construir , o banco liberta as tranches.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Diii
  7.  # 32

    Colocado por: DiiiMesmo com capital para a aquisição, o facto de não ter licença impossibilita a escritura, certo


    Não! Escritura o terreno !
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Diii
    • Diii
    • 29 setembro 2020

     # 33

    Colocado por: obraslx32

    O banco não financia como esta isso é certo mas você disse que tinha dinheiro para a aquisição , o que ja foi explicado inúmeras vezes é que se for possível legalizar você compra pede a licença para obras inacabadas e depois vai ao banco e ai pede o que têm a pedir , é o mesmo processo que estar a construir , o banco liberta as tranches.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Diii


    Já há luz ao fundo do túnel... vamos lá a ver.
    pelas novidades que agora tive há possibilidade. Vamos lá a ver.
    Se conseguir venho aqui dizer como e deixar o meu testemunho!

    Compensa-me mais ter o dinheiro a render (por pouco que seja... O crédito habitação será ao abrigo do ACT (sector bancário) sendo os juros praticamente nulos. ;)
  8.  # 34

    Olá eu estou numa situação identica. Conseguiu resolver a situaçao da escritura?
  9.  # 35

    Olá, como ficou a situação?
    Estou numa parecida. A casa está registada em 2002, quando foi doada a um familiar, mas é muito mais antiga
 
0.0239 seg. NEW