Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Viva.

Estou a reconstruir uma casa em xisto, tendo decidido baixar o chão da sala cerca de 20cm para ficar ao nível da cota da cozinha. Muito entulho depois, a verdade é que o chão da sala (e a cozinha) fica em cota inferior à rua e estou com receio de futuras infiltrações e humidades, já para não falar de eventuais inundações com chuvas... O chão da sala já apanha até alguma rocha que teve de ser retirada com martelo pneumático. O pedreiro falou-me em fazer um roço que ficará debaixo do futuro pavimento, com o objectivo de fazer passar alguma água ou humidade caso exista, e colocar brita antes do cimento e do pavimento a escolher. Parece-me uma técnica "antiga". O objectivo é pavimentar o chão com tijoleira ou mesmo xisto, com rodapés idênticos.

Questão: Como isolar o chão o melhor possível para evitar humidades e infiltrações? O que me aconselham?

Toda a ajuda é mais que bem-vinda!

Obrigado
    ralves1
    • naar
    • 3 novembro 2009

# 2

O pedreiro falou-me em fazer um roço que ficará debaixo do futuro pavimento, com o objectivo de fazer passar alguma água ou humidade caso exista, e colocar brita antes do cimento e do pavimento a escolher. Parece-me uma técnica "antiga". O objectivo é pavimentar o chão com tijoleira ou mesmo xisto, com rodapés idênticos.

Boas,

A ideia seria que essa água ou humidade nunca chegasse a passar, caso exista!

Porque não começa por isolar/impermeabilizar por fora primeiro? não pode?

Cump.
  2.  # 3

a água não é filha de cabra , não sobe , só desce.
  3.  # 4

nevesnogueira
    Isso vindo de um Angejense nem fica bem : )))
    A água a a coisa mais "filha da cabra" que pode haver. Dêem-lhe um material poroso (cimento, pedra...) e é vêla a subrir que nem uma doida.

naar
    A solução não é de todo incorrecta, contudo eu optaria por colocar uma camad de brita em todo o piso coberta de uma "tela pitonada" e só depois o cimento para fazer o piso.
    Deve contudo prever o isolamento das paredes quie se encontram enterradas
    • naar
    • 3 novembro 2009

# 5

Colocado por: zedasilvanevesnogueira
    Isso vindo de um Angejense nem fica bem : )))
    A água a a coisa mais "filha da cabra" que pode haver. Dêem-lhe um material poroso (cimento, pedra...) e é vêla a subrir que nem uma doida.

naar
    A solução não é de todo incorrecta, contudo eu optaria por colocar uma camad de brita em todo o piso coberta de uma "tela pitonada" e só depois o cimento para fazer o piso.
    Deve contudo prever o isolamento das paredes quie se encontram enterradas

Boas zedasilva

Mas eu faria a mesma coisa ou semelhante, a caixa de brita no interior não faz mal a ninguem.

O que referi foi para o ralves1 começar pelo exterior, claro que não pode descurar nunca o interior.
  4.  # 6

Sim o ideal é conseguir igualmente isolar pelo exterior e tentar evitar a subida da água por capilaridade.
  5.  # 7

faça uma recolha de águas no perimetro da casa, já que tem divisões abaixo da cota de rua.
    fazer dreno
  6.  # 8

Caros nevesnogueira, naar, zedasilva, Fernando Gabriel,

As vossas sugestões são preciosas para mim. Muito obrigado!

Como disse a sala ficará abaixo da cota da rua e as paredes são de xisto, com algumas áreas a tijolo. Com o rebaixar do chão estou a apanhar areia, terra e rocha. Isto vai precisar de uma boa impermebialização.
    Parece que todos vós estão de acordo em relação à caixa de brita. A recolha de águas no perímetro da casa é uma boa ideia, não sei é se poderá ser feito - vou ver.
    Naar - o que quer dizer com "tela pitonada"? Sou leigo nestas matérias....

ralves1
  7.  # 9

Ao estar a escavar o chão da sala, vai fazer com que as fundações das paredes fiquem à vista e sendo uma casa antiga isso nãó é muito bom...

Porque não levantar o chão da cozinha!

Qual a altura no interior da casa?
  8.  # 10

Ralves1
    A tela de que se fala é algo dp género da foto em anexo.
    O alerta do Vasco é pertinente já que diz que ao escavar está a encontrar zonas de areia.
      tela.jpg
    • naar
    • 3 novembro 2009

# 11

Colocado por: zedasilvaRalves1
    A tela de que se fala é algo dp género da foto em anexo.
    O alerta do Vasco é pertinente já que diz que ao escavar está a encontrar zonas de areia.
      tela.jpg

Caro ralves1,

A tela de que se fala, não. A tela de que falou o zedasilva e muito bem (e não eu, como por lapso entendeu).

De qualquer forma acho que até agora todos os comentários foram válidos, agora só tem que absorver.

zedasilva: Boa foto (uma imagem mais que mil palavras)
  9.  # 12

Portanto, coloca-se teremos a areia/rocha, depois a brita, depois a tela pitonada, de seguida o cimento e finalmente o pavimento que se escolha.
    Correcto?

Muito obrigado.
    ralves1
  10.  # 13

Sim é essa a ordem. Não se esquelça que "o cimento" devará ser armado dependendo das áreas no minimo com uma malha sol. Tenha igualmente o cuidado de tentar conduzir a eventual água que possa existir na zona de brita para bem longe.
    Caso não consiga poderá construir um pequeno poço munido de uma bomba electrica que se activará sempre que este antinja um determinado nivel de água.
    Mas como deve imaginar cada caso é um caso e as indicações que lhe damos aqui são baseadas numa hipotetica realidade que pode não corresponder ao seu caso.
    • naar
    • 4 novembro 2009

# 14

Se fizer a caixa para recolha dos drenos e colocar a bomba tenha atenção para nos primeiros anos estar atento ao funcionamento da mesma, porque:

Pode acontecer a agua drenada no inicio levar consigo o pó da pedra/gravilha, este como a bomba não funcionará muitas vezes aloja-se nas pás da bomba e esta deixa de trabalhar.
  11.  # 15

Bem observado naar.
    Como muito bem o povo diz:
    "Pode ser pior a emenda que o cimento"

: )))
    • naar
    • 5 novembro 2009

# 16

:)
  12.  # 17

Muito obrigado a todos!!!
    Rui