Iniciar sessão ou registar-se
    • BALG
    • 29 setembro 2020

     # 1

    Boa tarde,
    Estou a reabilitar uma moradia e vou trocar todo a cobertura inclusive a estrutura de suporte, será para sótão habitável. A cobertura será de madeira e a telha será Marselha as vigas são para ficar à vista, será melhor madeira lamelada?.
    Independentemente da solução que o projetista considerou e que considera a melhor: painel sandwich com XPS e gesso cartonado + barreira vapor + subtelha + ripado.
    Gostava de saber opinião e alternativas, por exemplo será consideravelmente mais caro alterar o painel sandwich de XPS para lã de rocha e ficar assim com um isolamento acústico melhor?.
    E a solução de isolamento pelo interior entre as vigas com gesso cartonado hidrofugo + lã de rocha + OSB + barreira vapor + subtelha + ripado. Em termos de material fica mais barato em termos de mão de obra mais caro, mas a diferença para a solução do projetista?
    Obrigado
    •  
      RRoxx
    • 29 setembro 2020

     # 2

    Não se percebe nada da sua ideia.

    Que raio de invenções.. As vigas são para ficar a vista ou não?

    O painel sandwich é daqueles em madeira com nucleo xps ou é dos de aço? Qual a função do painel? se for meramente térmica pode substituir por soluções equivalentes. Sem saber do que se fala é dificil dizer... O painel em madeira tem um preço, o painel em aço tem outro.

    Quanto a mão de obra... enfim, já pediu orçamentos? uns tipos que usem só serventes tem um custo, uns que tenham equipas com oficiais tem outros... Obviamente a qualidade reflecte-se..
  1.  # 3

    existe sandwish com la de rocha. e existem soluções mais simpres e muito mais baratas de implementar para o tipo de finalidade que pretende.
    Mas se tem um projectista.. entenda-se com ele.
    • BALG
    • 29 setembro 2020

     # 4

    Obrigado pela ajuda.
    A solução do teto com vigas à mostra é parecida com a da imagem e o isolamento é da segudda imagem, por cima das vigas de madeira. Esta é a proposta do projetista.
      ondutherm8.jpg
      ondutherm1_0.jpg
    • BALG
    • 30 setembro 2020

     # 5

    Basicamente gostava de ter mais alguma opinião sobre o isolamento e se existe muita diferença se o fizer pelo interior, ou outra sugestão.
  2.  # 6

    se está a pagar a um tecnico para o aconselhar e responsabilizar-se pela solução, é a este que TEM de recorrer. eu não vou comentar, Há muitas soluções, para todos os preços e gostos, umas adequadas ou não ao tipo de cobertura que tem, outras que não são muito recomendáveis... depende de diversos factores que terão de ser avaliados pelo técnico que o está a acompanhar.
    • BALG
    • 30 setembro 2020

     # 7

    ok, já percebi o seu objetivo, obrigado pela ajuda.
    Já encontrei algumas opiniões após procura no fórum, se alguém tiver mais alguma informação que ache relevante fico agradecido.
 
0.0122 seg. NEW