Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Estou a pensar avançar com a construção de uma moradia em Baguim do Monte - Gondomar (Porto).
    Seria possível darem-me umas luzes dos procedimentos que devo ter, já tenho terreno em vista mas ainda não o adquiri.
    Gabinetes de arquitetura que aconselham?

    Obrigada pela ajuda

    Judite Ferreira
  2.  # 2

    ora bem, diria que primeiro é elaborar um programa para a casa que quer construir e verificar se o terreno que tem em mente dá para construir aquilo que pretende-
    de seguida será contactar e escolher um arquitecto para instruir o processo a partir de aí.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Judite Ferreira
  3.  # 3

    Antes de comprar o terreno vá à câmara e peça uma reunião com o técnico para saber o que pode construir.

    Depois idealmente discuta com um Arquiteto para ver se o tipo de casa que pretende se enquadra nas características do terreno.

    Tendo o terreno comprado, contacte alguns Arquitetos, peça referências, veja o trabalho feito por eles e com quem mais se identifica e lhe pareça mais sério. Contrate-o para desenvolver o seu projeto de Arquitetura.

    De seguida repita o processo com alguns gabinetes de engenharia, para selecionar quem lhe irá desenvolver os projetos de especialidades. Pode pedir ao seu Arquiteto para lhe recomendar algum, mas reúna e discuta com eles soluções. A componente da engenharia pode não ser tão apelativa como a Arquitetura, mas é igualmente importante.

    Com os projetos desenvolvidos e aprovados na Câmara, idealmente com a elaboração de projetos de execução e mapas de quantidades, peça orçamentos a alguns empreiteiros dos quais tenha boas referências.

    Resumindo é isto, mas leia tópicos no fórum que tem muita informação por aí.

    Se precisar de arquitetos e engenheiros, tem aqui vários:
    https://forumdacasa.com/discussion/40105/procura-servicos-ou-materiais-para-a-sua-casa-contrate-quem-ajuda-no-forum/#Item_1
    Concordam com este comentário: antonylemos, Canos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Judite Ferreira
  4.  # 4

    Olá Judite boa noite,

    Infelizmente não a consigo ajudar com informações e dicas porque ainda me encontro a estudar e a tentar perceber como tudo funciona, para um dia mais tarde, quando tiver possibilidades, poder iniciar um projeto semelhante ao seu.
    Desta forma, e visto que sou do concelho vizinho (Valongo), pelo que os processos deverão ser bastante semelhantes, pedia que mais tarde, ou à medida que o projeto avance, me dissesse todos os passos tomados até alcançar o objetivo final.
    Sei que é bastante chato o que estou a pedir e compreendo senão o quiser fazer, contudo ficaria bastante agradecido.
    Acrescento que se puder ajudar de alguma forma não hesite em me contactar e Boa Sorte!!!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Judite Ferreira
  5.  # 5

    Convém saber se esse terreno tem capacidade construtiva (pode estar classificado como Ecológico ou Agrícola) e se dá para construir a área pretendida.
    Depois é escolher um arquitecto com o qual se identifique e com o qual crie alguma empatia, pois vão ter de se aturar mutuamente até ao final da obra (apesar de eu defender que já na escolha de terreno convém estar apoiada por um arquitecto, para a ajudar na primeira questão mencionada acima).
    Depois do Projecto de Arquitectura feito, é a altura dos Engenheiros entrarem em cena e porem em prática as Especialidades (águas, estrutura, térmico, acústico, etc).
    Depois dos projectos aprovados na Câmara, é pedir orçamentos a empreiteiros e iniciar a obra.
    Dito assim parece fácil, mas é demoroso.

    Se pretender, envie-me um mail para: [email protected] , que eu dou-lhe os contactos dos arquitectos que contactei na altura.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Judite Ferreira
 
0.0106 seg. NEW