Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    pretendo instalar ar condicionado na minha casa 1 sala e 4 quartos e, depois de orçamentar em 2 empresas, cheguei a 2 modelos da Daikin que me agradaram: FTXA e FTXM.
    Gosto mais do 1º pela questão do design mas estive a ver as avaliações da DECO destes dois modelos e a avaliação do do FTXA é muito má relativamente à desumidficação, 1 estrela em 5. O FTXM é um pouco melhor mas pouco, 2 em 5.
    Um dos principais motivos para a compra do A/C é a desumidificação dos quartos.
    Alguem tem experiência nestes modelos que possa recomendar?
    Obrigado
    João Luis
  2.  # 2

    Desumidificação, no inverno... para isso tem de meter a maquina a arrefecer. Esqueça isso. isso funciona em paises com climas tropicais, ou em zonas quentes e humidas.
    Concordam com este comentário: jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JoaoLuis
  3.  # 3

    OK Pedro mas a alternativa é manter desumidificadores ligados o dia inteiro. Como já faço e que enchem 3L/quarto/dia. Acha que o AC não poderia funcionar como alternativa?
  4.  # 4

    Pelo que li sobre o assunto, não é alternativa...
    E a humidade que se queixa, é devido a que factores? já diagonosticou?
  5.  # 5

    Não diagnostiquei formalmente mas, deve ter várias origens. A minha zona é humida por natureza, cascais com quartos virados a Norte para a serra de Sintra. As paredes da habitação, pelo que vi, não têm isolamento. E deve haver condensação na habitação.
    Um dos quartos que não usámos durante 1 ano ficou com o chão de laminado preto e estragado.
  6.  # 6

    Precisa de reforçar a renovação de ar, se possivel reforçar o isolamento termico da envolvente exterior e depois controlar atemeperatura e humidade relativa. é o ultimo piso do predio?

    Arranje um aestação meteorologica e vaios sensores, para poder monitorizar os compartimentos...
  7.  # 7

    Forçar a renovação do ar refere-se a abrir janelas e arejar?
    É uma moradia com 15 anos pelo que o isolamento do edificio é um custo considerável.
    A estação metereológica serve para medir humidade interior e exterior?
    Obg
  8.  # 8

    è moradia. então tem aí grande problemas de condensaõ para serem resolvidos. quanto mais aquecer a casa , pior vai ser. deve estar cheia de pontes termicas nos pilares, vigas lajes... dái o pavimetno tma´bem estar com porblemas.
    Esse pavimetno é ao nivel do solo ou não? existe desvão sanitário? ( o piso 0 da casa e´sta elevado sobre o terreno natural criando um desvão?
  9.  # 9

    O pavimento que se estragou foi num dos quartos superiores virado a Norte mas acontece um pouco por toda a casa. Todas as divisões (excepto cozinha e casa de banho) tem um piso de madeira laminado colado a uma corticite e por sua vez colado ao cimento.
    A casa é de 3 pisos, um subterrâneo de garagem e 2 acima do solo. Geminada e com uma fachada a norte e outra a sul. Não sei se existe um desvio sanitário.
    Acha que a solução combinada de AC + desumididficador era boa?
    Obg
  10.  # 10

    não sei... pode haver mais coisas a resolver, ainda mais importantes do que meter equipamentos.
    Devia pedir uma peritagem técnica, no qual façam o diagnostico e receitem o que poderia ser feito para colmatar.
  11.  # 11

    Tal como o Pedro referiu a solução nunca passará por simplesmente colocar umas unidades de climatização, deve reforçar a componente isolamento térmico e renovação de ar, depois é que pode pensar em resolver a temperatura do espaço que é aquilo que os ac fazem bem.
  12.  # 12

    Colocado por: Pedro BarradasDesumidificação, no inverno... para isso tem de meter a maquina a arrefecer.

    Para remover a humidade é preciso fazer frio, mas se aquecer o ambiente a humidade relativa baixa, pois o ponto de saturação sobe :)

    João Luís, essas unidades são murais? Também estou comprador de 5 e estava inclinado para daikin, para substituir uns LG inverter já com alguns anos.
  13.  # 13

    A Daikin tem os topo de gama ururusarara a supostamente fazer desumidificação, além da renovação de ar sem perdas térmicas!!!!
  14.  # 14

    pguilherme, são murais sim. Pode ver no site da daikin. O FTXA é o Stylish e o FTXM é o perfera.
    Pode consutar no catálogo da daikin.
  15.  # 15

    prodrigues200, pois eu vi.
    O problema é que são consideravelmente mais dispendiosos e fora do meu budget.
  16.  # 16

    Sim, agora estava no computador e já vi.

    Mas o site é intragável... têm muitos produtos, mas não encontrei facilmente as linhas disponíveis nem as diferenças conceptuais entre elas.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  17.  # 17

    Colocado por: JoaoLuisprodrigues200, pois eu vi.
    O problema é que são consideravelmente mais dispendiosos e fora do meu budget.


    Sim é verdade.... Baratos nao sao mas se fazem tudo o que dizem, deve ser extraordinário!!!
  18.  # 18

    A renovação de ar é fixe e tb já vi em outras marcas.

    A desumidificação é que não é clara... pela conversa parece ser mesmo remoção da humidade. O que é interessante de um ponto de vista de conforto e gasto energético para atingir esse conforto (mas não para atenuar patologias do edifício).
  19.  # 19

    Colocado por: prodrigues2000A Daikin tem os topo de gama ururusarara a supostamente fazer desumidificação, além da renovação de ar sem perdas térmicas!!!!


    Não é bem assim, tem função de "purificaçao de ar", que é totalmente diferente de renovação de ar. Ou seja, os níveis de CO e outros existentes continuarão na mesma... Para ter renovação de ar tem de efectuar trocas com o exterior.

    Pode sempre montar um sistema de VMC.
  20.  # 20

    Colocado por: Pedro Barradas

    Não é bem assim, tem função de "purificaçao de ar", que é totalmente diferente de renovação de ar. Ou seja, os níveis de CO e outros existentes continuarão na mesma... Para ter renovação de ar tem de efectuar trocas com o exterior.

    Pode sempre montar um sistema de VMC.


    O que dizem é renovação de ar, alem de ter tb a purificação de ar com a tecnologia Flash Streamer da Daikin !!!!
 
0.0227 seg. NEW