Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos,

    Sei que este é um assunto que tem sido amplamente discutido aqui no fórum. De qualquer forma, cada caso é um caso, e no meu gostaria de poder contar com o vosso contributo, uma vez que não tenho grande experiência nestas andanças.

    Passo a explicar:

    Estou indeciso entre o Ar condicionado (multi split com quatro unidades interiores (sala+3quartos) e um sistema de aquecimento central para climatização de um apartamento T3 com cerca de 100 m2 (tenho pré instalação para ambas as soluções). À partida, a escolha do ar condicionado seria a mais óbvia, mas há várias condicionantes associadas que baralham o esquema. Uma delas é o facto de ter comprado o apartamento já com uma caldeira de condensação a gás instalada, que é auxiliada por painéis solares para aquecimento das águas sanitárias. Ou seja, só me falta instalar os radiadores para ter o aquecimento central a funcionar. O meu medo neste caso é o custo do gás para assegurar o aquecimento, pois nos meses frios, presumo que os painéis pouco ajudem. Por outro lado, sei que embora o custo de instalação do AC seja mais elevado, pelo que li, sendo inverter, os consumos são muito baixos, além de ser muito mais rápido aquecer ou baixar a temperatura de uma divisão.  

    O apartamento é relativamente bem isolado. Tem portadas de vidro duplo com corte térmico de 2,00m X 1,60m (uma em cada divisão, à exceção da sala que tem duas), mas tem uma face norte e outra sul. No verão, as temperaturas das divisões a sul não passaram dos 27 graus e mesmo essa temperatura só foi atingida durante uma ou outra semana mais quente devido a uma onda de calor, pois, normalmente, estava nos 25/26 graus. Já no início deste ano, nos meses mais frios, as temperaturas andavam nos 17/18 graus, sem aquecimento.

    Agora vem a parte delicada: