Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos,

    Sei que este é um assunto que tem sido amplamente discutido aqui no fórum. De qualquer forma, cada caso é um caso, e no meu gostaria de poder contar com o vosso contributo, uma vez que não tenho grande experiência nestas andanças.

    Passo a explicar:

    Estou indeciso entre o Ar condicionado (multi split com quatro unidades interiores (sala+3quartos) e um sistema de aquecimento central para climatização de um apartamento T3 com cerca de 100 m2 (tenho pré instalação para ambas as soluções). À partida, a escolha do ar condicionado seria a mais óbvia, mas há várias condicionantes associadas que baralham o esquema. Uma delas é o facto de ter comprado o apartamento já com uma caldeira de condensação a gás instalada, que é auxiliada por painéis solares para aquecimento das águas sanitárias. Ou seja, só me falta instalar os radiadores para ter o aquecimento central a funcionar. O meu medo neste caso é o custo do gás para assegurar o aquecimento, pois nos meses frios, presumo que os painéis pouco ajudem. Por outro lado, sei que embora o custo de instalação do AC seja mais elevado, pelo que li, sendo inverter, os consumos são muito baixos, além de ser muito mais rápido aquecer ou baixar a temperatura de uma divisão.  

    O apartamento é relativamente bem isolado. Tem portadas de vidro duplo com corte térmico de 2,00m X 1,60m (uma em cada divisão, à exceção da sala que tem duas), mas tem uma face norte e outra sul. No verão, as temperaturas das divisões a sul não passaram dos 27 graus e mesmo essa temperatura só foi atingida durante uma ou outra semana mais quente devido a uma onda de calor, pois, normalmente, estava nos 25/26 graus. Já no início deste ano, nos meses mais frios, as temperaturas andavam nos 17/18 graus, sem aquecimento.

    Agora vem a parte delicada:

    O local previsto para instalação da unidade exterior de AC multi split (a caixa onde estão os tubos para circulação do líquido de refrigeração) é dentro da varanda da face norte do apartamento, extremamente fria e ventosa (mesmo no verão). Esta varanda tem a extensão de todo o apartamento e, praticamente, não é aproveitada. Por essa razão pretendia fechar essa varanda e fazer uma marquise, opção já adotada por dois vizinhos. Não me cruxifiquem já. Eu sempre fui contra as marquises! Mas aqui seria para ajudar a climatizar as divisões desta parte do apartamento, que no inverno não recebem luz solar direta além do vento que, em dias de tempestade, também contribui para arrefecer ainda mais estas divisões ( que têm uma diferença de 1 a 2 graus relativamente à face sul). Bem, mas voltando ao AC, obviamente que não poderia fechar a unidade exterior dentro da marquise. A solução seria instalar no lado de fora da varanda. Mas é possível fazer uma "extensão" das tubagens para a parte de fora da varanda a partir da caixa que está dentro da varanda? Vai encarecer muito a instalação? Para ficar na fachada teria ainda de submeter à aprovação do condomínio. Valeria a pena o investimento extra face à simples instalação dos radiadores para o aquecimento central, que me permitiria construir a marquise na mesma?

    Agradeço antecipadamente os vossos contributos.
    • eu
    • 30 setembro 2020

     # 2

    Se for gás natural, não tenha medo dos consumos. O custo do KWh do gás natural é baixo e o preço ainda vai baixar mais (cerca de 5%) no próximo ano.

    Na minha opinião, iria cometer um erro ao instalar o ar condicionado, pois teria que investir bastante para poupar pouco e o aquecimento por ar condicionado é desconfortável.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: M. Pinto
  2.  # 3

    Colocado por: euSe for gás natural, não tenha medo dos consumos. O custo do KWh do gás natural é baixo e o preço ainda vai baixar mais (cerca de 5%) no próximo ano.

    Na minha opinião, iria cometer um erro ao instalar o ar condicionado, pois teria que investir bastante para poupar pouco e o aquecimento por ar condicionado é desconfortável.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:M. Pinto


    Obrigado pelo seu feedback! Sim, no meu caso é gás natural.
  3.  # 4

    Se não precisa de arrefecimento, o ac nunca será a melhor solução.
    Concordam com este comentário: eu
  4.  # 5

    Colocado por: jorgealvesSe não precisa de arrefecimento, o ac nunca será a melhor solução.
    Concordam com este comentário:eu

    Entendo e concordo! De facto, durante o verão, não sentimos a casa muito quente porque tínhamos o cuidado de fechar os estores na ala sul, arejar nos períodos de menos calor, e também porque estávamos quase sempre "refugiados" na ala norte (sala e cozinha), que estava sempre mais fresca. Houve momentos em que sentimos algum calor, mas nada de sufocante. Porém, se tivéssemos AC, certamente que o teríamos ligado.
 
0.0129 seg. NEW