Acabei por comprar um mecanismo de descarga novo, que é um pouco diferente e o problema "desapareceu". Apesar de que não entendo bem o porquê de o mecanismo "antigo" não trabalhar corretamente quando a "folga" que fica depois de apertar é praticamente nula.
Tenho 3 da OLI, 2 deles só tiveram esse problema (botão da esquerda ficar preso na descarga) 1 ou 2x cada, em mais de 3 anos, nada de preocupante. No terceiro o problema era constante, principalmente se fossem os miúdos a usar, acho que está relacionado com a pressão aplicada no botão. Entretanto o tal parafuso azul acabou por saltar e o botão da esquerda ficou inutilizado, ainda n me dei ao trabalho de voltar a enroscar, já que assim n dá problema.
Um dos problemas que tenho, apenas num também, é a descarga parecer ser insuficiente algumas vezes. A descarga é ajustável? Parece-me que sim, por uns vídeos que já vi, mas parecia ser preciso desmontar um monte de peças...
Ela se não me engano já vem com as descargas máxima, dá para regular para menos descarga, verifique os botoes e respectivos parafusos se é necessário os ajustar, pode estar o botão ter folga entre ele e o acionamento da descarga
Tive problemas com um autoclismo da OLI, reclamei e veio cá o técnico, substituiu as peças que estavam trocas (até pode ter sido o instalador) e ficou OK, depois de reclamar nem uma semana demoraram a vir resolver.