Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: lardocelarObrigado pelo feedback.

Naturalmente que este tipo de questões é sempre muito subjetiva.

Em abono da verdade uma das coisas que me faz confusão é ver algumas pessoas minhas conhecidas com um "esmagamento" enorme na sua liquidez mensal .

As contas que fiz revelam que teríamos uma folga interessante, sobretudo porque levamos uma vida recatada e sem grandes luxos.

Mas como se costuma dizer a prudência é sempre a melhor amiga e já agora, só quem vive no convento sabe o que lá vai dentro :)

Pode pegar nos 80k ou 100k e comprar um terreno bem localizado e depois gasta 250k para construir. Ja está no limite de 350k.
    Eu a isto acrescentava a venda do apartamento de 150k. Só precisa de pagar ao banco um emprestimo de 100k. Ao fim de 5 anoa com os seus rendimentos paga isso ao banco. E vive descansado.
    A mais valia da venda do apto reinveste na construcao da casa nova.
  2.  # 22

Colocado por: lardocelarTenho sérias dúvidas que eu consiga um terreno para moradia de 4 frentes nos concelhos vizinhos (maia, Matosinhos, vila do conde...) Por 50k. Tenho procurado com areas de 500m2 para cima.

Pois, só você saberá o que pretende de área, e onde.
    Aqui por Matosinhos, muito dificilmente encontraria algo realmente.
  3.  # 23

Colocado por: Sirruper
    Pode pegar nos 80k ou 100k e comprar um terreno bem localizado e depois gasta 250k para construir. Ja está no limite de 350k.
    Eu a isto acrescentava a venda do apartamento de 150k. Só precisa de pagar ao banco um emprestimo de 100k. Ao fim de 5 anoa com os seus rendimentos paga isso ao banco. E vive descansado.
    A mais valia da venda do apto reinveste na construcao da casa nova.

Eu percebo o que diz em relação à venda do apartamento e até há bem pouco tempo era a minha opinião. No entanto o apartamento estando pago é uma forma de rendimento passivo com poucas preocupações. Se um dia quiser livrar-me dele, vendo-o... se não o vender pode sempre ser um plano B para qualquer situação da vida e tendencialmente irá pagar-se a ele próprio.
  4.  # 24

Colocado por: N Miguel Oliveira

Pois, só você saberá o que pretende de área, e onde.
    Aqui por Matosinhos, muito dificilmente encontraria algo realmente.

Naturalmente.

Ponderamos qualquer freguesia até Vila do Conde (para norte) ou Gaia (para sul, mas com menos vontade) que se localize perto de auto estrada .

Não temos a localização como fator de exclusão (dentro destes pressupostos). O único fator de exclusão é o terreno e a casa em si :)
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  5.  # 25

Creio apenas que as taxas bancárias são mais elevadas se não se tratar de 1ª habitação!

Se tens apartamento na Maia facilmente o alugas, pois há pouca oferta e muita procura e por valores bastante elevados.

Tenho um familiar proprietário de uma imobiliária da Maia, se necessitares de algum apoio neste sentido posso passar o contacto!

P.S. - Também sou da Maia e também penso construir moradia!
    Concordam com este comentário: lardocelar
  6.  # 26

os empréstimos podem ser pagos antes do tempo, não é necessário manter um empréstimo por 40 anos, se houver capacidade de o pagar antes do tempo. até pq o custo do seguro de vida não é de desprezar.

compreendo a ideia de alugar o apartamento para manter esse ativo na vossa posse, mas eu era capaz de o vender, os governantes veem cada vez mais os senhorios como sanguessugas da classe operária, protegendo cegamente os inquilinos e aumentando os imposto dos senhorios, veja como devido ao covid um inquilino que não paga a renda, está protegido e não pode ser despejado.
    Concordam com este comentário: lardocelar, N Miguel Oliveira

0.0096 seg. NEW