Iniciar sessão ou registar-se
    • shc
    • 3 novembro 2009 editado

# 1

Bem , visto que aqui no forum existe pessoal ligado á construção, gostaria de saber se há muitos que já ficaram arder com dinheiro que pusseram numa obra em material e mão de obra, ou se é só a empresa onde trabalho que tem esse azar lol o que não me pareçe.
    •  
      FD
    • 3 novembro 2009

# 2

Alguém meu conhecido trabalhou honestamente durante uma vida e agora, por causa de terceiros e porque acreditou/protelou demasiado, está muito endividado (aos bancos).
    Porque não recebia pediu emprestado para pagar a empregados, pagar as despesas correntes e outras coisas. A coisa acumulou, a empresa devedora faliu e agora está complicado recuperar, especialmente neste panorama económico.

O meu conselho: estabeleçam um plafond de crédito (pode ser o valor da margem de lucro) e NUNCA vão além do mesmo!
  1.  # 3

japl já esteve muito mais complicado, mas actualmente não está muito melhor.
    A começar pelo estado que já mandou centenas de empresas para a falência, por questões dessas, em que quem financiou o estado não se conseguiu aguentar, dá pra começar a pensar se o estado faz isso o que não será por fora.
    Em questão de obras, é um vê se te avias, se reparar empresas grandes e muitas das quais na área das obras públicas, se quiser trabalhar para eles, dá o seu orçamento, e se este fôr aceite, comece a pensar em ser você a financiá-los dentro do que se comprometeu no orçamento, mas não espere que lhe paguem nos prazos previstos, e muitas vezes utrapassa o dobro e o triplo, e se começar a levantar muitas ondas, o seu serviço acaba por ser objecto de vestoria em que lhe vão meter todos os defeitos e mais alguns para protelar o prazo ainda mais.

Pela parte que me toca, é como se costuma dizer "dinheiro na mão e cú no chão", senão façam eles com o dinheiro deles.
    É pena que todos não lhes façam o mesmo a ver se isto não mudava depressa.

Cumps
    • shc
    • 3 novembro 2009

# 4

tou farto de dizer ke so deviamos trabalhar com dinheiro na mao, tou farto de ver pessoas a mandar fazer e comprar sem qualquer intensao de pagar a divida, soluçao? ir pra tribunal? n sei ate agora n veja nenhuma lei que seja rapida quando temos as provas que as pessoas n pagaram. têm se dado bem com os tribunais?
  2.  # 5

Eu, que ando nisto há mais de 25 anos, e em várias vertentes (construção, promoção imobiliária, remodelações, etc.), é a primeira vez que me acontece.

Foi/é numa obra de recuperação de um prédio.

1.º, no final do ano passado, confrontado com o saldo/dívida, o Administrador do Condomínio pediu-me para interromper a obra porque não ainda não tinha recolhido as últimas prestações dos condóminos, e poderia levar algum tempo;

2.º Andaram desde Fevereiro a marcar reuniões e a prometer que iam pagar... mas eu sei que o Administrador nada fez para recolher junto dos condóminos as prestações em falta ; isto é, o Administrador (uma empresa externa) não está a cumprir as suas obrigações. Os Condóminos já o deviam ter substituído...

3.º Em Setembro dei instruções ao meu Advogado para tratar de apresentar um requerimento de injunção contra o Condomínio.
    E, pelo que sei, não a contestaram. O que nem é de admirar...

Como o devedor nada disse «...forma-se um título executivo com a assinatura do secretário judicial, que permite a cobrança judicial da dívida através de uma acção executiva.
    Assim, a injunção permite que se reconheça a existência de uma dívida sem necessidade de um processo judicial ou intervenção de um juiz, garantindo a obtenção de um título executivo de forma célere e simplificada.» Tirado do portal de justiça, em http://www.mj.gov.pt/sections/justica/injuncoes.

De seguida, irei nomear bens à penhora.

A minha sorte é que um Condomínio não pode ir à falência!

Trabalho não tem faltado mas, para além deste caso - felizmente pontual - nunca tive tanto cliente a dever-me tanto dinheiro.
    • shc
    • 3 novembro 2009

# 6

na empresa onde trabalho é demais isto dantes quando ia havendo movimento de dinheiro as coisas iam mais ou menos agora é facturas com 2 e 3 anos por receber , o dinheiro deixou de rolar e n e facil viver assim mas temos batalhado e ca estamos.
  3.  # 7

Colocado por: Luis K. W.A minha sorte é que um Condomínio não pode ir à falência!

Por outro lado, salvo excepções, um condomínio também não terá grandes bens nem rendimentos penhoráveis...
  4.  # 8

luisvv,
    ESTE condomínio tem receitas (aluguer de espaços comuns da zona habitacional a condóminos/empresas, etc.).
    Sendo um projecto de um falecido Arquitecto de renome, ATÉ as caixas de correio que, da maneira como estão feitas são um "mobiliário" do hall de entrada e... valem dinheiro. :-)

Para além disso, tem uma conta bancária, uma casa de porteira, equipamentos novinhos (que eu instalei) e que antes não existiam, etc. É só puxar pela imaginação.

No meu caso é ainda mais simples. É que o Condomínio tem as habituais receitas das quotizações dos condóminos (que nunca disseram que não queriam pagar... só que o administrador desapareceu desde Maio!).

0.0135 seg. NEW