Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Penso que não, ou melhor não sei.

    Esse valor aparece na parte dos impostos ou na parte dos consumos?

    Na minha ultima fatura, tenho:

    Na parte consumos:
    - Termo fixo acesso às redes: 8,07€

    Na parte taxas e impostos:
    - Taxa exploração DGEG: 0,07€
    - Imposto especial consumo: 0,23€

    Essa sigla (Cieg) não aparece na minha fatura.

    Cumprimentos
  2.  # 42

    Não tem isto na factura?
      20201012_111741.jpg
  3.  # 43

    Seria 50% dos 27 euros
  4.  # 44

    Colocado por: smdxcomo referi no tópico do autoconsumo, a redução dos CIEG não é aplicável em instalações de autoconsumo domésticas normais.

    Os CIEG aplicam-se sobre as tarifas de acesso às redes, que apenas são pagos quando estamos a falar de potências de produção (bastante) elevadas, ou quando utilizamos a rede pública para interligar diferentes componentes de uma instalação distribuída de PV (e.g., comunidades de energia ou autoconsumo coletivo).

    (e sim, a dedução em IRS não existe. o orçamento 2020 autorizou o governo a criar a dedução, mas a mesma nunca foi regulamentada, pelo que não existe qualquer dedução neste momento)


    Segundo o que me disseram é muito recente
  5.  # 45

    Proposta da edp
      20201011_204541.jpg
  6.  # 46

    Colocado por: enf.magalhaesSeria 50% dos 27 euros


    O pai natal só vem em Dezembro e só para quem acredita.
    • smdx
    • 12 outubro 2020

     # 47

    Colocado por: enf.magalhaesProposta da edp
      20201011_204541.jpg


    tal como essa dedução de 30% no IRS não existe.. foi aberta a possibilidade no OE2020, mas nunca foi implementada :)
  7.  # 48

    Colocado por: smdx

    tal como essa dedução de 30% no IRS não existe.. foi aberta a possibilidade no OE2020, mas nunca foi implementada :)

    Ou seja : a EDP está a propor algo que não existe?
  8.  # 49

    Foi aprovada .
      Screenshot_20201012-120630_Chrome.jpg
  9.  # 50

    Colocado por: rjmsilva

    O pai natal só vem em Dezembro e só para quem acredita.

    E então ?
    A mim parece-me legitimo
    • smdx
    • 12 outubro 2020

     # 51

    Colocado por: enf.magalhaes
    Ou seja : a EDP está a propor algo que não existe?


    não estão a mentir.. existe essa possibilidade no OE2020, pelo que até ao final do ano o governo pode decidir "ativa-la."
    Se bem que o estado das contas públicas com a covid, dúvido que pensem nisso sequer.
    Quando for conhecido o OE2021 logo se vê se ainda falam disso.


    Sobre o CIEG, como referi acima, isso para autoconsumo apenas se aplica para casos específicos (onde se paga taxa de acesso às redes pelo autoconsumo, o que não acontece nos casos normais de autoconsumo doméstico), pelo que a não ser que se enquadre nisso (o que duvido que aconteça), não vai ter qualquer desconto.
    (e se tivesse não era na fatura do consumo que iria aparecer também)
  10.  # 52

    Colocado por: smdx

    não estão a mentir.. existe essa possibilidade no OE2020, pelo que até ao final do ano o governo pode decidir "ativa-la."
    Se bem que o estado das contas públicas com a covid, dúvido que pensem nisso sequer.
    Quando for conhecido o OE2021 logo se vê se ainda falam disso.


    Sobre o CIEG, como referi acima, isso para autoconsumo apenas se aplica para casos específicos (onde se paga taxa de acesso às redes pelo autoconsumo, o que não acontece nos casos normais de autoconsumo doméstico), pelo que a não ser que se enquadre nisso (o que duvido que aconteça), não vai ter qualquer desconto.
    (e se tivesse não era na fatura do consumo que iria aparecer também)


    O despacho do governo diz isenção total do cieg nos projectos de autoconsumo colectivo e de comunidades e 50% nos projectos individuais .
  11.  # 53

    Custos de Interesse Económico Geral (CIEG)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ruipsm
  12.  # 54

    Na factura diz que paguei 27 euros de Cieg...
    • smdx
    • 12 outubro 2020

     # 55

    Colocado por: enf.magalhaes

    O despacho do governo diz isenção total do cieg nos projectos de autoconsumo colectivo e de comunidades e 50% nos projectos individuais .


    quando utilizam a RESP, o que não é o caso no autoconsumo doméstico "normal".


    Tentando simplificar a coisa:

    Na fatura de consumo aparece o que paga de tarifa de acesso às redes por ser consumidor.. Isto não vai mudar porque a nível de consumo não muda nada.

    Ao ter autoconsumo, passa a ser ao mesmo tempo produtor, e aqui sim existem mudanças.
    No caso da produção, existem algumas condições em que se tem de pagar igualmente tarifa de acesso às redes (e.g., potências elevadas cuja ligação à rede seja feita em MAT, AT ou MT, ou que utilize a RESP para interligação do sistema de autoconsumo se o mesmo for distribuído). No caso de uma instalação doméstica de autoconsumo "normal", não há lugar ao pagamento de tarifa de acesso às redes em termos de produção, pelo que a redução dos CIEG aplicados as estas tarifas não tem qualquer impacto nestes casos.
  13.  # 56

    Afinal aparece: "O valor da fatura inclui o valor de 25,55€ sem IVA correspondente às tarifas de acesso a redes, onde se inclui o valor dos Custos de Interesse
    Económico Geral (CIEG) no valor de 16,61€. "
  14.  # 57

    Quanto à quantidade de energia produzida, quem opte por ter 1 ou 2 viaturas 100% eléctricas, com a chegada do Dacia Spring que dá para comprar 2 pelo preço de um Tesla e ainda sobra dinheiro, não há que ponderar o aumento da produção. Ou mesmo quem tenha também uma bicicleta/moto eléctrica para utilizar enquanto a viatura carrega, assim pode reduzir o período de oferta de energia para a rede.
  15.  # 58

    Colocado por: Nuno MouraQuanto à quantidade de energia produzida, quem opte por ter 1 ou 2 viaturas 100% eléctricas, com a chegada do Dacia Spring que dá para comprar 2 pelo preço de um Tesla e ainda sobra dinheiro, não há que ponderar o aumento da produção. Ou mesmo quem tenha também uma bicicleta/moto eléctrica para utilizar enquanto a viatura carrega, assim pode reduzir o período de oferta de energia para a rede.


    Ou tem bateria, ou carrega o carro nas horas de produção.
    Concordam com este comentário: Nuno Moura
  16.  # 59

    Colocado por: rjmsilva

    Ou tem bateria, ou carrega o carro nas horas de produção.
    Concordam com este comentário:Nuno Moura


    Temos actualmente muita gente em tele-trabalho ou reformados que passam parte do dia em casa, alem de haver muitos portugueses que têm um segundo carro mais antigo e enquanto o eléctrico carrega utilizam o de combustão, alem de estar disponível após as horas de produção, ou seja eventualmente só utiliza o carro de combustão como recurso e nos períodos em que o eléctrico necessite de carregar, eu por exemplo faço em media 30km por dia, e grande parte do dia o carro meu carro estava parado a carregar a bateria ou numa parte do dia de um fim-de semana quem esteja a semana toda fora. Claro que é uma solução que não é compatível com todos os tipos de utilizadores.
 
0.0226 seg. NEW