Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Alguém conhece o sistema de ventilação Prana?
    Tenho alguns problemas de condensação / saturação de ar na minha casa e achei este sistema interessante.
    O problema é o seu elevado custo (no meu caso, teriam de ser instaladas 3 unidades) o que implica um investimento de cerca de 3.000 €.
    Alguém tem algum feedback sobre esta marca / equipamentos ?
    Obrigado.
  2.  # 2

    O sistema é bastante inovador, mas necessita de ser regularmente limpo.

    A sua casa tem algum tipo de climatização ?

    Provavelmente algumas regras de funcionamento ajudam a minorar os problemas de condensação .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: luyskardoso
  3.  # 3

    Estamos a falar de uma vivenda com 2 anos, pequena (130 M2), térrea e bastante bem isolada (bloco térmico, capoto, tetos falsos com lã de vidro, Pladur a revestir todas as paredes interiores, caixilharia em PVC com vidros térmicos,...
    Classificação energética A+ (6%)
    Acontece que como a casa é tão isolada, temos problemas com formação de bolores e mofo principalmente nos roupeiros.
    Nota-se que o ar é um pouco pesado.
    Já colocamos algumas grelhas de ventilação nas caixas do estores (são monobloco).
    Daí ter pensado nesta solução da marca Prana, mas tenho receio de investir tanto dinheiro em algo que só conheço de folheto, não li ainda nenhum feedback sobre o mesmo.
    Peço por isso a vossa colaboração, caso conheçam este sistema, s.f.f.
    Ou sugerem outra solução?
    Desde já agradeço a ajuda.
  4.  # 4

    Esqueci-me de referir que tenho caldeira a pellets com radiadores para o aquecimento central.
  5.  # 5

    Veja se não consegue instalar ventilação descentralizada (pesquise no fórum)
  6.  # 6

    Se já tem caldeira a pellets ( custo energia baixo ) , pode optar por insuflar ar aquecido na Casa.

    Qual a vantagem, mesmo que esteja a chover, o ar está mais húmido, com o aquecimento do ar novo exterior, pela caldeira, vai renovar a casa com um ar que tem menos humidade relativa. O ar também precisa de ser aquecido a pelo menos 30 a 35ºC.

    O ar que entra na casa vai sair pelas grelhas que já instalou nas janelas.
    Pode ser insuflado no corredor, que este acaba por varrer a casa toda em direcção as portas dos quartos .

    Este ar novo , não vai estar contínuamente a trabalhar, só em determinadas horas do dia e com ajuda do calor da água quente da caldeira, que poder ser guardado num deposito de inércia para mais tarde utilizar.

    Se pretender desenvolver este assunto tem de enviar mais dados.

    Fotos da grelhas , um esquema da planta da casa, e outros detalhes que se necessitem
  7.  # 7

    este tipo de solução pode ser útil nos tempos que correm , até estou a pensar em instalar aqui em casa.

    com estas coisas do Covid, passamos a ter ar novo limpo, filtrado, não saturado e climatizado a vir de fora da casa, que vai empurrar o ar usado logo no quarto para fora da habitação , impedindo que alguém que esteja doente no quarto transmita alguma coisa para fora dele.

    O quarto de facto é um dos locais que mais tempo passamos ininterruptos por dia.
  8.  # 8

    mtavares, posso-lhe enviar um e-mail com a informação que necessita?
    O que é que precisa?
    Planta da casa, fotos das grelhas e... ?
    Desde já agradeço a sua atenção.
  9.  # 9

    esteja á vontade,
    que amanha vou começar os preparativos aqui para casa, este problema da humidade por falta de ventilação é geral.

    ainda hoje numa obra , ouvi um "statement" por alguém com poder de decisão que me deixou perplexo, sorte foi ter um cliente que já andou pelo estrangeiro e absorveu imensa informação.
 
0.0121 seg. NEW