Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde
    Agradeço se puderem ajudar com o seguinte : comprei casa para habitação própria permanente há mais de 10 anos e vendi agora . Apurei q tenho mais-valias a pagar. Mudei para casa do meu namorado é alterei domicílio fiscal para lá. Estou a ponderar comprar casa em Coimbra para férias e fins de semana mas esperava que fosse considerado reinvestimento e evitar pagar mais valias. Percebi aqui q só é considerado reinvestimento se comprar para habitação própria permanente .como n tenho nenhuma habitação em meu.nome estou a ponderar mudar para lá o meu domicílio fiscal e esperar q as finanças n me inspeccionem porque resido efetivamente em Lisboa onde trabalho . Sinceramente nem ia pedir isenção de imi era apenas para n pagar mais valias e pagar menos imt na compra. As coimas podem ser grandes caso seja apanhada na curva ? Posso sempre alegar estar em teletrabalho ou mesmo q me desloco todos os dias para trabalhar em Lisboa . Obrigada
  2.  # 2

A partir do momento que altera o domicílio fiscal para a nova morada não há problema nenhum.
    Concordam com este comentário: brbs0
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Susana pinheiro
  3.  # 3

Algumas questões que deve considerar:
    Não indica se está a pensar entregar o IRS em regime de união de facto; geralmente é vantajoso.
    Caso pretenda, desde 2017 que é possível entregar a declaração de IRS mesmo com os declarantes com domicílios fiscais separados (mais info aqui).
    Tenha em atenção as condições requeridas para a exclusão de tributação (ponto 5 do Art.10º do CIRS)
    De futuro, considerando que o seu domicilio profissional é em Lisboa, e o domicilio fiscal em Coimbra poderá ter de fazer prova de que essa é efectivamente a sua "habitação própria e permanente".
    Na prática em princípio não deverá ser incomodada, mas pode depender da sua situação em termos de IRS (i.e. se for sujeita a inspecção).
  4.  # 4

IRS em separado não trato sequer da união de facto... é sempre um risco bem sei mas terei de pagar mais valias no valor de ceca de euros 5000 queria evitar mas tenho receio das coimas lol obrigada

0.0059 seg. NEW