Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas, hoje fui com os miúdos procurar frades oi rocas ou lá como lhe chamam (macrolepiota procera) e nepias, mas encontrei o que tenho 99% de certeza serem boletos (cèpes en francês). Alguém costuma apanhar isto que possa opinar? Costumava comer em Bordéus e não parece haver mais nada que se lhe assemelhe, mas ainda assim...
      IMG_20201005_195420.jpg
  2.  # 2

    1% é um risco que eu não estaria preparado para assumir. A regra com os cogumelos é que se não tem a certeza, não arrisque.
  3.  # 3

    Apanhou á beira de pinhos?
  4.  # 4

    Eu nunca comi mas conheço muita gente que gosta MUITO desses "boletos". Parece que eram vendidos para Espanha e França a preços bastante altos. Havia quem ganhasse o Inverno com a apanha desses cogumelos. Isto, na Beira Alta.

    Pessoalmente, também só como os "FRADES" ou "TORTULHOS" e os "MÍSCAROS" ou "SANCHAS". Estes últimos (míscaros ou sanchas), existem principalmente nos pinhais.

    Os da imagem, tenho a ideia de que aparecem mais por baixo dos carvalhos, e não só.
  5.  # 5

    Apanhei numa floresta mista, num caminho perto de carvalhos. Eu também não arriscaria por 1% de incerteza mas de facto cogumelos com tubos ocos em vez de lâminas há poucos. Os poucos que tenho 100% certeza são de facto os frades mas, ou ainda não há ou já alguém nos levou... O ano passado apanhei uma boa dose ainda cedo na época.
  6.  # 6

    Colocado por: pcspinheiroBoas, hoje fui com os miúdos procurar frades oi rocas ou lá como lhe chamam (macrolepiota procera) e nepias, mas encontrei o que tenho 99% de certeza serem boletos (cèpes en francês). Alguém costuma apanhar isto que possa opinar? Costumava comer em Bordéus e não parece haver mais nada que se lhe assemelhe, mas ainda assim...
      IMG_20201005_195420.jpg


    Pode comer a vontade, que são cogumelos muito bons. Não são os boletus edulis, míscaros como lhe chamam em Portugal, mas são de bom valor nutritivo. Os únicos da família dos boletos (cogumelos carnudos e com esporos, aqueles buracos pequenos por baixo do chapéu) que são potencialmente perigosos são os boletus satanas dos quais anexei uma foto.

    E quando digo perigosos, o pior que pode apanhar com eles é uma boa dor de barriga e uma ca**neira, nada mais. Nenhum do gênero dos boletus é mortal, longe disso.
      Boletus Satanas.jpg
  7.  # 7

    Boletus pulcherrimus...dá sintomas gastro intestinais severas e tem descrito mortes isoladas ...salvo erro existe na América do norte
  8.  # 8

    Obrigado pelas respostas. Efectivamente parecem-me exactamente o que conheço como cèpes de Bordeaux. Deixo mais umas fotos de detalhe.
      IMG_20201005_211248.jpg
      IMG_20201005_211313.jpg
      IMG_20201005_211400.jpg
  9.  # 9

    Colocado por: pcspinheiroObrigado pelas respostas. Efectivamente parecem-me exactamente o que conheço como cèpes de Bordeaux. Deixo mais umas fotos de detalhe.
      IMG_20201005_211248.jpg
      IMG_20201005_211313.jpg
      IMG_20201005_211400.jpg


    Esse já tem uns bichos aí no pé. :)

    Por aqui existem uns não comestíveis semelhantes a esses que ao cortar ou partir ficam com uma coloração roxa.
  10.  # 10

    Este ao partir não ganha cor. Sim, já tem uns bichitos, devia ter sido apanhados uns dias mais cedo, mas nem desconfiava que os havia, quanto mais saber quando os procurar... Queria era ter encontrado rocas, como no ano passado, fiz uma refeição com elas e deliciei-me como há anos não fazia. Na verdade, a última vez que as tinha apanhado (e aí sim, aos montes) foi em Bordéus, em 2007-2008...
  11.  # 11

    Colocado por: Doctor Zboletus edulis, míscaros como lhe chamam em Portugal


    Os que conheço como míscaros são o tricholoma equestre, que são de um amarelo esverdeado e tem lâminas no chapéu.
  12.  # 12

    Aqui os míscaros são apanhados nos soutos e o nome mais usual é "níscarros".
      IMG_20191008_112845.jpg
  13.  # 13

    Esse parece mesmo os que apanhei, só que pelo que li vão passando de brancos (por baixo) a amarelados e a esverdeados quando são mais velhos. Os que apanhei já vão no amarelo esverdeado. Se não tiverem muito bicho amanhã faço algo com eles.
  14.  # 14

    "Todos os cogumelos são comestíveis.
    Alguns só uma vez".
    Concordam com este comentário: Doctor Z
  15.  # 15

    Na minha aldeia, os Boletus Edulis são também chamados de níscaros.

    Deixo aqui alguns deste gênero:

    1. Boletus Badius => comestível (ao cortá-lo e ao tocá-lo, o amarelo vira azul ou verde)
    2. Boletus Aereus => comestível
    3. Boletus Edulis => comestível
      Boletus Badius.jpg
      Boletus Aereus.jpg
      Boletus Edulis.jpg
  16.  # 16

    4. Boletus Quercicola => comestível
    5. Boletus Erythropus => comestível (torna-se azul/verde ao toque, que desaparece a cozedura)
    6. Boletus Calopus => não comestível, muito amargo
      Boletus Quercicola.jpg
      Boletus Erythropus.jpg
      Boletus Calopus.jpg
  17.  # 17

    7. Boletus Torosus => não comestível (provoca dores de barriga, ca**neira, etc...)
      Boletus Torosus.JPG
  18.  # 18

    Obrigado pelos comentários. Também tinha ideia que a maioria dos boletos seria comestível. Estou a prepara-los, depois deixo feedback e fotos 😁
  19.  # 19

    hum... identificar cogumelos atraves de um forum para os comer...

    quando achamos que já vimos de tudo, veem alguem que nos consegue supreender.
  20.  # 20

    Eh pá não se preocupem

    Todos os cogumelos são comestíveis.
    Alguns só uma vez....

    Se não se importa de ter que fazer transplante do fígado é avançar para bingo...
    Concordam com este comentário: RRoxx
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RRoxx
 
0.0218 seg. NEW