Iniciar sessão ou registar-se
    • Fux
    • 7 outubro 2020

     # 1

    Caríssimos, tenho seguido, há muito tempo e silenciosamente, este Fórum e preciso agora, se possível, da vossa ajuda. Estamos a concluir as obras de reconstrução (faltam, basicamente os portões exteriores e pouco restou, para além de algumas paredes exteriores, da casa anteriormente existente) de uma casa antiga, no distrito da Guarda, e verifiquei que a antena de televisão faz um barulho (ranger metálico) incomodativo (em especial quando faz mais vento), dado que se situa na parede exterior de um quarto. Há alguma solução para este problema, sendo que necessito da antena para receber o sinal de TDT português e espanhol (e que penso que não há rede de fibra na zona, onde a receção do sinal de telemóvel é também muito precária)? Anexo, para melhor esclarecimento, fotos da parte da casa em questão e da antena (sei que falta um dos parafusos de fixação à parede, o que pedirei para ser retificado, mas presumo que o ruído não resultará dessa falta). Muito obrigado, desde já, por (eventuais) respostas.
      IMG_20201005_152631.jpg
    • Fux
    • 7 outubro 2020

     # 2

    Mais fotos da antena.
      IMG_20201004_165349 (1).jpg
      IMG_20201005_152635_1 (1).jpg
  1.  # 3

    Meta apoios com anilhas de borracha
    Concordam com este comentário: Nelhas
  2.  # 4

    Colocado por: FuxHá alguma solução para este problema,


    Desaperta ligeiramente os suportes e aplica borrachas entre o suporte e a parede que não comprometam o aperto e reduzam a vibração.

    Depois prende um cabo de aço a antena e prenda a outra ponta junto a parede.

    No entanto de relembrar que o facto de ela vibrar significa que reduz a sua resistência ao vento o que promove a sua estabilidade estrutural.
    Se a tornar demasiado rígida, demasiado fixa, significa que vai aumentar a sua resistência ao vento o que pode fazer com que parta ou ceda.

    " As pontes não caiem porque abanam , se deixarem de o fazer , deixam de estar de pé.."
    • size
    • 7 outubro 2020 editado

     # 5

    Experimente reapertear bem todas as porcas da instalação da antena. Incluindo as do topo do mastro.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
    • Fux
    • 7 outubro 2020

     # 6

    Muito obrigado a todos pelas respostas. Vou falar com a empresa que fez a instalação elétrica da casa e desta antena para que, uma vez também que terão que se deslocar à casa para aplicar o parafuso em falta, tenham em conta as vossas sugestões e reduzam o mais possível este ruído.
  3.  # 7

    Tem ai uma obra engraçada. foi pena não terem metido beiral... de aba e canudo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fux
    • Fux
    • 7 outubro 2020 editado

     # 8

    Muito obrigado pela simpática apreciação, Pedro. Foi uma obra muito complicada desde o início: era para ser uma simples renovação interior e do telhado de uma casa já em más condições e acabou por implicar a demolição quase completa e "unificação" dessa casa e de outra adjacente (já totalmente em ruinas), com um licenciamento (do projeto de arquitetura do meu cunhado, arquiteto no Minho) camarário complicado em face das exigências da Câmara e do próprio PDM (zona histórica, mas com construções inenarráveis licenciadas bem perto...), com os donos da obra a residirem longe da obra (e sem terem a mínima disponibilidade para aí irem regularmente e conhecimentos de construção civil), o que foi ainda agravado pelo "desaparecimento", no início da obra, do empreiteiro inicial e a sua substituição por um empreiteiro local muito voluntarista e que pouco ligava ao projeto e ao que aí dizia/constava, estando também habituado a construir sempre da mesma forma e só tendo duas formas de trabalhar: parado durante meses e a toda a força e sem dizer/perguntar nada previamente (o que impossibilitou um verdadeiro acompanhamento da obra). Face a estas condicionantes (e sim, segundo o que li no projeto, o telhado era para ser todo em aba e canudo) e tratando-se de uma casa de férias, achamos que não ficou totalmente mal (pelo menos já conseguimos lá passar este Verão), anexando mais algumas fotografias (a segunda é do edificado antes das obras).
      IMG_20200710_085408_1.jpg
      DSC05697.JPG
  4.  # 9

    tomara muitas.. ficarem assim, ainda assim.
    Parabéns.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fux
  5.  # 10

    Colocado por: Pedro Barradasbeiral... de aba e canudo.

    Ou capa e bica, o chamado beirado à portuguesa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fux
 
0.0128 seg. NEW