Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    E comum para o valor de avaliacao ser um pouco menos de 85% do valor de compra?

    primeiro obrigado a todos que respondem aqui com muito boa informacao.
    segundo, desculpem o meu Portugues, ainda estou a aprender

    Tenho uma oferta por 380 mil por um imovel listado a 400 mil.
    A avaliacao feita com o banco voltou com um valor de 330
    Tenho estado a ver os valores em idealista etc, e tenho visitado muitos imoveis.
    Me parece que o valor de 380 compara bem com outras propriedades similares a venda
    O imovel e uma quinta com bastente terreno, 2 casas, adega, armazem, garage.
    Ha muito pouco a venda nessa zona comparavel
    Se calhar o banco quer reduzir o que querem emprestar?
    Ou pior, se calhar estou pagando demais?

    Muito obrigado
    jucabiduca
  2.  # 2

    Secalhar está a pagar demais, as avaliaçoes dos bancos não costumam falhar muito
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jucachaves
  3.  # 3

    Colocado por: jucachavesO imovel e uma quinta com bastente terreno, 2 casas, adega, armazem, garage.
    Ha muito pouco a venda nessa zona comparavel



    os bancos focam-se mais nas construções existentes do que no terreno disponível.

    Colocado por: jucachavesSe calhar o banco quer reduzir o que querem emprestar?


    as avaliações são feitas por entidades externas ao banco, se o banco pode tentar influenciar o resultado da avaliação? uns dizem que sim, outros dizem que não, mas se o fazem não o deveriam fazer.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jucachaves
  4.  # 4

    Colocado por: pauloagsantosmas se o fazem não o deveriam fazer.


    Claro que podem e é de todo compreensível.

    Os avaliadores trabalham para os seus clientes : Os Bancos.
    Não são profissionais independentes provenientes duma entidade externa.
    Devem ser profissionais e sérios e devem defender o seu cliente, visto ser o seu cliente que se vai atravessar com o dinheiro.

    O seu cliente, pode como é óbvio dar indicações, sugestões e cuidados a ter assim como qual o seu ponto de vista do negócio que pode ou não fechar.

    Os avaliadores trabalham sobre isso.

    São entidades externas. Sim
    Mas não são entidades independentes.
    São externas como é externo o tipo que me constroi a casa ou me refaz a cozinha. Trabalha para "mim".
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jucachaves
  5.  # 5

    Colocado por: larkheSecalhar está a pagar demais, as avaliaçoes dos bancos não costumam falhar muito


    Concordando, mas não é chapa 5.

    O cuidado da avaliação e as suas métricas , tal como o resultado final têm muito haver com o grau de vontade e confiança que o Banco têm em fechar o negócio.

    Se eu tenho rendimentos muito elevados.
    Peço 50 mil euros para comprar um imóvel de 120.

    Neste caso o Banco têm todo o interesse em me financiar. O que vai emprestar é curto para o que vai hipotecar, e a prestação pouca mossa faz nos meus rendimentos.
    Nestes caso a avaliação não precisa de ser metódica e altamente rigorosa. Até já vi o avaliador deixar passar certas alterações que não existem na planta.
    O avaliador é integrado no contexto do seu cliente, o Banco, que têm vontade de fazer a operação.

    Se eu tenho rendimentos médios.
    Peço 100 para comprar um imóvel de 150.
    Aqui o briefing do Avaliador é diferente.
    Não existindo muito rendimento a mais que possa suportar períodos de crise , é preciso que o imóvel seja altamente escrutinado.
    Tem de assegurar que a hipoteca é sólida tendo em conta a casa e a sua avaliação.

    Não existe uma chapa 5 dos avaliadores.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jucachaves
  6.  # 6

    Colocado por: jucachavesSe calhar o banco quer reduzir o que querem emprestar?
    Ou pior, se calhar estou pagando demais?


    Depende.
    Depende da sua taxa de esforço.
    Dos seus rendimentos.
    Dos seus bens.
    Do contexto da Quinta.
    Do estado factual do imóvel.
    Do índice de transacção de imóveis na zona.

    Não existe mistério ou qualquer operação escura do banco.
  7.  # 7

    Colocado por: larkheSecalhar está a pagar demais, as avaliaçoes dos bancos não costumam falhar muito


    Um noticia relacionada. O preço das casas é 22% mais barato na hora de assinar os papéis de venda.
    https://observador.pt/2019/03/13/o-preco-de-venda-das-casas-e-mais-barato-no-ato-da-compra-do-que-o-anunciado/


    Se calhar o valor pedido esta no extremo destes 22%
    Concordam com este comentário: jucachaves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jucachaves
  8.  # 8

    Colocado por: jucachavesOu pior, se calhar estou pagando demais?

    É estrangeiro?
    O imóvel é em Portugal?
    Está a pagar demais.

    Só precisa de saber isto.
    Concordam com este comentário: larkhe
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jucachaves
    • RCF
    • 7 outubro 2020

     # 9

    Colocado por: jucachavesTenho uma oferta por 380 mil por um imovel listado a 400 mil.
    A avaliacao feita com o banco voltou com um valor de 330

    Aproveite esse argumento para baixar o preço… se não for para os 330, pelo menos para 350...
 
0.0099 seg. NEW